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Inovação Aberta no BRASIL

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Apresentação em tema: "Inovação Aberta no BRASIL"— Transcrição da apresentação:

1 Inovação Aberta no BRASIL
Batata Ruffles

2 Modelo de campanha em mídia social
De que forma a participação do público na elaboração de um novo produto ou serviço pode ser explorada por uma campanha nas mídias sociais?

3 RUFFLES: FAÇA-ME UM SABOR

4 RUFFLES: FAÇA-ME UM SABOR
Quando aconteceu?  De fevereiro a outubro de 2011 O que foi feito? O concurso dava ao consumidor a chance de sugerir novos sabores para o salgadinho. Cinco meses depois do início da campanha, dois milhões de inscrições já haviam sido enviadas. Três sabores foram selecionados por uma comissão julgadora e lançados no mercado durante três meses. 40% do peso da escolha era dado pelo número de votos recebidos no site e 60% ligava-se ao número de unidades vendidas no mercado. Por que participar?  Os inventores dos três sabores finalistas ganharam R$ 20 mil cada um. O grande vencedor levaria mais R$ 30 mil e 1% do resultado líquido de vendas do produto por um determinado período.

5 Comparação dos modelos
A campanha de Ruffles tem a aposta em co-criação e a iniciativa de recorrer ao consumidor final para gerar inovação. A Elma Chips, proprietária da Ruffles, inclui o cliente no processo de criação. OS CANDIDATOS: As imagens de Eduardo Cavassim, Helder Lanzoni e Lilian Kaeny foram associadas aos respectivos sabores que os três inventaram para a batata. Fonte:

6 Resultado da promoção A PepsiCo (fabricante das marcas Elma Chips, Coqueiro, Quaker, entre outras) apresenta o resultado do vencedor da promoção “Ruffles: Faça-me um sabor”: Strogonuffles. O ganhador obteve 45% dos votos dos consumidores e 36% do volume de vendas.

7 Conclusão A PepsiCo é uma empresa inovadora e “Ruffles: Faça-me um sabor” é um de nossos maiores exemplos de inovação. Incluímos nosso consumidor no processo de criação de um sabor que ele goste e consuma, sendo ouvido e atendido por nós”, comenta a diretora de marketing da PepsiCo, Renata Figueiredo. Para a realização da promoção, a PepsiCo teve o desafio de desenvolver e distribuir novos produtos e embalagens em apenas dois meses, um terço do período normal de desenvolvimento de um novo sabor. A campanha foi o maior investimento da história da marca.


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