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(Karl Emil Maximilian Weber)

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1 (Karl Emil Maximilian Weber)
OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA (Karl Emil Maximilian Weber) MAX WEBER

2 OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA ENEN 2015

3 OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA ENEN 2015

4 Para que estudar esse cara?
É considerado um dos fundadores do estudo moderno da sociologia, mas sua influência também pode ser sentida na economia, na filosofia, no direito, na ciência política e na administração. Sua esposa Marianne Weber foi uma das pioneiras no movimento feminista.

5 OBJETO DA SOCIOLOGIA “A ação humana é social na medida em que, em função da significação subjetiva que o indivíduo que age lhe atribui, toma em consideração o comportamento dos outros e é por ele afetada no seu curso”. AÇÃO SOCIAL

6 FUNÇÃO DA SOCIOLOGIA Investigar a ação social e ressaltar os elementos mais gerais de cada fase do processo histórico da sociedade.

7 MÉTODO COMPREENSÃO SOCIAL
Todo indivíduo, ao agir, (ator social), age guiado por motivações que, por sua vez, são baseadas em valores. O cientista deve descobrir os possíveis significados (sentidos) da ação humana presente na realidade social que interessa estudar. COMPREENSÃO SOCIAL Um ator age sempre em função de sua motivação e da consciência de agir em relação a outros atores. impossível descartar-se das prenoções, como queria Durkheim. Existe uma parcialidade na análise sociológica. Não há neutralidade científica.

8 É um instrumento de análise proposto por Weber para a compreensão das ações sociais.
Na construção de um tipo ideal, o sociólogo seleciona aspectos da ação humana que considera culturalmente relevantes para o estudo. E o faz segundo seus próprios valores. TIPO IDEAL É uma construção teórica abstrata - tipo ideal = tipo puro.

9 WEBER TIPOLOGIAS (Estudo dos tipos) TIPOLOGIA DA AÇÃO SOCIAL
TIPOLOGIA DA DOMINAÇÃO LEGITIMA

10 TIPOLOGIA DA AÇÃO SOCIAL
determinada por um costume arraigado Exs. – Trocas de presentes no Natal, Dia das mães, Dia dos namorados AÇÃO TRADICIONAL especialmente emotiva, determinada por afetos e estados sentimentais atuais. Ex. Torcida de futebol AÇÃO AFETIVA determinada pela crença consciente em valores (ético, estético, religioso ou qualquer outra forma) ex. trabalho voluntário AÇÃO RACIONAL COM RELAÇÃO A VALORES AÇÃO RACIONAL COM RELAÇÃO A FINS determinada por expectativas, condições ou meios para alcançar fins próprios, racionalmente perseguidos. Ex. Empresa Capitalista

11 tradição e afetividade são dominantes : família e religião.
Sociedades antigas Esses tipos de ação se apresentam com intensidade distinta em diferentes sociedades: tradição e afetividade são dominantes : família e religião. Sociedades modernas racionalidade em relação aos valores e aos fins

12 TIPOLOGIA DA DOMINAÇÃO
Por que um determinado indivíduo ou conjunto de indivíduos detém a capacidade de dirigir a sociedade? A QUESTÃO DO PODER Por que ao Estado é dado o direito de estabelecer e aplicar as leis e controlar os meios de controle social ?

13 O Estado ou alguém detém a capacidade de dominar a sociedade porque são reconhecidos como legítimos pelos indivíduos.

14 TIPOLOGIA DA DOMINAÇÃO LEGÍTIMA
refere-se à autoridade pessoal do governante, investida por força do costume. DOMINAÇÃO TRADICIONAL DOMINAÇÃO RACIONAL-LEGAL baseada no direito que se liga a aspectos racionais e técnicos de administração. DOMINAÇÃO CARISMÁTICA É baseada no carisma. Ou seja, na capacidade excepcional de liderança de alguém.

15 PATRIMONIALISMO TRADICIONAL RACIONAL-LEGAL BUROCRACIA CARISMÁTICA
FORMAS TÍPICAS DE DOMINAÇÃO RACIONAL-LEGAL BUROCRACIA CARISMÁTICA CARISMA

16 Culto à personalidade. Não há distinção entre o público e o privado. Compromissos de fidelidade e honra. PATRIMONIALISMO Nepotismo – compadrio. Relações sociais de poder : familiares. Ex. o coronelismo político “O Brasil é um Estado Patrimonial”( Raymundo Faoro).

