A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Responsável pela lubrificação do câmbio, e Balanceiro traseiro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Responsável pela lubrificação do câmbio, e Balanceiro traseiro"— Transcrição da apresentação:

1 Responsável pela lubrificação do câmbio, e Balanceiro traseiro
Responsável pela lubrificação do balanceiro dianteiro e do eixo.

2 Dutos de condução do Óleo para a parte de cima do motor.

3 Dutos de condução do Óleo para os dois eixos do Câmbio.
Muita atenção com esses retentores, pois se houver algum vazamento a lubrificação do eixo secundário será prejudicada Dutos de condução do Óleo para os dois eixos do Câmbio.

4 Tambor Seletor de marchas, montado. Não tem muito segredo.
Este parafuso, eu troquei para Allen, onde usinei a cabeça do parafuso para não pegar na campana da Embreagem. ATENÇÃO – Montar com Trava Rosca!!!!

5 Tambor Seletor já montado com os Eixos dos garfos seletores.

6 Atenção nas posições dos Garfos
Atenção nas posições dos Garfos. Todos eles tem a bucha para o mesmo lado, porém o lado que tem os dois garfos, os rebaixos são posicionados opostamente. Rebaixo Bucha Bucha Rebaixo Bucha

7 O posicionador do tambor seletor, também deverá ter trava rosca.
A trava do rolamento do tambor seletor e dos eixos dos garfos seletores, deve ser montado com trava rosca também. O posicionador do tambor seletor, também deverá ter trava rosca.

8 Com o Tambor seletor de marchas, próximo passo é posicionar o mancal do Virabrequim e analisar suas folgas e circuito de Lubrificação

9 Já estão instaladas as bronzinas na carcaça superior do motor.

10 Esta válvula controladora de fluxo, é responsável pela lubrificação do balanceiro traseiro, além de manter a pressão do óleo estável no sistema de lubrificação do câmbio. Quando for retirada a válvula, atentar para sujeiras ou problemas na válvula, é interessante fazer uma limpeza, ajuste e calibragem dos furos com calibradores de Gicles (são pequenas limas de várias medidas, são baratos e funcionam)

11 Quando for feito a montagem, é aconselhável colocar óleo de motor, para facilitar a montagem, não quebrar a peça ou riscar a válvula.

12 Este é o esquema de lubrificação até ir óleo para os mancais fixos do virabrequim. Após a etapa 4, é distribuído óleo para os três mancais fixos do virabrequim. 1- Pescador 4- Vem do filtro 3- Vai para o filtro 2-Bomba de Óleo

13 Envio de óleo para a parte de cima do motor
Esquema de lubrificação do mancal do virabrequim. Nesta parte é enviado óleo para a parte de cima do motor, e também óleo para a lubrificação dos Balanceiros. Envio de óleo para o Balanceiro traseiro e o câmbio. Aqui tem a válvula de controle de fluxo. Envio de óleo para a parte de cima do motor Envio de óleo para o balanceiro dianteiro e seu eixo

14 Posicionamento do Virabrequim, já com a corrente de comando
Posicionamento do Virabrequim, já com a corrente de comando. Nesta fase, o retentor do virabrequim deve ser montado com bastante cuidado, para não ficar dobrado ou fora do canal. Passar um pouco de óleo novo nos colos do virabrequim, para facilitar o ajuste.

15 Face de encosto para ajuste da folga axial.
Aqui será montado a engrenagem do Virabrequim, e a motora da bomba de óleo. A arruela de encosto entre a engrenagem e a carcaça, serve para ajuste da folga axial do virabrequim. Portanto é essencial que esteja tudo bem ajustado para não ter problemas futuros. Face de encosto para ajuste da folga axial. Encosto Engrenagem Bucha Engrenagem Parafuso

16 Encosto Engrenagem Bucha Engrenagem Parafuso O conjunto montado conforme o esquema anterior. É de suma importância que seja dado o torque correto (4,5 a 5,0 Kgm), para o ajuste correto da folga axial do Virabrequim.

17 A bomba de óleo é responsável, além da lubrificação de todo o motor, tem um dispositivo específico para lubrificar as engrenagens do Virabrequim e da Embreagem, portanto mais um ponto que precisa ser bem verificado. Esta parte da bomba, possui um canal extremamente pequeno, para ficar borrifando óleo no acoplamento das engrenagens.

