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(Karl Emil Maximilian Weber)

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1 (Karl Emil Maximilian Weber)
OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA (Karl Emil Maximilian Weber) MAX WEBER

2 OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA ENEN 2015

3 OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA ENEN 2015

4 Para que estudar esse cara?
É considerado um dos fundadores do estudo moderno da sociologia, mas sua influência também pode ser sentida na economia, na filosofia, no direito, na ciência política e na administração. Sua esposa Marianne Weber foi uma das pioneiras no movimento feminista.

5 OBJETO DA SOCIOLOGIA “A ação humana é social na medida em que, em função da significação subjetiva que o indivíduo que age lhe atribui, toma em consideração o comportamento dos outros e é por ele afetada no seu curso”. AÇÃO SOCIAL

6 FUNÇÃO DA SOCIOLOGIA Investigar a ação social e ressaltar os elementos mais gerais de cada fase do processo histórico da sociedade.

7 MÉTODO COMPREENSÃO SOCIAL
Todo indivíduo, ao agir, (ator social), age guiado por motivações que, por sua vez, são baseadas em valores. O cientista deve descobrir os possíveis significados (sentidos) da ação humana presente na realidade social que interessa estudar. COMPREENSÃO SOCIAL Um ator age sempre em função de sua motivação e da consciência de agir em relação a outros atores. impossível descartar-se das prenoções, como queria Durkheim. Existe uma parcialidade na análise sociológica. Não há neutralidade científica.

8 É um instrumento de análise proposto por Weber para a compreensão das ações sociais.
Na construção de um tipo ideal, o sociólogo seleciona aspectos da ação humana que considera culturalmente relevantes para o estudo. E o faz segundo seus próprios valores. TIPO IDEAL É uma construção teórica abstrata - tipo ideal = tipo puro.

9 WEBER TIPOLOGIAS (Estudo dos tipos) TIPOLOGIA DA AÇÃO SOCIAL
TIPOLOGIA DA DOMINAÇÃO LEGITIMA

10 TIPOLOGIA DA AÇÃO SOCIAL
determinada por um costume arraigado” Exs. – Trocas de presentes no Natal, Dia da mães, Dia dos namorados AÇÃO TRADICIONAL especialmente emotiva, determinada por afetos e estados sentimentais atuais”. Ex. Torcida de futebol AÇÃO AFETIVA determinada pela crença consciente em valores (ético, estético, religioso ou qualquer outra forma)” ex. trabalho voluntário AÇÃO RACIONAL COM RELAÇÃO A VALORES AÇÃO RACIONAL COM RELAÇÃO A FINS determinada por expectativas, condições ou meios para alcançar fins próprios, racionalmente perseguidos. Ex. Empresa Capitalista

11 tradição e afetividade são dominantes : família e religião.
Sociedades antigas Esses tipos de ação se apresentam com intensidade distinta em diferentes sociedades: tradição e afetividade são dominantes : família e religião. Sociedades modernas racionalidade em relação aos valores e aos fins

12 TIPOLOGIA DA DOMINAÇÃO
Por que um determinado indivíduo ou conjunto de indivíduos detém a capacidade de dirigir a sociedade? A QUESTÃO DO PODER Por que ao Estado é dado o direito de estabelecer e aplicar as leis e controlar os meios de controle social ?

13 O Estado ou alguém detém a capacidade de dominar a sociedade porque são reconhecidos como legítimos pelos indivíduos.

14 TIPOLOGIA DA DOMINAÇÃO LEGÍTIMA
refere-se à autoridade pessoal do governante, investida por força do costume. DOMINAÇÃO TRADICIONAL DOMINAÇÃO RACIONAL-LEGAL baseada no direito que se liga a aspectos racionais e técnicos de administração DOMINAÇÃO CARISMÁTICA É baseada no carisma. Ou seja, na capacidade excepcional de liderança de alguém

15 PATRIMONIALISMO TRADICIONAL RACIONAL-LEGAL BUROCRACIA CARISMÁTICA
FORMAS TÍPICAS DE DOMINAÇÃO RACIONAL-LEGAL BUROCRACIA CARISMÁTICA CARISMA

16 Culto à personalidade. Não há distinção entre o público e o privado. Compromissos de fidelidade e honra. PATRIMONIALISMO Nepotismo – compadrio. Relações sociais de poder : familiares. Ex. o coronelismo político “O Brasil é um Estado Patrimonial”( Raymundo Faoro).

