A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CCT0672- Introdução a Programação Aula 01: Apresentação da ementa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CCT0672- Introdução a Programação Aula 01: Apresentação da ementa."— Transcrição da apresentação:

1 CCT0672- Introdução a Programação Aula 01: Apresentação da ementa

2 Introdução à Programação AULA 01: Introdução à Lógica de Programação Sobre o Professor Introdução à Programação Prof. Msc. Hilson Silva Históricos: Acadêmico  Mestre em Ciência da Computação - UFPE  Especialista em Engenharia de Software – ESTÁCIO Profissional  Docente (UniFacema/UAPI) Áreas de Interesse  Computação em Nuvem  Gestão de Dados (BD)  Desenvolvimento de Sistemas Endereço do lattes: http://lattes.cnpq.br/4359429100026665http://lattes.cnpq.br/4359429100026665

3 Introdução à Programação AULA 01: Introdução à Lógica de Programação Introdução à Programação Tópico 1 - Fundamentos de Lógica para a Solução de Problemas Tópico 2 – Linguagem de Programação Tópico 3 – Estrutura Sequencial Tópico 4 - Estrutura de Decisão Tópico 5 – Estrutura de Repetição Tópico 6 – Estrutura de Dados Homogênea Introdução à Programação

4 AULA 01: Introdução à Lógica de Programação Ementa Algoritmos: resolução de problemas usando a lógica; Fundamentos, formas de representação dos algoritmos; Algoritmos computacionais: conceitos, linguagens, analogia com a arquitetura de Von Newman, ferramentas e técnicas recomendadas; Representação de algoritmos: fluxograma (diagrama de blocos) e pseudocódigo (portugol); Estruturas de controle: sequencial, decisão e repetição; Operadores: matemáticos, relacionais e lógicos. Introdução à Programação

5 AULA 01: Introdução à Lógica de Programação Objetivo Geral Solucionar problemas do mundo real, fazendo uso das ferramentas de lógica, de algoritmos computacionais e do conhecimento de organização de computadores; Ler e escrever soluções algorítmicas complexas por meio do desenvolvimento de algoritmos e da prática em computador, utilizando o raciocínio lógico. Introdução à Programação

6 AULA 01: Introdução à Lógica de Programação Objetivos Específicos Desenvolver algoritmos objetivos e eficientes, utilizando-se de fluxogramas (diagramas de blocos); Propor solução de problemas computacionais, utilizando-se de lógica computacional; Aplicar pseudocódigo (portugol) no desenvolvimento da análise estruturada de uma aplicação; Identificar os paradigmas da lógica computacional; Classificar variáveis e explicar suas aplicações. Utilizar a linguagem C++ para implementar os algoritmos desenvolvidos Introdução à Programação

7 AULA 01: Introdução à Lógica de Programação Introdução à Programação Tópico 1 - Fundamentos de Lógica para a Solução de Problemas Introdução à Programação Solução de problemas; Formalização da solução de problemas; Construção de algoritmos; Representação de algoritmos ? fluxograma (diagrama de blocos) e pseudocódigo (portugol).

8 Introdução à Programação AULA 01: Introdução à Lógica de Programação Introdução à Programação Tópico 2 – Linguagem de Programação Introdução à Programação Apresentação da linguagem de programação; Sintaxe de comandos da linguagem de programação.

9 Introdução à Programação AULA 01: Introdução à Lógica de Programação Introdução à Programação Tópico 3 – Estrutura Sequencial Introdução à Programação Características da estrutura sequencial; Comandos de início e fim ; Comando de saída de dados ? comando escreva ; Variáveis ? conceito; Declaração de variáveis ? Tipos; Comando de entrada de dados ? comando leia ; Comando de atribuição de valores ? comando  ; Operadores aritméticos (soma, subtração, multiplicação, divisão, exponenciação, resto de divisão).

10 Introdução à Programação AULA 01: Introdução à Lógica de Programação Introdução à Programação Tópico 4 - Estrutura de Decisão Introdução à Programação Características de estrutura de decisão; Operadores Relacionais ( igual a, diferente de, maior que, menor que, maior ou igual a e menor ou igual a ); Comando de decisão ? comando se...então...senão...fim_se / se...então...fim_se ; Comandos de decisão aninhados ? comandos se e comando escolha ; Operadores lógicos ( e, ou e não ); Comando de decisão com condições compostas.