18 Este é o pequeno canal mencionado no slide anterior.

19 O encaixe da bomba de óleo no mancal, essas partes ficam alinhadas, onde a bomba funciona como um tampão para o duto de óleo do mancal, mantendo assim a pressão de lubrificação dos mancais fixos do virabrequim. Portanto, é extremamente necessário que seja trocada a junta da bomba TODA vez que a mesma for desmontada.

20 Estas são as peças referentes ao balanceiro, nas respectivas posições.
Porca Trava do Eixo Corrente Balanceiro Dianteiro Eixo Trava Mola

21 Sequência de montagem da mola e trava do eixo do balanceiro.
1 2 3 Sequência de montagem da mola e trava do eixo do balanceiro.

22 Esse é o posicionamento após tensionar a mola
Esse é o posicionamento após tensionar a mola. Tem que ficar mais ou menos à 20° da parte inferior. Antes de tensionar a mola, o furo fica mais ou menos à 250° no sentido anti-horario, em relação ao posicionamento da foto. 20° + ou -

23 Para posicionar os balanceiros, precisa inicialmente posicionar o virabrequim com a marcação alinhada com a carcaça.

24 Após o alinhamento da marcação do virabrequim, alinhar a marcação TC do balanceiro dianteiro com a carcaça também, já com a corrente posicionada no balanceiro e virabrequim.

25 Após o alinhamento, eu sempre tento já alinhar o balanceiro traseiro e montar o mancal, para poder ter uma idéia se está correto o alinhamento. O balanceiro traseiro, precisa ficar com a marca TH paralela à carcaça. Após o alinhamento da marcação do virabrequim, alinhar a marcação TC do balanceiro dianteiro com a carcaça também, já com a corrente posicionada no balanceiro e virabrequim.

26 Alinhamento do balanceiro traseiro. Marca TH com a carcaça
Alinhamento do balanceiro traseiro. Marca TH com a carcaça. Na foto podemos ver que NÃO está alinhado, portanto precisamos corrigir isso.

27 O Alinhamento do Balanceiro dianteiro está correto, portanto precisamos apenas corrigir o alinhamento do balanceiro traseiro.

28 Depois que verificamos a necessidade do alinhamento do Balanceiro traseiro, retiramos o mancal, alinhamos manualmente o balanceiro traseiro, posicionando a corrente de acordo que fique com o alinhamento correto das marcas TC (balanceiro dianteiro) e TH (balanceiro traseiro), e encaixamos a corrente no Virabrequim, montando em seguida o mancal do virabrequim. Lembrando que o virabrequim tem que estar sempre com a marca alinhada com a Carcaça.

29 Aqui podemos ver a válvula de controle de fluxo do óleo, para a lubrificação do balanceiro traseiro e dos eixos Primário e Secundário do câmbio. Agora podemos montar o mancal novamente pois estão os dois balanceiros alinhados.

30 Existem 2 válvulas dessa, uma de cada lado da carcaça superior do motor. Elas são responsáveis pelo fluxo de óleo na parte de cima do motor, ou seja, cabeçote. É essencial ter toda a atenção nessas válvulas, pois se houver entupimento, prejudicará toda lubrificação no cabeçote, podendo comprometer diversas peças como: Comando de válvulas, balancins, válvulas, cabeçote, etc.

31 Depois que sair a ponta só puxar com um alicate de bico que ele sai sem problemas.
Para retirar a válvula que fica do lado direito do motor, só utilizar uma chave de fenda pequena, pelo orifício do sensor de pressão do óleo, e fazer uma alavanca, de modo que a válvula saia por cima. Assim como na segunda figura.

32 Esta é a válvula responsável pela lubrificação da parte de cima do motor. É necessário que seja muito bem limpa e desobstruído todos os furos, para que possa ter uma lubrificação perfeita no cabeçote.

33 A válvula do lado esquerdo, precisa ser retirada com um alicate de bico. Se estiver complicado retirar a válvula, só utilizar WD40, limpar bem com solvente antes, para retirar qualquer resquício de cola ou junta.

34 Aqui estão as duas válvulas, só limpá-las muito bem, e montar novamente.


Carregar ppt "Responsável pela lubrificação do câmbio, e Balanceiro traseiro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google