Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
PNAIC 2018- Ensino Fundamental
Produção de textos Formadoras- Samantha Guedes, Édila Dantas, Barbara Leal, Patrícia Lancellotti e Raquel Caparroz
2
Objetivos Apreciar uma situação de leitura em voz alta;
Refletir sobre a concepção de produção de textos e de apropriação da linguagem escrita no âmbito da escola; Revisitar os direitos de aprendizagem, levando em consideração a produção de textos escritos como um dos eixos necessários para o desenvolvimento linguístico dos alunos; Refletir sobre o ensino e a aprendizagem de produção de textos escritos na escola, considerando os objetivos didáticos; Aprofundar as ideias em relação ao contexto de produção de textos nas situações didáticas desenvolvidas em sala de aula.
3
Leitura de deleite- Olavo Bilac
Certa vez, um grande amigo do poeta Olavo Bilac queria muito vender uma propriedade, de fato, um sítio que lhe dava muito trabalho e despesa. Reclamava que era um homem sem sorte, pois as suas propriedades davam-lhe muitas dores de cabeça e não valia a pena conservá-las. Pediu então ao amigo poeta para redigir o anúncio de venda do seu sítio, pois acreditava que, se ele descrevesse a sua propriedade com palavras bonitas, seria muito fácil vendê-la. E assim Olavo Bilac, que conhecia muito bem o sítio do amigo, redigiu o seguinte texto:
4
“ Linda Propriedade Vende-se encantadora propriedade onde cantam os pássaros, ao amanhecer, no extenso arvoredo. É cortada por cristalinas e refrescantes águas de um ribeiro. A casa, banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranquila das tardes, na varanda.“ Olavo Bilac Meses depois, o poeta encontrou o seu amigo e perguntou-lhe se tinha vendido a propriedade. "Nem pensei mais nisso", respondeu ele. "Quando li o anúncio que você escreveu, percebi a maravilha que eu possuía." Algumas vezes, só conseguimos enxergar o que possuímos quando pegamos emprestados os olhos alheios.
11
Conversa Quais os desafios enfrentados por uma pessoa ao produzir um texto? Que escolhas são imprescindíveis a quem escreve?
12
Desafios enfrentados Escolhas imprescindíveis
14
Sugestões de intervenções textuais:
26
Vídeo reflexivo
27
Análise de diferentes gêneros textuais: Levantamento das dificuldades
Dinâmica em grupo. Análise de diferentes gêneros textuais: Levantamento das dificuldades Intervenções necessárias
28
Canetinha, tesoura, cola e lanterna (turma da noite).
Avaliação do encontro Para a próxima aula. Trazer: Canetinha, tesoura, cola e lanterna (turma da noite).
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.