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CONSTRUÇÃO DE QUADRILÁTEROS

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Apresentação em tema: "CONSTRUÇÃO DE QUADRILÁTEROS"— Transcrição da apresentação:

1 CONSTRUÇÃO DE QUADRILÁTEROS
Aula 05 CONSTRUÇÃO DE QUADRILÁTEROS E TRAPÉZIOS

2 CONSTRUÇÃO DE QUADRILÁTEROS E TRAPÉZIOS
1 Construir um quadrado sendo conhecido o seu lado AB. Construir um quadrado conhecendo-se a soma da sua diagonal com um lado. 2 Construir um quadrado conhecendo-se a diferença entre a sua diagonal e o lado. 3 Construir um retângulo, conhecendo-se a medida de suas diagonais e o ângulo por elas formado. 4 5 Construir um losango conhecendo-se o seu lado e a sua diagonal. Construir um trapézio isósceles conhecendo-se a base maior e a medida dos lados não paralelos. 6 Construir um trapézio retângulo conhecendo-se sua base maior, sua altura e o ângulo agudo. 7 Construir um trapézio conhecendo-se suas bases e suas diagonais. 8

3 1. CONSTRUIR UM QUADRADO CONHECENDO-SE O SEU LADO “AB”.
1. Seja dado o segmento de reta AB o lado do quadrado. 2. Traça-se uma perpendicular ao seguimento “AB” passando pelo o ponto “A” 3. Com centro em “A” abertura igual ao lado AB traça-se um arco de circunferência obtendo o ponto “C” sobre a perpendicular. 4. Com centro em “B” a mesma abertura traça-se um arco de circunferência. 5. Com centro em “C” a mesma abertura traça-se um arco de circunferência obtendo o ponto “D”. 6. Une-se os pontos A, B, C e D obtendo assim a construção do quadrado. Início / Aula

4 2. CONSTRUIR UM QUADRADO CONHECENDO-SE A SOMA DA
SUA DIAGONAL COM UM LADO. G F H I C A B D 1. Constrói-se um quadrado ABCD com lado igual a 25 mm. 2. Traça-se a diagonal do quadrado prolongando-a. 3. Transporta-se a soma da diagonal com o lado ou seja o segmento S para a diagonal do quadrado obtendo o ponto E. 4. Com centro em “C” abertura CB traça-se um arco de circunferência obtendo o ponto F sobre o prolongamento da diagonal. 5. Une-se o ponto F ao ponto B. 6. Em seguida traça-se uma paralela a FB passando pelo ponto E obtendo o ponto “G” sobre o prolongamento do lado AB. 7. Constrói-se um quadrado com lado igual ao segmento AG, o quadrado AGHI. Início / Aula

5 I H D C E F G A B 3. CONSTRUIR UM QUADRADO CONHECENDO-SE A DIFERENÇA
ENTRE SUA DIAGONAL E O LADO. I H A B C D E F G 1. Constrói-se um quadrado ABCD com lado igual a 25 mm. 2. Traça-se a diagonal do quadrado prolongando-a. 3. Transporta-se a diferença entre a diagonal e o lado ou seja o segmento “d” para a diagonal do quadrado obtendo o ponto E. 4. Com centro em “C” abertura CB traça-se um arco de circunferência obtendo o ponto F sobre o prolongamento da diagonal. 5. Une-se o ponto F ao ponto B. 6. Em seguida traça-se uma paralela a FB passando pelo ponto E obtendo o ponto “G” sobre o prolongamento do lado AB. 7. Constrói-se um quadrado com lado igual ao segmento AG, o quadrado AGHI. Início / Aula

6 4. CONSTRUIR UM RETÂNGULO, CONHECENDO-SE A MEDIDA DE SUAS DIAGONAIS E O ÂNGULO POR ELAS FORMADO.
B 2 O 1 A B 1. Seja o segmento de reta “AB” a medida da diagonal do retângulo. 2. Traça-se a Mediatriz do segmento AB, determinando o seu ponto médio “O”. 3. Transporta-se o ângulo para o ponto médio “O”. 4. Com centro em “O” abertura OA ou OB descreve-se uma circunferência obtendo os pontos C e D sobre lado do ângulo transportado. 5. Une-se os ponto A, D, B e C, obtendo a construção do retângulo. Início / Aula

7 5. CONSTRUIR UM LOSANGO CONHECENDO-SE O SEU LADO E SUA DIAGONAL MAIOR.
B C D A B 1. Seja dado o segmento de reta AB a diagonal do losango. 2. Com centro em “A” abertura igual lado AC descreve-se arcos de circunferência, acima e abaixo da diagonal AB. 3. Com centro em “B” a mesma abertura descreve-se arcos de circunferência obtendo os pontos C e D. 4. Une-se os ponto A, D, B e C, obtendo assim a construção do losango. Início / Aula

8 6. CONSTRUIR TRAPÉZIO ISÓSCELES CONHECENDO-SE A SUA BASE
MAIOR E A MEDIDA DOS LADOS NÃO PARALELOS A B C C D O A B 1. Seja o segmento “AB” a base maior do trapézio. 2. Traça-se a sua mediatriz determinando o seu ponto médio “O”. 3. Com centro em O abertura OA ou OB descreve-se uma semi-circunferência. 4. Com centro em A e em B abertura AC medida dos lados não paralelos marca-se sobre a semi-circunferência os pontos C e D. 5. Une-se os pontos A, B, C e D construindo assim o trapézio isósceles. Início / Aula

9 D C A B 7. CONSTRUIR TRAPÉZIO RETÂNGULO CONHECENDO-SE A SUA BASE
MAIOR, SUA ALTURA E O ÂNGULO AGUDO. 45O A B C D D C 45O 4 2 3 1 A B 1. Seja o segmento de reta “AB” a base maior do trapézio. 2. Traça-se a uma perpendicular passando pela extremidade “A”. 3. Com centro em “A” abertura AC, igual a altura do trapézio marca-se o ponto C sobre a perpendicular. 4. Transporta-se o ângulo agudo para extremidade “B”. 5. Traça-se uma paralela a AB passando pelo ponto C obtendo o ponto D sobre o lado do ângulo agudo construindo assim o trapézio Retângulo. 6. Une-se os pontos A, B, D e C construindo assim o trapézio retângulo. Início / Aula

10 8. CONSTRUIR UM TRAPÉZIO CONHECENDO-SE SUAS
BASES E SUAS DIAGONAIS. C C D A B D A B D’ C’ 1. Sobre um segmento de reta qualquer transporta-se a base maior AB em seguida a base menor CD. 2. Com centro em A abertura AD comprimento da diagonal maior descreve-se um arco de circunferência. 3. Com centro em D’ abertura BC, comprimento da diagonal menor descreve-se um arco de circunferência obtendo o ponto D, une-se o ponto D’ ao ponto D. 4. Traça-se uma paralela a DD’ passando pelos pontos BC’. 5. Com centro em B abertura BC, comprimento da diagonal menor descreve-se um arco de circunferência obtendo o ponto C, ou traça-se uma paralela a ABC’D’ passando pelo ponto D e obtendo o ponto C, une-se os pontos A, B, D e C. Início / Aula


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