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Professor ADEMIR BASILIO

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Apresentação em tema: "Professor ADEMIR BASILIO"— Transcrição da apresentação:

1 Professor ADEMIR BASILIO
MATEMÁTICA1 Professor ADEMIR BASILIO

2 e administrar os seus bens
Uma breve história O homem sempre teve a necessidade de se organizar e administrar os seus bens de forma a não ser enganado.

3 Uma breve história O primeiro sistema de contagem foi as mãos.
Depois riscos em madeiras e ossos. Alguns utilizavam símbolos para representar quantidades.

4 Conjuntos numéricos -aula 1
CONJUNTO DOS NÚMEROS NATURAIS – N Tem como elementos números inteiros e positivos. CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS – Z Tem como elementos números inteiros positivos e negativos. CONJUNTO DOS NÚMEROS RACIONAIS - Q Tem como elementos números inteiros positivos e negativos, decimal finito e disma periódica. CONJUNTO DOS NÚMEROS IRRACIONAIS - I Tem como elementos decimais infinitos sem período. CONJUNTO DOS NÚMEROS REAIS - R Tem como elementos os números que compõem o conjunto Racional e Irracional simultaneamente.

5 Relação de conjuntos Diagrama numérico
Os elementos do Conjunto N pertence aos demais conjuntos exceto o conjunto irracional O conjunto Z pertence aos conjuntos Q e R O conjunto Q engloba os elementos do conjunto N e Z simultaneamente Os elementos do conjunto I não se associam com os demais conjuntos O conjunto R é resultado da união entre os demais conjuntos, ou seja, conjuntos N, Z, Q e I

6 OPERAÇÕES COM CONJUNTOS
União Conjunto união são todos os elementos dos conjuntos relacionados. Dado o conjunto A={5,6,8,9} e o Conjunto B={0,1,2,3,4,5}, o conjunto

7 OPERAÇÕES COM CONJUNTOS
Intersecção Os elementos que fazem parte do conjunto intersecção são os elementos comuns aos conjuntos relacionados. No diagrama acima percebemos que os elementos da interseção são os números 3, 4 e 5; ou seja, elementos que pertencem aos dois conjuntos simultaneamente

8 OPERAÇÕES COM CONJUNTOS
Diferença entre dois conjuntos. Dados dois conjuntos A e B chama- se conjunto diferença ou diferença entre A e B o conjunto formado pelos elementos de A que não pertencem a B. O conjunto diferença é representado por A – B. Os números 1 e 2 pertencem exclusivamente ao conjunto A

9 Problema Uma pesquisa realizada pelo Instituto Federal Campus São Gabriel detectou que 500 alunos gostam de matemática, 700 de português, 300 das duas disciplinas e alunos afirmam não gostar de nenhuma destas. Nestas condições, quantos foram os entrevistados? A) alunos B) alunos C) alunos D) 900 alunos

10 Problema Uma pesquisa realizada pelo Instituto Federal Campus São Gabriel detectou que 500 alunos gostam de matemática, 700 de português, 300 das duas disciplinas e alunos afirmam não gostar de nenhuma destas. Nestas condições, quantos foram os entrevistados? A) alunos B) alunos C) alunos D) 900 alunos È necessário lembrar que todas as vezes que alguém gosta de duas ou mais coisas ao mesmo tempo, usaremos a noção de diagrama para a sua resolução.

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21 Funções dos participantes da EaD
Professor deve, Elaborar o conteúdo do curso; Supervisionar o andamento dos trabalhos dos alunos; Avaliar e dar retorno (feedback) aos alunos das notas; Apoiar os alunos no gerenciamento de seus estudos; Encaminhar ou responder questões administrativas, técnicas ou de aconselhamento; Avaliar o curso, as metodologias aplicadas, auto-avaliar-se, verificar sempre as melhorias que podem ser feitas tanto na disciplina que pela qual é responsável quanto pelo o curso com um todo. 21

