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Progressão Continuada

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Apresentação em tema: "Progressão Continuada"— Transcrição da apresentação:

1 Progressão Continuada
Diretoria de Ensino Região de Mogi Mirim

2 Fundamentos legais Constituição Federal – artigo 205
LDB- Lei 9394/96 – artigo 24 Deliberação CEE 09/97: Artigo 1º - Fica instituído no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo o regime de progressão continuada, no ensino fundamental, com duração de oito anos. § 1º - O regime de que trata este artigo pode ser organizado em um ou mais ciclos.

3 Implantação do regime de p.c.
Ocorreu em 1998, com o objetivo de assegurar a permanência com sucesso dos alunos na escola, ampliando as possibilidades de avanço e respeito à aprendizagem individual, reduzindo a exclusão social e a elitização.

4 Previsões necessárias para a implantação (Delib. cee 09/97)
Artigo 1º - § 3º - O regime de progressão continuada deve garantir a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, o qual deve ser objeto de recuperação contínua e paralela, a partir de resultados periódicos parciais e, se necessário, no final de cada período letivo.

5 O regime de p.c. deve prever mecanismos que assegurem: (Delib. 09/97)
I - avaliação institucional interna e externa; II - avaliações da aprendizagem ao longo do processo, conduzindo a uma avaliação contínua e cumulativa da aprendizagem do aluno, de modo a permitir a apreciação de seu desempenho em todo o ciclo; III - atividades de reforço e de recuperação paralelas e contínuas ao longo do processo e, se necessárias, ao final de ciclo ou nível; IV - meios alternativos de adaptação, de reforço, de reclassificação, de avanço, de reconhecimento, de aproveitamento e de aceleração de estudos; V - indicadores de desempenho;

6 O regime de p.c. deve prever mecanismos que assegurem: (Delib. 09/97)
VI - controle da frequência dos alunos; VII - contínua melhoria do ensino; VIII - forma de implantação, implementação e avaliação do projeto; IX - dispositivos regimentais adequados; X - articulação com as famílias no acompanhamento do aluno ao longo do processo, fornecendo-lhes informações sistemáticas sobre frequência e aproveitamento escolar.

7 Argumentos favoráveis à implantação da P.C.:
Equidade na prestação de serviços educacionais. A classe menos favorecida sempre foi a mais prejudicada com a repetência. Toda criança é capaz de aprender. Modalidades alternativas do processo ensino- aprendizagem e de revisão sobre o percurso escolar.

8 A Progressão Continuada é baseada na teoria sócio-construtivista que acredita na construção do conhecimento pelo aluno. Essa construção ocorre de maneira individual e da relação que o sujeito troca com o meio e com o outro sujeito. O regime prevê a construção do conhecimento pelo aluno de forma contínua e constante no decorrer das séries e dos ciclos. As aprendizagens diferenciadas dos alunos são desenvolvidas no decorrer dos ciclos, sem interrupções. Com a P.C., o paradigma da educação passa a ser a cultura do sucesso escolar e não mais a cultura da repetência.

9 Como fica a Avaliação na p.C.
A avaliação passa a ser um processo contínuo e vivo, onde deixa de estabelecer uma sentença sobre o educando e passa a subsidiar a ação do professor para melhorar a aprendizagem. Deixa de ser um instrumento de disciplinamento para se tornar um instrumento de emancipação do educando. As notas atribuídas bimestralmente devem ser um sinalizador sobre o processo de desenvolvimento do aluno na escola. Espera-se, ao final do ano, que o aluno tenha adquirido as habilidades necessárias para o próximo ano, reforçando o que ficou em defasagem do ano anterior.

10 Resultado de pesquisa realizada com professores da rede estadual em 2000
No contexto da Progressão Continuada, você observou alguma mudança na motivação do aluno?

11 Resultado de pesquisa realizada com professores da rede estadual em 2000
Explique o que você entende por Progressão Continuada.


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