A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Autismo: Orientação Familiar

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Autismo: Orientação Familiar"— Transcrição da apresentação:

1 Autismo: Orientação Familiar
A Inclusão Escolar de Estudantes com Autismo _______________________________________ Módulo III Autismo: Orientação Familiar

2 Autismo: Orientação Familiar ___________________________________
Entrevista A prioridade inicial do primeiro contato com os pais do aluno ou da aluna com autismo é a de promover uma entrevis-ta voltada para o conhecimento sobre o cotidiano familiar. É preciso obter informações sobre o dia-a-dia das pessoas da casa - a existência de uma rotina ou mesmo a ausência dela - com o objetivo de contribuir para construção de uma estrutura cotidiana favorável ao desenvolvimento da criança com autismo. Uma rotina bem estruturada pode funcionar como uma importante possibilidade de criar condições favoráveis para o conforto emocional, para a organização e concentração.

3 Autismo: Orientação Familiar ___________________________________
Entrevista Informações mais relevantes: Sono: É amplamente conhecida a importância do sono para as pessoas com autismo. Estudos neurológicos atestam a neces-sidade de um período de repouso longo e regular para ampliar e melhorar as condições favoráveis à cognição ( horas). Horários definidos para dormir e acordar precisam ser estabelecidos e monitorados o quanto antes. O local (quarto, cama) também deve ser definido.

4 Autismo: Orientação Familiar ___________________________________
Entrevista Informações mais relevantes: Higiene: Deve ser construído com a criança uma rotina que favoreça o reconhecimento da necessidade da higiene pessoal, buscan-do sempre construí-la de forma autônoma. O uso de fraldas não deve ultrapassar o período comum à todas as crianças. O banho precisa ser ensinado, enfatizando o ensaboar o rosto, os cabelos, as axilas, o bumbum e as genitálias, além do enxágüe. Buscar sempre a autonomia da criança.

5 Autismo: Orientação Familiar ___________________________________
Entrevista Informações mais relevantes: Roupas: Explorar bastante a tarefa de trocar de roupa. Deve-se torná-la bastante lúdica, na medida do possível. Sempre dialogando sobre a sua estética e sua a adequação para o tempo ou ocasião. Insistir sempre para que a criança procure vestir-se ou despir-se sozinha, orientando e corrigindo as inadequações. A organização é outro ponto importante. Mesmo na impos-sibilidade de móveis adequados, deve-se oferecer caixas ou pequenos compartimentos que favoreçam uma ordem mínima.

6 Autismo: Orientação Familiar ___________________________________
Entrevista Informações mais relevantes: Refeições: As refeições devem ser oferecidas sempre à mesa e em companhia dos demais membros da família. Mesmo em caso de carência extrema, é preciso oferecê-las em local adequa-do e compartilhados com outras pessoas. Introduzir o mais cedo possível o uso dos talheres e pratos. Deve-se evitar o uso de utensílio alternativos. Nunca preparar ou oferecer comida diferenciada. O que a família come no dia-a-dia deve ser também a sua comida.

7 Autismo: Orientação Familiar ___________________________________
Entrevista Informações mais relevantes: Lazer: Deve-se assegurar às crianças com autismo o acesso à to-dos os espaços sociais, públicos e privados. Não se deve pensar em “programas”, “passeios” ou “ativi-dades” de lazer diferentes dos oferecidos aos irmãos. Atividades como dança, natação e ecoterapia são tão importantes quanto os atendimentos clínicos. É importante evitar atividades que favoreçam o isolamento, como assistir TV por horas seguidas ou vídeo game. Tentar sempre promover a interação com outras crianças.

8 Autismo: Orientação Familiar ___________________________________
Entrevista Informações mais relevantes: Comunicação: Os familiares precisam dialogar sempre com a criança com autismo. Não devemos subestimar a sua capacidade de entendimento. Falar sempre em tom assertivo, evitando repetições, pois tais condutas podem se mostrar inúteis ou reforçadoras de fala ecolálica ou comportamentos obsessivos. Ao falar diretamente com a criança, buscar assegurar o vínculo do olhar, ajudando inicialmente na compreensão do que é dito ou esperado.

9 Autismo: Orientação Familiar ___________________________________
Entrevista Informações mais relevantes: Expectativas em relação ao filho com autismo: Perguntar aos pais quais suas expectativas em relação ao desenvolvimento dos filhos. É importante ajudar a construir e priorizar pequenas metas objetivos iniciais, sempre na perspectiva de que o avanço é plenamente possível. Ao mesmo tempo, é importante também esclarecer que tais crianças apresentam ritmos e características e que é preciso respeitá-los. No entanto, a permissividade e a com-placência exagerada são prejudiciais.

10 Autismo: Orientação Familiar ___________________________________
Entrevista Informações mais relevantes: Relações familiares: Cuidar para que as relações entre os demais membros da família sejam equilibradas, permeadas pela compreensão do autismo de suas implicações. É importante que os pais compartilhem responsabilidades, evitando que o filho com autismo seja responsabilidade de um e os demais filhos do outro. Para um desenvolvimento saudável de ambos os filhos é fundamental o embate, os conflitos, a solidariedade e a relação dinâmica entre todos.


Carregar ppt "Autismo: Orientação Familiar"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google