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O PEDIATRA E OS MEIOS ELETRÔNICOS
Faculdade de Medicina MED 02207 Felipe Otesbelgue, Fernanda Menegotto, Lucas Di Marco, Luthiele Vasconcellos, Manoela Ceretta, Mauricio Huve, Rafaela Dias, Rafael Caetani, Roberto Zago e Vitor Zinn.
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Novas mídias X Mídias clássicas
A televisão ainda é o meio prevalente na vida dos jovens. As mídias quando usadas corretamente podem constituir-se um instrumento atrativo de ensino.
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Novas mídias X Mídias clássicas
Na última década ganhou importância a internet, que expõe os jovens a conteúdos em uma velocidade muito maior, com efeitos ainda imprevisíveis sobre a saúde das crianças.
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Tempo A Academia Americana de Pediatria recomenda que não se exceda duas horas de acesso a meios eletrônicos, o tempo da criança deve ser preenchido com outras atividades que possibilitarão seu desenvolvimento pleno.
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Tempo A Fundação Kaiser Family fez um estudo em 2010 que mostra que crianças e adolescentes passam cerca de 7 horas/dia em frente aos meios eletrônicos.
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Consequências A exposição excessiva pode levar a:
Distúrbios de sono e crescimento; Comportamentos violentos, ansiedade e medo;
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Obesidade; Atividade sexual precoce; Déficits de linguagem; Cyberbullying.
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Violência A exposição à violência pode formar adultos violentos?
Sim, avaliações feitas com populações infantis demonstram haver uma correlação entre exposição à violência nos meios eletrônicos e comportamentos violentos. Há também o risco de banalização do ato violento.
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Obesidade A alimentação em frente a TV aumenta consideravelmente a quantidade de alimento ingerida; Crianças influenciam os pais a comprarem alimentos que veem em comerciais; Os comerciais geralmente apresentam alimentos ricos em sódio, açúcar e gorduras.
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Drogas A indústria do entretenimento passa a imagem de que o uso de drogas é “normal”, o que estimula a criança a buscá-las.
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Conteúdo Sexual A exposição de crianças a conteúdo sexual pode estimulá-la a prática sexual precoce; Aumentam os riscos de DST’s e gravidez na adolescência.
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Cyberbullying Os meios eletrônicos abrem espaço para agressões virtuais; A criança pode atuar tanto como agredido quanto como agressor.
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Orientações para os pais
Observar: estar atento ao que as crianças estão sendo expostas; Participar: orientar o conteúdo e passar algum tempo junto da criança; Limitar: estabelecer limites de tempo e conteúdo.
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Orientações para o pediatra
Orientar os pais sobre como agir; Buscar conscientizar a criança sobre o uso dos meios eletrônicos; Deve incluir em suas rotinas a orientação sobre a interação com os meios eletrônicos.
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Bibliografia Media Education, Pediatrics 2010
Media Use by Children Younger Than 2 Years, Pediatrics 2011 Reportagens sobre o tema da revista VEJA publicadas em 2010 Strasburger, Victor C., Jordan, Amy B., Donnerstein, Ed; Health Effects of Media on Children and Adolescents, Pediatrics 2010
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