11 Introdução à Programação AULA 01: Introdução à Lógica de Programação Introdução à Programação Tópico 5 – Estrutura de Repetição Introdução à Programação Características da estrutura de repetição; Comando de Repetição (teste lógico no início da repetição)? comando enquanto...faça...fim_enquanto ; Estilos de repetição; Repetição controlada por contador; Repetição com limite do contador determinado pelo usuário; Repetição controlada pelo resultado de uma operação; Repetição controlada pelo valor da entrada de dados; Repetição controlada pela resposta do usuário; Validação de dados de entrada; Comando de repetição (teste lógico no final da repetição) ? comando faça...enquanto ; Comando de repetição (com variável de controle) ? comando para...faça...fim_para.

12 Introdução à Programação AULA 01: Introdução à Lógica de Programação Introdução à Programação Tópico 6 – Estrutura de Dados Homogênea Introdução à Programação Matriz unidimensional (vetor); Conceito de vetor; Declaração de um vetor; Inclusão de dados em um vetor; Leitura de dados de um vetor; Matriz bidimensional (matriz); Conceito de matriz; Declaração de uma matriz; Inclusão de dados em uma matriz; Leitura de dados de uma matriz.

13 Introdução à Programação AULA 01: Introdução à Lógica de Programação Procedimentos de Ensino Introdução à Programação Aulas teórico-práticas nos laboratórios com o uso de datashow; Demonstrações e realização de exercícios sob a supervisão do docente. Exemplos práticos

14 Introdução à Programação AULA 01: Introdução à Lógica de Programação Recursos Introdução à Programação Os seguintes recursos serão utilizados ao longo da disciplina: Laboratório de informática; Software ? compilador (linguagem de programação C++)

15 Introdução à Programação AULA 01: Introdução à Lógica de Programação Procedimentos de Avaliação Introdução à Programação A avaliação de disciplina on-line dos cursos presenciais segue as normas regimentais da Instituição. Nesta disciplina, o aluno será avaliado pelo seu desempenho nas três etapas de avaliação (AV1, AV2 e AV3) e por sua participação interativa e colaborativa (fóruns de discussão). Para aprovação na disciplina, o aluno deverá obter resultado igual ou superior a 6 (seis) na média aritmética das duas maiores notas obtidas dentre as três etapas de avaliação (AV1, AV2 e AV3), sendo que a menor delas deve ser igual ou superior a 4,0 (quatro). Bibliografia

16 Introdução à Programação AULA 01: Introdução à Lógica de Programação Bibliografia Básica Introdução à Programação ANDRADE, Mairum Ceoldo. Algoritmos. Rio de Janeiro: SESES, 2014. ASCENCIO, A. F. G.; CAMPOS, E.e A. V. Fundamentos da programação de computadores: Algoritmos, Pascal, C/C++ e Java. 2. ed. São Paulo: Pearson Education, 2008. FORBELLONE, A.L. V; EBERSPACHER, H. Lógica de programação. 3. ed. São Paulo: Makron Books, 2005.

17 Introdução à Programação AULA 01: Introdução à Lógica de Programação Bibliografia Complementar Introdução à Programação MANZANO, José Augusto N. G.; OLIVEIRA, Jayr Figueiredo. Algoritmos: lógica para desenvolvimento de programação de computadores. 22. ed. São Paulo: Érica, 2009. DASGUPTA, Sanjoy; PAPADIMITRIOU, Christos; VAZIRANI, Umesh. Algoritmos. 1. ed. São Paulo: McGraw-Hill Brasil, 2009. FEOFILOFF, Paulo. Algoritmos em linguagem C. 1. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2008. PUGA, S.; RISSETTI, G.. Lógica de programação e estrutura de dados: com aplicações em Java. 1. ed. São Paulo: Pearson Education, 2003.

18 Introdução à Programação AULA 01: Introdução à Lógica de Programação Sugestões de Livros Introdução à Programação

19


Carregar ppt "CCT0672- Introdução a Programação Aula 01: Apresentação da ementa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google