A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade 3 Grupo 08D Subgrupo 2: Elene Maciel Gustavo Magalhães.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade 3 Grupo 08D Subgrupo 2: Elene Maciel Gustavo Magalhães."— Transcrição da apresentação:

1 Unidade 3 Grupo 08D Subgrupo 2: Elene Maciel Gustavo Magalhães

2 Questões 1. De que modo ocorre a plena integração da cadeia logística? 2. Por que a logística de suprimento é, com freqüência, subestimada por algumas organizações? 3. Explique quais são as oportunidades de integração com fornecedores. 4. Relacione as quatro estratégias de suprimento e seus respectivos significados. 5. Como é feita a identificação dos fornecedores potenciais? 6. Identifique o objetivo-chave principal e o menos importante das estratégias de suprimento.

3 Respostas 1. A cadeia logística é consistente, de maneira integral, a partir da relação dinâmica entre os três níveis que a compõem. O nível um (transações comerciais), o nível dois (processos corporativos funcionais) e o nível três (estratégias de negócio) devem estar contínua e estreitamente conciliados, de forma que permitam um efetivo fluxo de produção, informações, e recursos através de todo o sistema logístico. 2. Isso ocorre, principalmente, porque as empresas ignoram que a movimentação de suprimentos representa a maior parte dos custos corporativos, e por acreditarem que os problemas pertinentes a essa área são mais simples de resolver ou de menor importância dentro das atividades logísticas.

4 3. Existem duas dessas oportunidades, a parceria e a certificação. A primeira constitui-se pelo relacionamento comercial harmônico e eficaz. Nesse sentido, as empresas e seus fornecedores mantêm uma relação de respeito, confiança mútua, aberta e dinâmica, em que compartilham suas estratégias, políticas de ação, riscos e recompensas. A certificação, por sua vez, é o elo sócio-profissional baseado nas recompensas por mérito do trabalho realizado, revelando-se por meio de certificados aos melhores fornecedores, divulgação dos resultados alcançados e etc. 4. Estratégia de consolidação – aumentar o poder de barganha dos fornecedores, por meio de tarifas que priorizem custos mínimos; Estratégia de redução de complexidade – simplificação da complexidade gerencial e logística em itens de suprimento não determinantes para a empresa, com objetivo de se reduzir custos; Estratégia de integração – desenvolvimento de uma integração estável com os fornecedores, com base em um grupo de suprimento considerado estratégico, diferencial para a empresa; Estratégia de reposicionamento – quando a relação com os fornecedores desse grupo de fornecimento está debilitada, procura-se realizar ações como a criação de produtos substitutos, padronização máxima no uso de produtos e provimento destes em épocas de grande demanda.

5 5. Ela ocorre por meio do estabelecimento de um banco de dados de fornecedores em âmbito mundial. Trata-se de um processo de global sourcing, em que as empresas congregam informações a partir de diversas fontes (consultorias de especialistas industriais, órgãos de classe, consulados) e elaboram projetos com suas normas e necessidades comerciais para a avaliação dos fornecedores em potencial. Estes, em contrapartida, se comprometem a oferecer as melhores condições de suprimento das mercadorias ou dos serviços reivindicados por tais organizações. 6. O objetivo-chave prioritário para as estratégias da cadeia deve ser o fornecimento mundial, ou global sourcing, pois é capaz de gerar grande lucratividade, com rápido retorno do investimento, necessitando de um curto prazo para sua implantação. Por outro lado, os objetivos-chave que são os últimos a serem perseguidos pelas empresas consistem no gerenciamento da cadeia de suprimentos e no benchmarking – visto que proporcionam lucros reduzidos.


Carregar ppt "Unidade 3 Grupo 08D Subgrupo 2: Elene Maciel Gustavo Magalhães."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google