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Disciplina MAF1175 Estágio Supervisionado IV

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Apresentação em tema: "Disciplina MAF1175 Estágio Supervisionado IV"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina MAF1175 Estágio Supervisionado IV
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Av. Universitária 1.440, Setor Universitário Goiânia-GO, CEP: Fone:  Disciplina MAF1175 Estágio Supervisionado IV Prof. Dr. Julio Cesar Queiroz de Carvalho

2 Pesquisa Qualitativa: Os instrumentos de coleta de dados
Aula 4 Pesquisa Qualitativa: Os instrumentos de coleta de dados

3 Texto base: a entrevista
GIL, A. C., Métodos e técnicas de pesquisa social, 6ª ed., São Paulo: Atlas, 2008, p.100 – 135. a entrevista

4 Entrevista Uma forma de interação social Uma forma de diálogo assimétrico Uma das técnicas mais usadas “é bastante adequada para a obtenção de informações acerca do que as pessoas sabem, creem, esperam, sentem ou desejam, pretendem fazer, fazem ou fizeram, bem como acerca das suas explicações ou razões a respeito das coisas precedentes” (p. 109).

5 Entrevista VANTAGENS possibilita a obtenção de dados referentes aos mais diversos aspectos da vida social; é uma técnica muito eficiente para a obtenção de dados em profundidade acerca do comportamento humano; os dados obtidos são suscetíveis de classificação e de quantificação; não exige que a pessoa entrevistada saiba ler e escrever;

6 Entrevista possibilita a obtenção de maior número de respostas;
VANTAGENS possibilita a obtenção de maior número de respostas; Oferece maior flexibilidade, podendo esclarecer as perguntas ou fazer novas; possibilita captar a expressão corporal do entrevistado, bem como a tonalidade de voz e ênfase nas respostas.

7 Entrevista LIMITAÇÕES falta de motivação do entrevistado para responder as perguntas que lhe são feitas; a inadequada compreensão do significado das perguntas; o fornecimento de respostas falsas, determinadas por razões conscientes ou inconscientes; inabilidade ou mesmo incapacidade do entrevistado para responder adequadamente;

8 Entrevista LIMITAÇÕES a influência exercida pelo aspecto pessoal do entrevistador sobre o entrevistado; a influência das opiniões pessoais do entrevistador sobre as respostas do entrevistado; os custos com o treinamento de pessoal e a aplicação das entrevistas.

9 Estrutura Entrevista Informal Focalizada Menos estruturada;
Permite estudos exploratórios Oferecer visão geral do problema Focalizada Tão livre quanto a anterior Possui um tema específico Explora experiências vividas Pode ser individual ou em grupo Requer bastante habilidade Estrutura

10 Estrutura Entrevista Por pautas Estruturada Possui certa estruturação
Organiza-se em tópicos de interesse Faz-se poucas perguntas diretas Questões abertas e respostas livres Estruturada Relação fixa de questões, invariável Possibilita tratamento quantitativo Permite aplicação rápida Exige pouca preparação prévia Não permite análise em profundidade O instrumento é denominado formulário Estrutura

11 Condução Entrevista Preparação do roteiro
Numa entrevista informal, basta definir os tópicos de interesse; Já nas entrevistas estruturadas, esse processo assemelha-se bastante à redação do questionário; As questões devem possibilitar ao entrevistador e entrevistado uma leitura clara; Questões polêmicas e/ou pessoais devem permitir que o entrevistado responda sem constrangimentos Condução

12 Condução Entrevista Preparação do roteiro
As questões devem ser ordenadas de maneira a favorecer o rápido engajamento do respondente na entrevista, bem como a manutenção do seu interesse Condução

13 Estabelecimento do contato inicial
Entrevista Estabelecimento do contato inicial Ser apresentar previamente, quando possível, ao entrevistador, agendando com antecedência a entrevista; Iniciar a conversação de forma descontraída, criando um ambiente amistoso a entrevista; Em seguida deve-se apresentar os objetivos da entrevista, transmitindo confiança e discrição; Iniciar as questões. Condução

14 Formulação das perguntas
Entrevista Formulação das perguntas só devem ser feitas perguntas diretamente quando o entrevistado estiver pronto para dar a informação desejada e na forma precisa; devem ser feitas em primeiro lugar perguntas que não conduzam à recusa em responder; deve ser feita uma pergunta de cada vez; as perguntas não devem deixar implícitas as respostas; Condução

15 Formulação das perguntas
Entrevista Formulação das perguntas convém manter na mente as questões mais importantes até que se tenha a informação adequada sobre elas; assim que uma questão tenha sido respondida, deve ser abandonada em favor da seguinte. Condução

16 Estímulo a respostas completas
Entrevista Estímulo a respostas completas Frequentemente, a pergunta provoca uma resposta incompleta ou obscura; Perguntas do tipo: “você não acha que...”, devem ser evitadas; O mais adequado seria: “qual sua ideia com relação a esse ponto?”, por exemplo; E quando o entrevistado responde “não sei”? O entrevistador deve estimulá-lo a responder, sem induzir a resposta: “sei que é um tema delicado, mas gostaria que falasse um pouco mais sobre ele...”. Condução

17 Condução Entrevista Manutenção do foco
Deve-se evitar tratar de assuntos delicados com o entrevistado, como por exemplo, política, futebol, religião e sexualidade; Caso ocorra de o entrevistado introduzir tais assuntos, trate com respeito, deixe o entrevistado conduzir o diálogo e procure voltar ao foco o mais rápido possível; Condução

18 Registro das respostas
Entrevista Registro das respostas Registro escrito durante a entrevista, por meio de notas; Com o auxílio de um gravador de voz, desde que com o consentimento do entrevistado; Evitar a anotação posterior, pois poderá incorrer em: problemas com as limitações da memória e distorções de informações; Caso seja necessário interromper as anotações durante a entrevista, anotá-las logo após a entrevista. Condução

19 Atividade Que cuidados você tomaria para estabelecer uma relação de empatia, numa entrevista que tenha por objetivo a obtenção de dados acerca de hábitos alimentares? Que cuidados você tomaria para estabelecer uma relação de empatia, numa entrevista que tenha por objetivo a obtenção de dados acerca do consumo de drogas lícitas e ilícitas na escola? Elabore um roteiro de entrevista para responder as questões de pesquisa de seu projeto


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