17 Surgimento num momento de uma ruptura: utilizado na subversão ou na abolição de um regime tradicional ou legal. Nem todas as revoluções são carismáticas e nem todos os domínios carismáticos são revolucionários. CARISMA Fanatismo de seus seguidores : relações sociais quase que religiosas. Dificuldades na sucessão: não há continuidade. Ex. Gandhi , Eva Peron, Vargas, Hitler, Aiatolá Khomeini e João Paulo II.

18 Caráter estatutário : todos devem basear seu comportamento em estatutos e normas.
Racionalidade técnica : os cargos são preenchidos por competência, a promoção é por mérito e tempo de serviço. BUROCRACIA Relações sociais formais : impessoalidade. Distinção entre o público e o privado. Dificuldade : pode se tornar uma “gaiola de ferro”.

19 RELIGIÃO E CAPITALISMO
POR QUE, NO OCIDENTE, HAVIA COINCIDÊNCIA ENTRE AS ÁREAS DE EXPANSÃO DO PROTESTANTISMO PURITANO E AS ÁREAS ONDE PROSPERAVA O CAPITALISMO INDUSTRIAL?

20 RELIGIÃO E CAPITALISMO
“A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo” (1904) ESPÍRITO DO CAPITALSIMO ÉTICA PROTESTANTE ÉTICA DA SALVAÇÃO ÉTICA CALVINISTA ASCETISMO RACIONALIDADE BUSCA RACIONAL DO LUCRO VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO DISCIPLINA PARCIMÔNIA DISCRIÇÃO POUPANÇA

21 É marca da cultura ocidental
O ESPIRITO DO CAPITALISMO É marca da cultura ocidental O “impulso para o ganho” ou a “ânsia de lucro” nada tem a ver em si com o capitalismo Há dois elementos no capitalismo ocidental: a formação de um mercado de trabalho formalmente livre o uso da contabilidade racional RACIONALIDADE Sem estes dois elementos, a moderna organização racional da empresa capitalista não seria viável no Ocidente.

22 O ESPIRITO DO CAPITALISMO “Espírito do Capitalismo” : um conjunto de convicções e valores defendidos pelos primeiros mercadores e industriais capitalistas RACIONALIDADE Para Weber, as atitudes envolvidas no espírito capitalismo tinham sua origem na teologia protestante

23 Weber relaciona o papel do protestantismo, principalmente da ética calvinista, na formação do comportamento típico do capitalismo ocidental moderno. ETICA PROTESTANTE levou, ao extremo, a noção de predestinação : o homem é salvo por vontade de Deus. ETICA CALVINISTA Nenhum homem merece a salvação porque ninguém é digno dela. A salvação existe para a maior glória de Deus.

24 O capitalismo é a cristalização objetiva destas premissas teológicas e éticas, segundo as quais o homem, em virtude de seu trabalho e da riqueza criada por este trabalho, encontra um modo completo e sensível de conquistar sua salvação individual.

25 - O importante neste mundo é trabalhar para criar riqueza e criar riqueza não para o desfrute pessoal e esbanjamento, mas para que se crie novamente trabalho. Esta é a base da salvação do homem. - Esta mentalidade acabou configurando a tipologia do empresário moderno.

26 Para ele, o ser humano é um ser diferente dos demais e portanto sujeito a leis de ação e comportamento proprios. Daí a especificidade das ciências humanas. Ao contrario de Marx e Durkheim, acreditava que a Sociologia deveria se concentrar na ação social e não nas estruturas.. WEBER Não defendia que as estruturas sociais existiam externa e independente dos indivíduos. Ao contrário, as estruturas da sociedade eram formadas por uma complexa interação de ações. Idéia e valores culturais ajudam a modela a sociedade e modela as nossas ações individuais.

27 Outra contribuição: a idéia de indeterminismo histórico
Outra contribuição: a idéia de indeterminismo histórico. Para ele não há lei preexistente que regula o desenvolvimento da sociedade. Daí o estudo das particularidades, procurando entender as formações sociais e suas singularidades. WEBER Na concepção de Weber, os fatores econômicos são importantes, mas as idéias e os valores têm exatamente o mesmo impacto na mudança social. Daí sua analise das relações entre a religião protestante e o desenvolvimento do capitalismo ser hoje um estudo clássico da Sociologia.


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