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PublicouHeloísa de Sintra Alterado mais de 5 anos atrás
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Programa e Desenvolvimento de Competências para Profissionais da Saúde
Bianca Molica Ganuza Psico-oncologista, Personal e Professional Coach Coordenadora do Departamento de Psicologia do Centro de Tratamento Fabiana Macedo de Morais / Grupo de Assistência à Criança com Câncer, GACC de São José dos Campos - Contato:
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Profissionais da Saúde
Competências técnicas Educação continuada; Treinamentos; Jornadas, congressos, pós-graduação; x Competências comportamentais e emocionais Falta oportunidade de treinamento e desenvolvimento; Nem sempre as oportunidade correspondem às especificidades do profissional da saúde; Ainda existe a cultura de que certas coisas “se nasce sabendo” * Características da grade curricular dos cursos de graduação na área da saúde
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Competências comportamentais e emocionais ainda são subvalorizadas
técnicas Competências comportamentais e emocionais Diagnóstico Transmitir informações impactantes para o paciente Plano de cuidados Garantir os princípios bioéticos Equipe multidisciplinar Administrar conflitos e conviver com as diferenças Identificar fatores de risco à saúde Reconhecer esses fatores de risco em si.
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Por que desenvolver competências comportamentais e emocionais?
Qualidade do serviço prestado; Clima Organizacional: satisfação do trabalhador e do usuário; Humanização – trabalhador como agente da humanização; Profissional da saúde: elevado pontencial a desenvolver a síndrome de burnout (Benevides – Pereira, 2002) “caracterizada pelo esgotamento físico, psíquico e emocional, em decorrência de trabalho estressante e excessivo. È um quadro clínico resultante da má adaptação do homem ao seu trabalho.” (Hudson Hüber França, 1987) Compreende 3 fatores (Malash & Jackson, 1981) exaustão emocional; desumanização (despersonalização); reduzida realização pessoal no trabalho;
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Quais competências os profissionais da saúde precisam desenvolver?
Projeto Competências : COREN-sp, plenário Liderança. Comunicação Tomada de decisão Negociação Trabalho em equipe Relacionamento interpessoal Flexibilidade Empreendedorismo Criatividade Visão sistêmica Planejamento e Organização
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PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS
Mapear as competências que são necessárias de serem desenvolvidas; Programa: oportunidade de troca entre os profissionais; Reflexão crítica sobre a própria atuação, ferramentas para aquisição de novas habilidades; Aprender a aprender;
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Alguma competências essenciais
Comunicação Inteligência emocional Visão sistêmica e estratégica Trabalho em equipe Flexibilidade Tomada de decisão
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Comunicação com Inteligência Emocional
Profissional (com ele Mesmo) Colegas da equipe Coordena-ção/ chefia Família do paciente Paciente Outros profissio-nais do hospital Com os Colabora-dores subordina-dos
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Comunicação com Inteligência Emocional
(Caruso e Salovey, 2007) Inteligência Emocional 1. Identificar as emoções 3. Compreender as emoções 4. Administrar as emoções 2. Utilizar as emoções O modo como nos sentimos, influencia em nossos pensamentos e atitudes Tome consciência. As emoções contém dados Descubra o que significam as emoções. Realize análises, “E se?” As emoções devem ser Incorporadas de maneira consciente em nosso processo decisório.
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Comunicação com Inteligência Emocional: Emotional Blueprint
(Caruso e Salovey, 2007) Situação Identificar Usar Entender Administrar Descreva a situação – o momento, o Local e as pessoas envolvidas Liste os sentimentos de cada pessoa Descreva o foco de atenção Pergunte-se por que elas se sentem dessa maneira. Considere o que vem em seguida Faça-se estas perguntas: você deve ignorar ou aceitar os sentimentos? O que suas emoções lhe dizem? Quais seriam as boas opções?
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