A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Império Romano Prof. Alan

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Império Romano Prof. Alan"— Transcrição da apresentação:

1 Império Romano Prof. Alan

2

3 1- Tribuno perpétuo da Plebe 2- Príncipe do Senado 3- Imperator
Principado - Construção da estrutura imperial. As instituições republicanas foram substituídas pelo poder pessoal de Otávio. Período de paz interna e auge na cultura romana. Acumulação de vários títulos em uma só pessoa: 1- Tribuno perpétuo da Plebe 2- Príncipe do Senado 3- Imperator 4- Pontífice Máximo 5 -Augusto

4 Pacto Imperial Centralização do poder central – Imperador
Senado não perde seu prestígio- continua com suas instituições porém de forma limitada (ganha proteção, mas perde poder) Novas elites integradas a Roma – recebem privilégios em troca de serviços. Política do Pão e Circo não se altera, muito pelo contrário, se torna mais complexa.

5 Alto Império ( I a III d.C)
Após o governo de Otávio Augusto observamos um verdadeiro abuso de poder por parte dos imperadores (governo personalista). Ex : Nero. Auge da Expansão Romana Edito de Caracala de 212 d.C: cidadania romana a todos os habitantes livres do Império.

6

7 A Economia financiava as conquistas com recursos materiais
As conquistas alimentavam a economia com produtos e principalmente mão-de-obra escrava (prisioneiros) Conquistas Romanas Economia - Soldados Pagos - Escravocrata A Economia financiava as conquistas com recursos materiais e a manutenção da máquina administrativa do Império.

8

9

10 Baixo Império: III a V d.C
A partir do século III d.C, por conta do auge da expansão romana, o Império chega no seu limite. O Estado não conseguia pagar o que se gastava. O exército começa a se enfraquecer e desproteger as fronteiras imperiais. A crise econômica ocasionou um êxodo urbano (fuga para o campo). Expansão do Cristianismo: fé oriental capaz de acalentar milhões de escravos e cidadãos empobrecidos.

11 Constantino Edito de Milão em 313: liberdade de culto Transferência da capital de Roma para Bizâncio (Constantinopla) - Colonato: obrigação daqueles que fossem para o campo a se fixar nas grandes proprie- dades da elite romana. Diocleciano - Edito do Preço Máximo em 301 d.C: congelamento dos preços.

12 395 d.C – Divisão do Império Romano por Teodósio: Ocidental e Oriental

13 INVASÔES GERMÂNICAS

14

15 Porém.... Por mais que no final do século V d.C todo o Império Romano Ocidental tenha sido invadido pelos germânicos, a parte oriental do Império irá se manter relativamente intacta por muito mais tempo. Podemos chamar o Império Romano Oriental de Império Bizantino. Império Bizantino: 1- importância comercial de Constantinopla 2-- forte influência da religião cristã na política e vida social 3- vários conflitos religiosos por conta de heresias que surgiram ao longo do tempo. 4- Cesaropapismo 5-Surgimento da Igreja Católica Ortodoxa

16

17


Carregar ppt "Império Romano Prof. Alan"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google