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Universidade de Brasília Faculdade de Administração, Economia, Contabilidade e Ciência da Informação Departamento de Administração Administração de Recursos.

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1 Universidade de Brasília Faculdade de Administração, Economia, Contabilidade e Ciência da Informação Departamento de Administração Administração de Recursos Materiais Prof. Guillermo Asper Repensando a Logística Bruno Araújo Nóbrega 07/44646 Daniela Ramos 06_29669 Ricardo Aboudib 06_38510 Thiago Henrique Vieira Soares 07_55338 Paulo Henrique Cobucci 06_23563 Eduardo Castro 07_31951

2 Introdução Com a globalização, tanto os segmentos industriais como o mercado consumidor sofreram grandes mudanças. Para acompanhar tais mudanças, torna-se necessário repensar a logística para que as empresas se adaptem às novas exigências do mercado. A logística, como integração das áreas e processos da empresa com o intuito de obter melhores resultados frente à concorrência, possibilita que a empresa reduza seus custos e melhore a qualidade do produto, sua disponibilidade e entrega. Se antes o foco era na quantidade, agora o objetivo é oferecer o melhor serviço ao cliente. A questão do estoque é importante nesse contexto. Mantê-lo ou não traz diferentes consequencias para a empresa. A tendência da área é manter o mínimo de estoque possível. Há diversas ferramentas para gestão de estoque como: just in time, sistema de push, sistema de pull, fluxo sincrônico de material.

3 FATORES DE PRESSÃO DA MUDANÇA DO PAPEL DA LOGÍSTICA Os fatores mais importantes que ocasionam uma mudança no papel da logística são: Competição externa A empresa deve buscar vantagens competitivas em relação aos concorrentes Ciclo de vida do produto Os produtos tornam-se obsoletos em pouco tempo, para responder à este cenário a empresa deve inovar sempre sua linha de produtos Clientes mais exigentes e mais bem informados Os consumidores tem acesso à uma grande quantidade de informações e opções, tornando a análise cada vez mais criteriosa. A empresa precisa cativar os clientes, criando com eles um vínculo de confiança

4 Racionalização da base de fornecedores A nova organização dos fornecedores baseia-se no sistema modular de fornecimento, que conta com fornecedores e subfornecedores. Esses níveis de fornecedores são chamados de tier ou layer. Essa redução do número de fornecedores possibilita um relacionamento de maior confiança e qualidade entre empresa e fornecedor. Papel mais restrito dos distribuidores Para depender menos dos distribuidores, as empresas trabalham com novos canais de distribuição. O objetivo é diminuir os custos e atingir o consumidor de maneira rápida e eficiente.

5 Demanda por parcerias Atualmente, a relação que caracteriza as interações entre as organizações é marcada pela parceria, como o fez a Fiat em Betim; Empresas líderes de mercado envolvem de perto seus fornecedores; Medidas fragmentadas inibem a performance do processo

6 SUPPLY CHAIN O foco deixa de ser a redução de perdas para integração da cadeia logística; Os resultados dessa atitude são perenes e trazem diferenciais competitivos; A integração da cadeia logística concentra-se em alinhar os processos-chave do negócio; Supply Chain é todo esforço envolvido nos diferentes processos e atividades empresariais que criam valor na forma de produtos e serviços para o consumidor final; O desempenho do supply chain depende de 4 fatores: 1) Capacidade de resposta à demanda dos clientes 2 ) Qualidade de produtos e serviços; 3) Velocidade, qualidade e timing da inovação nos produtos; 4) Efetividade dos custos de produção e entrega e utilização de capital.

7 RESPOSTA EFICIENTE AO CONSUMIDOR Gestão da demanda e oferta nos supermercados; Valor ao consumidor; Iniciativa ECR (efficient consumer response); Estratégias > Introdução de produtos > Sortimento eficiente > promoção eficiente > reposição eficiente Ferramentas Gerenciamento de categoria Reposição contínua Custeio baseado em atividade benchmark das melhores práticas Pedido acompanhado por computador

8 Sistema push na cadeia logística tradicional; Relação arms lenght: conflitos de interesse, dificuldades e negociações pontuais; Essa operação só agrega custos para as partes da negociação; É o consumidor final quem dá inicio à cadeia de distribuição no sistema ECR; No ECR há um misto de sistema pull e o sincrônico; O consumidor elegerá a cadeia de distribuição mais eficiente; A consequência é a redução dos níveis de estoques em toda a cadeia de distribuição; Estima de redução de custos nos EUA US$ 30 bi e de US$ 33 bi na Europa

9 Quatro estratégias do ECR Introdução eficiente do Produto: a)Modificação de tecnologia b)Fontes de suprimento mais baratas c)Mudança dos hábitos dos consumidores d)Imitação dos produtos líderes e)Alongar a vida útil do produto f)Tentativa de solucionar um problema do fabricante

10 Etapas do ECR Distribuidor e fornecedor concordam (testes) Preparação do teste Implementação Avaliação Decisão

11 Sortimento eficiente da Loja Processo colaborativo (Gerenciamento de categoria); Conhecimento do perfil do cliente; Marketing de relacionamento; Exemplo da Cia Aérea

12 PROMOÇÃO EFICIENTE A promoção de um produto deve ser eficiente e de fácil compreensão; Os fatores da promoção acarretam aumento de custos e desperdícios; Práticas promocionais erradas; Os mais agressivos na implantação do ECR tendem a obter melhores acordos.

13 Reposição Eficiente Altos níveis de estoque; Custos de manutenção de estoques; Maiores custos de produção; Controles administrativos desnecessários; Insatisfação do cliente.

14 Considerações Finais Impedimentos à implantação rápida das práticas de ECR: I – Falta de comprometimento; II – Não conhecer os parceiros; III – Investimento em aprendizado; IV – Desenvolver sistemas de informação; V – Falta de pessoal especializado VI – Sistemas contábeis ineficientes

15 Custeio ABC Entender o custo real do produto Determinar a rentabilidade de produtos, serviços, canais, clientes e fornecedores; Eliminar ou reduzir atividades que não agregam valor.


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