17 Surgimento num momento de uma ruptura: utilizado na subversão ou na abolição de um regime tradicional ou legal. Nem todas as revoluções são carismáticas e nem todos os domínios carismáticos são revolucionários. CARISMA Fanatismo de seus seguidores : relações sociais quase que religiosas. Dificuldades na sucessão: não há continuidade. Ex. Gandhi , Eva Peron, Vargas, Hitler, Aiatolá Khomeini e João Paulo II.

18 Caráter estatutário : todos devem basear seu comportamento em estatutos e normas.
Racionalidade técnica : os cargos são preenchidos por competência, a promoção é por mérito e tempo de serviço. BUROCRACIA Relações sociais formais : impessoalidade. Distinção entre o público e o privado. Dificuldade : pode se tornar uma “gaiola de ferro”.

19 RELIGIÃO E CAPITALISMO
POR QUE, NO OCIDENTE, HAVIA COINCIDÊNCIA ENTRE AS ÁREAS DE EXPANSÃO DO PROTESTANTISMO PURITANO E AS ÁREAS ONDE PROSPERAVA O CAPITALISMO INDUSTRIAL?

20

21 RELIGIÃO E CAPITALISMO
“A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo” (1904) ESPÍRITO DO CAPITALSIMO ÉTICA PROTESTANTE ÉTICA DA SALVAÇÃO ÉTICA CALVINISTA ASCETISMO (disciplina do corpo) RACIONALIDADE BUSCA RACIONAL DO LUCRO VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO DISCIPLINA PARCIMÔNIA DISCRIÇÃO POUPANÇA

22 É marca da cultura ocidental.
O ESPIRITO DO CAPITALISMO É marca da cultura ocidental. O “impulso para o ganho” ou a “ânsia de lucro” nada tem a ver em si com o capitalismo. Há dois elementos no capitalismo ocidental: a formação de um mercado de trabalho formalmente livre o uso da contabilidade racional. RACIONALIDADE Sem estes dois elementos, a moderna organização racional da empresa capitalista não seria viável no Ocidente.

23 O ESPIRITO DO CAPITALISMO “Espírito do Capitalismo” : um conjunto de convicções e valores defendidos pelos primeiros mercadores e industriais capitalistas. RACIONALIDADE Para Weber, as atitudes envolvidas no espírito do capitalismo tinham sua origem na teologia protestante.

24 Weber relaciona o papel do protestantismo, principalmente da ética calvinista, na formação do comportamento típico do capitalismo ocidental moderno. ETICA PROTESTANTE levou, ao extremo, a noção de predestinação : o homem é salvo por vontade de Deus. ETICA CALVINISTA Nenhum homem merece a salvação porque ninguém é digno dela. A salvação existe para a maior glória de Deus.

25 O capitalismo é a cristalização objetiva destas premissas teológicas e éticas, segundo as quais o homem, em virtude de seu trabalho e da riqueza criada por este trabalho, encontra um modo completo e sensível de conquistar sua salvação individual.

26 - O importante neste mundo é trabalhar para criar riqueza e criar riqueza não para o desfrute pessoal e esbanjamento, mas para que se crie novamente trabalho. Esta é a base da salvação do homem. - Esta mentalidade acabou configurando a tipologia do empresário moderno.

27 Para ele, o ser humano é um ser diferente dos demais e portanto sujeito a leis de ação e comportamento proprios. Daí a especificidade das ciências humanas. Ao contrario de Marx e Durkheim, acreditava que a Sociologia deveria se concentrar na ação social e não nas estruturas.. WEBER Não defendia que as estruturas sociais existiam externa e independente dos indivíduos. Ao contrário, as estruturas da sociedade eram formadas por uma complexa interação de ações. Idéia e valores culturais ajudam a modela a sociedade e modela as nossas ações individuais.

28 Outra contribuição: a idéia de indeterminismo histórico
Outra contribuição: a idéia de indeterminismo histórico. Para ele não há lei preexistente que regula o desenvolvimento da sociedade. Daí o estudo das particularidades, procurando entender as formações sociais e suas singularidades. WEBER Na concepção de Weber, os fatores econômicos são importantes, mas as idéias e os valores têm exatamente o mesmo impacto na mudança social. Daí sua analise das relações entre a religião protestante e o desenvolvimento do capitalismo ser hoje um estudo clássico da Sociologia.


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