A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVISÃO P1- 7º Ano Ta feliz? Viva a GEOGRAFIA!.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVISÃO P1- 7º Ano Ta feliz? Viva a GEOGRAFIA!."— Transcrição da apresentação:

1 REVISÃO P1- 7º Ano Ta feliz? Viva a GEOGRAFIA!

2 Brasil – Chegada dos portugueses.
Por que os portugueses só começaram a colonização em 1530? Perdeu o domínio do comércio de especiarias. Necessidade de ocupar o imenso território, que já estava sendo ameaçado.

3 Brasil – Início da exploração
O que foi o Tratado de Tordesilhas – 1494 ? Até 370 léguas a Oeste de cabo Verde Seria de Portugal! O que foram as Capitanias Hereditárias? Primeiro projeto administrativo do Brasil. Implantado pela coroa portuguesa para proteger, colonizar e cultivar as terras brasileiras. Para tanto, o território foi dividido em 12 faixas que foram cedidas a pessoas influentes de Portugal.

4 Brasil – Fuga da Família Real
Quais foram as vantagens proporcionadas pela chegada da Família real ao Brasil: Abertura dos portos Melhoria da infra-estrutura Criação do banco do Brasil Controle das revoltas populares

5 Brasil – Seus limites territoriais.
O que é um país? Podemos considerar que um país é formado por seu POVO, também chamado de nação, da qual se origina um GOVERNO, responsável por criar uma série de instituições e definições de leis que serão seguidas dentro de um TERRITÓRIO. SUPER IMPORTANTE!!! Fatos importantes: Abolição da escravatura 1888 Isso atraiu imigrantes europeus. Proclamação da República 1889 Deu ao Brasil autonomia política para reivindicar seus interesses. Tratados e acordos feitos no final do século XIX e início do XX pelo advogado Barão do Rio Branco.

6 Brasil – Tratados e acordos Fronteiras internacionais!
A QUESTÃO DO AMAPÁ X O presidente suíço julga o caso com base no tratado de Ultrech. 1900

7 Brasil – Tratados e acordos –
Fronteiras internacionais A QUESTÃO DE PALMAS X O árbitro da questão foi o governo dos EUA – Presidente Grover Cleveland A argentina reivindica essas terras com base no tratado de Madri.

8 Brasil – Tratados e acordos Fronteiras internacionais
ACRE X TRATADO DE PETRÓPOLIS Em 1903 Questões seringueiras Por 2 milhões de libras esterlinas, uma parcela do estado do Mato Grosso, Construção da ferrovia Madeira-Mamoré.

9 Brasil – Limites internos
República dos Estados Unidos do Brasil (Até 1967) Em 1940 contava com 20 estados + Distrito federal e território do Acre. Fatos importantes: Em 1960 a capital sai do Rio de Janeiro e vai para a cidade de Brasília.

10 Brasil – Limites internos
Fatos importantes: Criação de territórios: AMAPÁ – RORAIMA (Rio Branco) – RONDÔNIA. Em 1962 o Acre se torna estado. Em 1977 Mato Grosso foi dividido em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Dificuldades de desenvolver uma região muito grande.

11 Brasil – Limites internos
Fatos importantes: Em 1981 o território de Rondônia foi elevado à categoria de estado. Em 1988 criação do estado de Tocantins e elevação de Rorâima e Amapá à categoria de estado. Também nesse ano, Fernando de Noronha passou a ser distrito de Pernambuco.

12 CARACTERÍSTICAS NATURAIS: LITOSFERA
BRASIL CARACTERÍSTICAS NATURAIS: LITOSFERA

13 PONTOS EXTREMOS DO BRASIL

14 TERRITÓRIO BRASILEIRO
GEOLOGIA DO TERRITÓRIO BRASILEIRO Escudos Cristalinos: Os escudos cristalinos (ou crátons) são formados por rochas muito antigas, do pré-cambriano, um período geológico que se estende desde a formação do planeta. É composto por rochas magmáticas e metamórficas. Bacia sedimentar: Os sedimentos se acumularam quando transportados por ação dos rios e dos ventos. As camadas foram se sobrepondo durante milhares de anos.

15 BRASIL RELEVO BRASILEIRO PLANALTOS PLANÍCIES DEPRESSÕES
Dividido em TRÊS grandes unidades: PLANALTOS PLANÍCIES DEPRESSÕES Os planaltos podem ser: Sedimentares ou Cristalinos O QUE SÃO ESCARPAS? São espécies de degraus no terreno, podendo atingir desníveis elevados.

16 São regiões com pouca ou nenhuma variação de altitude.
BRASIL RELEVO BRASILEIRO PLANÍCIES São regiões com pouca ou nenhuma variação de altitude. São formadas, principalmente por sedimentos desgastados e de regiões mais elevadas, que vão se acumulando.

17 BRASIL – RECURSOS MINERAIS
Minerais são as substâncias que ocorrem na natureza, no estado sólido, com uma composição química definida e de origem natural. Quando é utilizado economicamente passa a se chamar minério. O Brasil é um dos maiores exploradores e exportadores de minério do mundo.

18 BRASIL – RECURSOS MINERAIS
O Brasil precisa ampliar a indústria de processamento de minerais! Regiões brasileiras que merecem destaque na extração de minerais: Carajás - PA Quadrilátero ferrífero - MG

19 BRASIL – PETRÓLEO (Brasil-Mundo)
O Brasil é apenas o 17º com 12,8

20 BRASIL – PETRÓLEO (PRÉ-SAL)

21 BRASIL Solo Brasileiro 1º EUA 2º UE 3º Brasil 4º Austrália 5ª China
Maiores produtores agrícolas do mundo: 1º EUA 2º UE 3º Brasil 4º Austrália 5ª China Vantagens que o Brasil possui: Posição das nossas terras (zona intertropical). Extensão do território (maior área cultivável do mundo). Principais produtos de Exportação agrícola do Brasil: Café, Açúcar, Suco de Laranja e os derivados da Soja (farelo de soja e óleo).


Carregar ppt "REVISÃO P1- 7º Ano Ta feliz? Viva a GEOGRAFIA!."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google