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EDUCAÇÃO FÍSICA PROF: Normando Barbosa

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Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO FÍSICA PROF: Normando Barbosa"— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO FÍSICA PROF: Normando Barbosa
AVALIAÇÃO FÍSICA

2 CONCEITO O que é Avaliação Física? É um processo que utiliza medidas para obter resultados do perfil físico do individuo para elaborar um programa de exercícios físico adequados às suas condições e limitações.

3 A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO FÍSICA
É importante ter em mente que cada pessoa tem estatura, peso , composição corporal, condição fisica e articular diferentes. Além disso, as pessoas procuram a atividade física com expectativa, preferência e objetivos diversos. Tudo isso deve ser levado em conta na montagem de um programa de atividades físicas para que haja resultado satisfatório. Fazer exercícios físicos sem a realização de uma avaliação física é como tomar medicação sem realizar exames diagnósticos que identifiquem o que o paciente tem e qual o tipo de tratamento adequado, ou seja, os resultados nunca serão satisfatórios e poderá ocasionar riscos à saúde.

4 PARÂMETROS PARA AVALIAÇÃO FÍSICA
Massa corporal;    Estatura;    Anamnese;    Teste de flexibilidade;     Medidas antropométricas;     Medidas da pressão arterial e frequência cardíaca;     Avaliação postural;     Mensuração do VO2 máx;     Índice de massa corporal;     Dobras cutâneas;    Percentual de gordura.

5 ANAMNESE Podemos dizer que o processo de avaliação física inicia pela anamnese, pois é nesse momento que o avaliador começa a “saber mais” a respeito do avaliado e, por isso, é necessário que aproveite-o para obter o máximo de informações possível para a realização dos testes e para a própria prescrição dos exercícios físicos.

6 TESTE DE FLEXIBILIDADE
A flexibilidade desempenha um papel importante em numerosas modalidades desportivas, além de exercê-lo também na vida diária, pois está diretamente relacionada à realização de tarefas simples do dia-a-dia à manutenção da autonomia. Um único teste não é capaz de avaliar generalizadamente a flexibilidade corporal total; desta forma, existem vários testes para medir ou fornecer indicativos dos níveis de flexibilidade em uma articulação ou em um grupo de articulações, como o eletrogoniômetro, o flexímetro, o flexiteste, o teste de "sentar e alcançar", entre outros.   Nos programas de exercícios físicos para promoção da saúde os testes mais utilizados para avaliação desta variável da aptidão física são o teste de sentar e alcançar e a fleximetria.   O teste de "sentar e alcançar" proposto por Wells e modificado por Camaione; fornece um indicativo da flexibilidade da articulação coxo-femoral, mas não pode ser considerado como um teste que mede a flexibilidade, já que a medida da amplitude articular se dá em graus e, neste teste, obtemos apenas o valor em centímetros do deslocamento do tronco. Mesmo assim, este ainda é um dos teste mais utilizados nas baterias de avaliação da aptidão física.  

7 Para a realização do teste necessitaremos de uma caixa de madeira medindo 30,5 cm x 30,5 cm x 30,5 cm, sendo que na parte superior, onde se localiza a escala, haverá um prolongamento de 26,0 cm e o 23º cm da escala coincidirá com o ponto onde o avaliado toca a planta dos pés; o avaliado sentará com os joelhos estendidos, tocando os pés descalços na caixa sob a escala, em seguida posicionará as mãos uma sobre a outra na escala, com os cotovelos estendidos, e executará uma flexão do tronco à frente, registrando-se o ponto máximo, em centímetros, atingido pelas mãos.

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9 AVALIAÇÃO POSTURAL O objetivo aqui será tentar identificar aqueles desvios mais evidentes a fim de evitar a prescrição de exercícios que possam vir a agravá-los, além de encaminhaR o aluno a um especialistas quando percebermos que estes desvios parecerem importantes. Com a utilização do Simetrógrafo poderemos identificar os desvios posturais mais evidentes, por meio da observação de pontos anatômicos específicos que permitirão identificar possíveis assimetrias decorrentes desta alteração postural.

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11 DOBRAS CUTÂNEAS A dobra cutânea é uma medida da espessura de duas camadas de pele e a gordura subcutânea adjacente. Várias dobras cutâneas podem ser avaliadas isoladamente ou em conjunto. Entre estas, podemos citar as dobras cutâneas tricipital, bicipital e da panturrilha, indicadoras de gordura periférica, e as dobras subescapular e suprailíaca, indicadoras de gordura central. A dobra cutânea mais utilizada em crianças é a tricipital. Devido à existência de uma relação entre gordura subcutânea e gordura corporal total, a soma de várias dobras cutâneas pode ser utilizada para estimar a gordura corporal total.

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13 IMC IMC significa Índice de Massa Corporal e trata-se de uma medida do nível de gordura de cada pessoa. É uma media de referência internacional reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde). O método de cálculo do IMC é simples e rápido e permite uma avaliação geral para definir se uma pessoa se encontra em risco de obesidade. Para determinar o IMC, basta dividir o peso do indivíduo (massa) pela sua altura ao quadrado. A massa deve ser definida em quilogramas (kg) e a altura em metros.

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15 CINTURA QUADRIL Estudos científicos relacionam futuras doenças e risco à saúde com a quantidade de gordura depositada em determinadas partes do corpo, como na região abdominal (barriga). Esse teste é uma das formas de quantificar o risco à saúde de homens e mulheres de acordo com os depósitos de gorduras.

16 CIRCUNFERÊNCIA DA CINTURA
Por intermédio de uma fita métrica aferir a circunferência do abdômen na altura do umbigo, coletar a medida em centímetros (cuidado para que a fita fique bem posicionada, sem dobras e alinhada horizontalmente), a fita não deve ser apertada e sim somente colocada na barriga.

17 CIRCUNFERÊNCIA DA CINTURA
Por intermédio de uma fita métrica aferir a circunferência do quadril na altura da maior circunferência das nádegas, coletar a medida em centímetros (cuidado para que a fita fique bem posicionada, sem dobras e alinhada horizontalmente), a fita não deve ser apertada e sim somente colocada no quadril.

18 PROTOCOLO (ICQ)

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20 BOM DIA


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