A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colonização Portuguesa na América

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colonização Portuguesa na América"— Transcrição da apresentação:

1 Colonização Portuguesa na América

2 Fracasso das capitanias hereditárias
Apenas a divisão em capitanias hereditárias não foi suficiente para impedir a invasão da colônia portuguesa por outros países. As capitanias que deram certo (São Vicente e Pernambuco) contaram com a produção de cana-de- açúcar e com o apoio de indígenas. Em 1548 a Coroa Portuguesa decidiu passar a comandar a colonização – CRIAÇÃO DO GOVERNO GERAL.

3 Governo Geral Por que Portugal mudou de ideia sobre a colonização?
Descoberta de prata no interior da América Espanhola; Declínio do comércio português na África e na Ásia; Tentativas de invasão francesas. O Governador Geral passa a comandar todas as capitanias com auxílio do ouvidor-mor (justiça), do capitão- mor (defesa) e do provedor-mor (finanças) Capital: Salvador na Capitania da Bahia de Todos os Santos.

4 Governo Geral e PRIMEIROS CONFLITOS
1549 – Chegada dos primeiros escravos e de muitos jesuítas. As primeiras invasões francesas e os conflitos com os indígenas:

5 Câmaras municipais Governo Geral limitou o poder dos Capitães Donatários e criou nas vilas as Câmaras Municipais (vereadores cuidavam dessas Câmaras – eram escolhidos pelo rei e eram chamados de “homens- bons”).

6 Aliança com a Igreja e A Inquisição no brasil
Colonização do Brasil coincide com a Contrarreforma na Europa. Inúmeros jesuítas vieram para o Brasil e fundaram missões catequizadoras. Tiveram um papel fundamental na colonização, mas tiveram atritos com colonizadores. O Tribunal da Santa Inquisição também agiu na colônia, controlando a vida dos nativos e dos colonos. Membros da Igreja realizavam as chamadas visitações ao Brasil.


Carregar ppt "Colonização Portuguesa na América"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google