22 Funções dos participantes da EaD
Tutor deve, Buscar a realização do trabalho em grupo; Facilitar a cooperação entre os alunos; Incentivar que os alunos busquem o crescimento e autonomia intelectual; Orienta quanto ao uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem; Procura identificar as dificuldades dos alunos e tenta resolvê-las, se possível; Busca incentivar a participação dos alunos nas atividades, com o intuito de evitar que o aluno desista do curso; Ajuda os alunos a compreenderem o material; Acompanha as atividades dos alunos, como projetos, questionários, exercícios, fóruns, etc; Manter contato frequente com os alunos; Fornecer respostas sobre questões relacionadas aos materiais ou outras questões que estão afetando o desenvolvimento do curso. 22

23 Avaliação Todo processo de aprendizado, seja ele presencial ou não, necessita que existam mecanismos de avaliação de forma que se verifique o nível de apreensão do conhecimento do conteúdo discutido durante as aulas; Em EaD as avaliações podem ser mediadas por recursos tecnológicos, o que significa uma inovação, tendo em vista que é possível colocar para os alunos atividades avaliativas que desafiem o seu conhecimento que nos modos tradicionais de avaliação se teria muita dificuldade de realizar; Num AVA é possível vídeos, animações e modelos em questões a serem resolvidas pelos alunos. Assim como permite também que haja respostas imediatas quando o aluno não desenvolve corretamente a questão, por exemplo. 23

24 Avaliação Basicamente há 3 (três) tipos de avaliação:
Diagnóstica: identifica conhecimento prévio do aluno e possíveis dificuldades de aprendizagem; Formativa: avalia o processo de aprendizagem do aluno, identifica possíveis dificuldades de aprendizado, servindo como base para que o aluno seja informado do que aprendeu e do que não aprendeu do conteúdo dado; Somativa: Atribui notas ao que o aluno aprendeu, o que permite a classificação dos alunos em função das notas obtidas durante o curso. 24

25 Avaliação Em EaD, as avaliações são utilizadas para verificar se os objetivos da aula foram alcançados; Essa verificação em EaD ocorrer através dos materiais, das atividades propostas no ambiente virtual de aprendizagem e também em atividades que podem ser desenvolvidas nos polos; O processo de avaliação, portanto, é diluído durante todo o período que a disciplina é realizada, preparando o aluno para a avaliação presencial, que normalmente ocorre no final do curso; 25

26 Avaliação Na construção de uma avaliação é importante levar em conta os seguintes aspectos: A pesquisa realizada em uma atividade; A criatividade e organização do aluno; A relação que o aluno faz entre temas diferentes, autores diferentes e áreas do conhecimento diferentes. Além do aluno, a avaliação deve ser feita do conteúdo lecionado, material didático, as atividades desenvolvidas, as metodologias aplicadas, a estrutura do curso, a infra-estrutura disponível para a realização do curso. 26

27 Avaliação As formas utilizadas para avaliação dos alunos em EaD:
Auto-avaliação: o aluno avalia o seu processo de aprendizagem; Testes objetivos: são testes com questões de múltipla escolha e que as notas são automaticamente atribuídas ao aluno; Estudo dirigido: a finalidade é o de verificar o desempenho dos alunos por meio de um exposição, seminário, etc, após a realização de um determinado tema; Provas presenciais: estes tipos de avaliação são obrigatórias em EaD. A data, hora e local da prova são avisados com antencedência; Dependendo do curso, as certas provas presenciais são necessárias, como demonstração em laboratório, atividades de campo, etc. 27

28 Considerações finais Chegamos ao fim do módulo. Os pontos aqui apresentados são apenas um roteiro para aprofundamento. Consulte o material de apoio e também realize as atividades propostas no Moodle para este módulo Qualquer dúvida, não deixe de entrar em contato com o(a) seu/sua tutor(a), bem como com seu/sua professor(a). Também não deixe de realizar as atividades com antecedência. Se deixar acumular e tentar resolver tudo em cima da hora, você não terá o tempo necessário para aprender e com certeza as atividades não terão qualidade. 28

29 Referências GOMES, Silvana Guimarães Silva. Tópicos em Educação a Distância. Fundação CECIERJ, 2009. Ministério da Educação, Ministério das Comunicações, Brasil. Curso de formação em uso de tecnologias digitais: módulo monitor. IFCE, Fortaleza, 2010. 29


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