A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento e Registro de ações do PPE no Sistema de Gestão PROEN 23/01/2019.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento e Registro de ações do PPE no Sistema de Gestão PROEN 23/01/2019."— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento e Registro de ações do PPE no Sistema de Gestão PROEN 23/01/2019

2

3

4 A Comissão concluiu ainda que as principais causas da evasão classificam-se em três grandes áreas que, por sua vez, contemplam várias variáveis. A primeira área relaciona-se aos estudantes, a outra às instituições de ensino e, a última, a questões socioculturais e econômicas. A partir dessas considerações e com base no Documento Norteador para Superação da Retenção e Evasão Escolar, apresentado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (SETEC), em 2015, dentre as possibilidades conceituais sobre evasão observadas, é possível a instituição, analisar a evasão sob duas perspectivas: saída do estudante da instituição ou do curso. A partir de estudos e discussões sobre esse assunto, o IFCE optou por analisar a evasão sob a ótica do curso por considerar que é a granularidade que mais permite se aproximar de suas causas, possibilitando uma análise mais completa acerca de todas as possibilidades de saída do estudante da instituição, ou seja, com êxito, por meio da conclusão do curso ou sem êxito por meio da evasão. Plano estratégico para permanência e êxito dos estudantes do IFCE/ Armênia Chaves Fernandes Vieira, Erica de Lima Gallindo, Hobson Almeida Cruz. - Fortaleza: IFCE, 2017.

5 Conforme orientação do documento norteador mencionado, as variáveis que corroboram com a retenção e evasão por curso no IFCE classificam-se em três categorias, a saber: fatores individuais que apresentam aspectos inerentes aos estudantes; b) fatores internos à instituição que se referem a problemas relacionados à infraestrutura, ao currículo, à gestão administrativa e didático-pedagógica da instituição, bem como outros fatores institucionais que conduzem o aluno a evadir-se do curso; c) fatores externos à instituição relacionam-se às dificuldades socais e financeiras do estudante em permanecer no curso e a questões inerentes à futura profissão.

6 Principais causas de evasão e retenção no IFCE
Diagnóstico quantitativo Diagnóstico qualitativo: Fatores individuais Fatores internos à instituição Fatores externos à instituição Ações de intervenção Medida de intervenção

7 Diagnóstico qualitativo: fatores
Fatores individuais: Fatores internos à instituição: Fatores externos à instituição: ADAPTAÇÃO À VIDA ACADÊMICA QUALIDADE DA FORMAÇÃO ESCOLAR ANTERIOR E CAPACIDADE DE APRENDIZAGEM QUESTÕES PESSOAIS E DE SAÚDE DO ESTUDANTE OU DE FAMILIAR DESMOTIVAÇÃO COM CURSO ESCOLHIDO DESCOBERTA DE NOVOS INTERESSES OU NOVO PROCESSO DE SELEÇÃO ATUALIZAÇÃO E FLEXIBILIDADE CURRICULAR GESTÃO ACADÊMICA DO CURSO INFRAESTRUTURA FÍSICA, MATERIAL, TECNOLÓGICA E DE PESSOAL PARA O ENSINO GESTÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA DA UNIDADE DE ENSINO QUESTÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PROCESSO DE SELEÇÃO E POLÍTICA DE OCUPAÇÃO DE VAGAS INCLUSÃO SOCIAL E RESPEITO À DIVERSIDADE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COMO NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, INCLUSÃO SOCIAL E RESPEITO À DIVERSIDADE RELAÇÃO FAMÍLIA E IFCE 1. CONJUNTURA ECONÔMICA E SOCIAL

8 https://gestaoproen.ifce.edu.br/


Carregar ppt "Planejamento e Registro de ações do PPE no Sistema de Gestão PROEN 23/01/2019."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google