A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Talita Cristine Rosinski – Gerente de regulação SMS Florianópolis

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Talita Cristine Rosinski – Gerente de regulação SMS Florianópolis"— Transcrição da apresentação:

1 Talita Cristine Rosinski – Gerente de regulação SMS Florianópolis
Absenteísmo na Atenção Especializada – Experiência de monitoramento e intervenção sobre a rede municipal de Florianópolis Apresentação: Giulia Talita Cristine Rosinski – Gerente de regulação SMS Florianópolis

2 Processo Multifatorial!!!!
Longo tempo de espera Fragilidade no processo de aviso da marcação ABSENTEÍSMO Necessidade já foi resolvida anteriormente Inflexibilidade na data de atendimento Usuário que não teve dinheiro para ir Não localização do usuário Fragilidade no registro da presença do usuário por parte do executante Usuário que não compareceu mas não desmarcou

3 Relatórios BI SISREG DIAGNÓSTICO LOCAL
-QUAL É A SITUAÇÃO DE ABSENTEÍSMO NA ATENÇÃO ESPECIALIZADA????? O PADRÃO DE FALTAS SE MANTÉM AO LONGO DO TEMPO? O PERCENTUAL DE FALTA É O MESMO PARA TODOS OS TIPOS DE CONSULTAS E EXAMES? O PERCENTUAL DE FALTAS É O MESMO EM TODAS AS UNIDADES DE SAÚDE DO MUNICÍPIO?

4 Estruturação de sala de situação
“As informações sobre absenteísmo trazem muito mais do que um escore de faltas, elas revelam as potencialidades e fragilidades da rede de serviços e seus dados são instrumento para gestão!” Objetivos da sala de situação: Monitoramento periódico (semestral) e metodologia definida Estudo de dados e tomada de decisão para além da gerência de regulação, envolvendo atenção primária, atenção especializada ( serviços próprios) e controle e avaliação ( prestadores contratualizados)

5 Eixos de trabalho/Intervenção
UNIDADES EXECUTANTES SERVIÇO PRÓPRIO E CONTRATUALIZADO ATENÇÃO PRIMÁRIA USUÁRIO

6 -Dado que informa o absenteísmo provem da confirmação da presença do usuário por parte do executante no SISREG, portanto: UNIDADES EXECUTANTES SERVIÇO PRÓPRIO E CONTRATUALIZADO Constatação de fragilidade importante no processo de confirmação do atendimento do usuário: Em 2017: Reunião com prestadores contratualizados para reforçar orientações e treinamento para a confirmação da presença dos usuários, e o resultado foi... 2017/2- Absenteísmo Geral do Município- 31,7% 2018/1- Absenteísmo Geral do Município- 26% Mesma ação foi desenvolvida no serviços próprio no primeiro semestre de 2018;

7 Estabelecimento do percentual de absenteísmo por agenda:
UNIDADES EXECUTANTES SERVIÇO PRÓPRIO E CONTRATUALIZADO 2) Percepção da variabilidade de absenteísmo por agenda ( para cada tipo de procedimento) *Serviços Próprios (Policlínicas) - 63,62% (PPD) a 9,17%(Consulta em Geriatria) * Serviços Próprios (CEO) – 78,11% Odonto Pediatria a 25,89% pacientes especiais *Serviços Contratualizados- 100% ( Biópsia de Próstata) a 2,95% (Exames oftalmológicos) Planejamento para Gestão de Fila – Overbboking de agendamentos de acordo com o comportamento de cada procedimento

8

9

10 Indo mais a fundo no problema...
UNIDADES EXECUTANTES SERVIÇO PRÓPRIO E CONTRATUALIZADO 3) Estudo de possíveis causas que implicam nas faltas para o procedimento Colonoscopia “ Um dos fatores para não realização dos procedimentos por parte de alguns pacientes era o não fornecimento das medicações de preparo pelo SUS, implicando no custeio das mesmas por parte do paciente”. Ação: Inclusão das medicações de preparo na lista de medicações do município

11 APOIO!!!!! NÃO CULPABILIZAÇÃO!!!!!
Processo de aviso e entrega das autorizações descentralizado nas UBS -Absenteísmo médio por unidade em Florianópolis varia de 40,79% a 17,10%, sendo a média do município no primeiro semestre de 2018 = 26% ATENÇÃO PRIMÁRIA APOIO!!!!! NÃO CULPABILIZAÇÃO!!!!! Ações: - Observar e identificar quais as fragilidades que as unidades que estão acima da média municipal encontram; - Observar quais as práticas que as unidades com menores índices adotam e multiplicá-las na rede; Principais motivos evidenciados para unidades com maior índice de absenteísmo: Falta ou alta rotatividade de RH Falta de estrutura ( ex: só uma linha telefônica que liga para celular) Processo de trabalho pouco estruturado ( escalas de aviso frágeis, sem atribuição de respsonsável por atividade) Pouco envolvimento da coordenação local Áreas de vulnerabilidade social ou difícil acesso Principais motivos evidenciados para unidades com menor índice de absenteísmo: Boas práticas na busca e cancelamneto de usuários não localizados; Boa gestão dos recursos internos Busca ativa ágil dos usuários

12

13

14 Divulgação dos dados de falta
USUÁRIO Acontabillity nos Centros de Saúde Reunião entre CS e comunidade a fim de apresentar resultados produzidos localmente, dentre eles divulgação do absenteísmo; Todas as unidades do município Convocação prévia da comunidade Reunião anual

15

16 2) Exposição nas áreas de circulação das unidades das requisições avisadas e não retiradas pelos usuários

17 3) Inclusão em formulários/autorizações sobre faltas e custo do procedimento

18 4) Mídia em Redes sociais e televisão

19 Mensurar o Custo do Absenteísmo...
Outras Ações... Mensurar o Custo do Absenteísmo... Serviço Próprio: *Implantação de Central de custos Inicialmente cálculo com valor médio das consultas médicas e odontológicas; Limitações: determinação do custo dos exames na Policlínica ( não mensurados aqui) Serviço Contratualizado- Somente pago o valor do procedimento mediante o comparecimento do usuário;

20 Custo absenteísmo serviço próprio (Consulta Médica + Odontológica) 1° semestre 2018:
,00

21 A íntima relação entre tempo de espera e absenteísmo...

22 Monitoramento criterioso do tempo de espera...
Até 30 dias!!!! Mais de 90 dias!!!! Até 90 dias!!!!

23

24 Monitoramento Tempo de Espera
Reuniões periódicas entre regulação, controle e avaliação- uso saldo tetos financeiros para aumento oferta; Reunião Monitoramento Fila com GAE – serviços próprios; Reuniões com GAE, GAP e Gestão Clínica- Protocolos de acesso

25 Uso de ferramentas tecnológicas...
Implantação da confirmação de presença por biometria; Envio de SMS/Notificação Push no aplicativo; Reaproveitamento vagas por cancelamento do usuário (SMS/Aplicativo)

26 Por fim algumas reflexões...
#Melhorar o absenteísmo requer melhorar a gestão em saúde no município! #A regulação não pode ser apenas uma central de marcação de consultas/exames, ela precisa ser articuladora de ações sistêmicas para a rede de serviços!!!!!! #Somos todos reguladores!!!!!

27 OBRIGADA!!!!!!! sisregpmf@gmail.com talitarosinski@gmail.com 32391595


Carregar ppt "Talita Cristine Rosinski – Gerente de regulação SMS Florianópolis"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google