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“Panorama da obesidade infantil e da publicidade de alimentos dirigida às crianças no Brasil” Isabella Henriques www.alana.org.br 1.

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1 “Panorama da obesidade infantil e da publicidade de alimentos dirigida às crianças no Brasil”
Isabella Henriques 1

2 O problema: a obesidade infantil no Brasil
“ O excesso de peso e a obesidade são encontrados com grande frequência, a partir de 5 anos de idade, em todos os grupos de renda e em todas as regiões brasileiras” Fonte: POF divulgada em realizada pelo IBGE em parceria com o Ministério da Saúde Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA 2

3 1 em cada 3 crianças de 5 a 9 anos está acima do peso
O problema: a obesidade infantil no Brasil 1 em cada 3 crianças de 5 a 9 anos está acima do peso Sobrepeso dobrou nos últimos 34 anos Sobrepeso já atinge 33,5% da população de 5 a 9 anos Fonte: POF divulgada em realizada pelo IBGE em parceria com o Ministério da Saúde Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA 3

4 30% das crianças de até 12 anos têm sobrepeso
O problema: a obesidade infantil no Brasil 30% das crianças de até 12 anos têm sobrepeso 15% das crianças de até 12 anos sofrem de obesidade Fonte: Ministério da Saúde Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA 4

5 50% das crianças obesas devem levar a obesidade para a vida adulta
O problema: a obesidade infantil no Brasil 50% das crianças obesas devem levar a obesidade para a vida adulta 80% dos adultos obesos devem permanecer obesos por toda a vida Fonte: RECIIS, Vol. 4, Nº 4 – Políticas de comunicação, democracia e cidadania, Machado Henriques. Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA 5

6 O problema: a obesidade infantil no Brasil
Somente 38,3% das crianças entre 5 e 10 anos consomem frutas, legumes e verduras em sua dieta alimentar Nessa faixa etária 26,6% dizem consumir balas, biscoitos recheados e outros doces de 5 a 7 vezes por semana Fonte: Ministério da Saúde Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA 6

7 O problema: a obesidade infantil no Brasil
Fonte: Pesquisa DataFolha – Janeiro 2010

8 Fator de risco: a publicidade dirigida às crianças
“A questão a ser estudada não é mais se a publicidade leva a obesidade e ao sobrepeso infantis, mas sim em que medida” - Proibição total reduziria o número de crianças obesas em percentuais que poderiam variar de 14,2% a 33,3% Fonte: Veerman et al. – European Journal of Public Health, v. 19, n. 4, 2009 Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA 8

9 Fator de risco: a publicidade dirigida às crianças
Mais de 70% das publicidades impressas e de TV é de fast food, guloseimas, sorvetes, refrigerantes e sucos artificiais A publicidade de alimentos é a 2ª colocada do total de publicidade na TV voltada ao público infantil só atrás da de brinquedos Fontes: Ministério da Saúde e Observatório de Mídia da Universidade Federal do Espírito Santo (Natal 2011) Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA 9

10 Fator de risco: a publicidade dirigida às crianças
Crianças influenciam em 92% das compras de alimentos, tendo como fatores determinantes, em ordem de colocação: - publicidade na TV - personagem famoso - embalagem Fonte: Interscience – Informação e Tecnologia Aplicada – Out. 2003 Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA 10

11 Fator de risco: a publicidade dirigida às crianças
Fonte: Pesquisa DataFolha – Maio 2011

12 Fator de risco: a publicidade dirigida às crianças
Bastam 30 segundos para uma marca de alimentos influenciar uma criança. Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA Fonte: Associação Dietética Norte Americana - Borzekowiski / Robinson 12

13 Tempo médio diário que a criança brasileira assiste TV *
O volume e a falta de controle da publicidade às crianças 5h 17m 09s Tempo médio diário que a criança brasileira assiste TV * X 3h 15m Tempo médio diário de permanência na escola de estudantes de 0 a 17 anos ** Fontes: * Painel Nacional de Televisores (IBOPE/2011) – crianças entre 4 e 11 anos, classe ABC. ** FGV – Centro de Políticas Sociais: TEP – Tempo de Pemanência na Escola / população brasileira em Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA 13

14 O volume e a falta de controle da publicidade às crianças
Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA Fonte: Levantamento Projeto Criança e Consumo – Dia das Crianças 2010 14

15 57% das crianças de 3 a 11 anos acessam a Internet com frequência
O volume e a falta de controle da publicidade às crianças Criança representa 14% do total de 28,5 milhões de usuários da Internet 57% das crianças de 3 a 11 anos acessam a Internet com frequência 76% das crianças de 8 a 11 acessam a Internet com frequência Fontes: Ibope Nielsen e Datafolha Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA 15

16 O volume e a falta de controle da publicidade às crianças
Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA 16

17 O volume e a falta de controle da publicidade às crianças
Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA 17

18 Regulação da publicidade
A solução: necessidade ações coordenadas Papel preponderante do Estado na efetivação do melhor interesse da criança: Regulação da publicidade Incentivo à atividades físicas Melhoria da qualidade dos alimentos Campanhas educativas para alimentação saudável Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA 18

19 Política da redução de Sódio: tímida
O existe e o que já foi feito: tentativas Política da redução de Sódio: tímida Resolução CNS nº 408/2008: diretrizes RDC nº 24/2010 da Anvisa: questionada PLS nº 150/2009: em andamento PL nº 193/2008 (ALESP): em andamento PL nº 131/11 (Câmara Municipal BH): vetado Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA 19

20 Multa do Procon de R$3,1 mi ao Mc Donald´s
O existe e o que já foi feito Multa do Procon de R$3,1 mi ao Mc Donald´s Perguntar quantas pessoas na sala preferiam ver TV a brincar – contar do caderno de turismo Confessar que brinquei muito com a Barbei e que fui mais de uma vez na Disney. Eu já comprei uma Hello Kity para minha enteada. A relação que os adultos tem com consumo e a importância que dão a isso é o que conta. AJUDAR A SOCIEDADE BRASILEIRA A REAGIR CONTRA A TENDÊNCIA DE SE TORNAR MATERIALISTA E EXCESSIVAMENTE CONSUMISTA 20

21 O que falta ser feito? Compromisso real e eficaz com a infância: - Prioridade absoluta em todas as instâncias decisórias de políticas públicas - Garantia da responsabilidade constitucional compartilhada: Estado, família e sociedade

22 facebook.com/criancaeconsumo youtube.com/criancaeconsumo
OBRIGADA! @criancaeconsumo facebook.com/criancaeconsumo youtube.com/criancaeconsumo 22


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