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Professor Flávio Toledo

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Apresentação em tema: "Professor Flávio Toledo"— Transcrição da apresentação:

1 Professor Flávio Toledo
TEORIA DA CONTINGÊNCIA Professor Flávio Toledo

2 O que é Contingência Incerteza, eventualidade. Algo que pode ocorrer ou não a depender das circunstâncias. nome: evento ou situação que pode ocorrer no futuro, especialmente algo que pode causar problemas: plano de contingência (= a um plano feito para de forma a resolver um problema que pode acontecer) adjetivo: dependente de algo que é incerto ou que acontecerá no futuro; grupo

3 A TC enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa
Existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas utilizadas para o alcance eficaz dos objetivos organizacionais Variáveis ambientais são variáveis independentes e as técnicas administrativas são variáveis dependentes Contudo, não existe uma causalidade direta entre as variáveis, mas sim uma relação funcional “se-então”

4 1. Pesquisa de Chandler: estratégia e estrutura
Processo histórico Acumulação de Recursos Racionalização do uso dos recursos Continuação do crescimento (P&D) Racionalização do uso dos recursos em expansão Resultado: a estratégia define a estrutura organizacional – diferentes ambientes leva as empresas a adotar novas estratégias e as novas estratégias exigem diferentes estruturas organizacionais.

5 2. Pesquisa de Burns e Stalker - Organização
Características Sistemas mecânicos Sistemas Orgânicos Estrutura organizacional Burocrática, permanente, rígida e definitiva Flexível, mutável, adaptativa e transitória Autoridade Baseada na hierarquia e no comando Baseada no conhecimento e na consulta Desenho de cargos e tarefas Definitivo. Cargos estáveis e definidos. Ocupantes especialistas e univalentes Provisório. Cargos mutáveis, redefinidos constantemente. Ocupantes polivalentes Processo decisorial Decisões centralizadas na cúpula da organização Decisões descentralizadas ad hoc (aqui e agora) Comunicações Quase sempre verticais Quase sempre horizontais Confiabilidade colocada sobre As regras e regulamentos formalizados por escrito e impostos pela empresa As pessoas e as comunicações informais entre as pessoas Princípios predominantes Princípios gerais da Teoria Clássica Aspectos democráticos da Teoria das Relações Humanas Ambiente Estável e permanente Instável e dinâmico

6 Desenho mecanístico Desenho orgânico Coordenação centralizada Elevada interdependência Padrões rígidos de interação em cargos bem definidos Intensa interação em cargos autodefinidos e mutáveis Limitada capacidade de processamento da informação Capacidade expandida de processamento da informação Adequado para tarefas simples e repetitivas Adequado para tarefas únicas e complexas Adequado para eficiência da produção Adequado para criatividade e inovação

7 3. Pesquisa de Lawrence e Lorsch – Ambiente
Conceito de diferenciação e integração Diferenciação: Org. dividida em subsistemas (departamentos) especializados para (e reage apenas a) um ambiente específico Integração: processo gerado pelas pressões ambientais que de forma a buscar um esforço coordenado entre os vários departamentos Conceito de integração e diferenciação requeridas Teoria da Contingência A organização tem natureza sistêmica – é um sistema aberto Características organizacionais apresentam interação entre si e com o meio ambiente Variáveis independentes e dependentes

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10 Ambiente Homogêneo Heterogêneo
Segmentação de mercado Pouca Muita Características de: fornecedores, clientes e concorrentes Homogêneas Heterogêneas Característica ambiental Simplicidade Complexidade Problemas ambientais Homogêneos Heterogêneos Reações da organização Uniformes Diferenciadas Estrutura organizacional Simples Diferenciada

11 Ambiente Estável Instável Duração Permanente Variável Mudança Pouca Muita Problemas ambientais Rotineiros Novos Previsibilidade Certeza Incerteza Dia-a-dia Rotina Ruptura Inspiração Manutenção do status quo Inovação e criatividade Reações Padronizadas e rotineiras Variadas e inovadoras Tendência Burocracia Adhocracia Lógica de sistema Fechado Aberto Preocupação Organização Orientação Interna à produção Externa ao mercado Ênfase Eficiência Eficácia

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14 4. Pesquisa de Woodward – Tecnologia
Classificação das organizações: Produção Unitária ou Oficina; Produção em Massa ou Mecanizada; Produção em Processo ou Automatizada Conclusões O desenho organizacional é afetado pela tecnologia utilizada pela instituição Há uma forte correlação entre estrutura organizacional e previsibilidade das técnicas de produção Empresas com operações estáveis necessitam de estruturas diferentes das organizações com tecnologia mutável Sempre há o predomínio de alguma função da empresa

15 Tecnologia de produção
Tecnologia utilizada Resultado da produção Produção unitária Habilidade manual ou operação de ferramentas. Artesanato. Pouca padronização e pouca automatização. Mão-de-obra intensiva e não especializada Produção em unidades. Pouca previsibilidade dos resultados e incerteza quanto à seqüência das operações Produção em massa Máquinas agrupadas em baterias do mesmo tipo (seções ou departamentos). Mão-de-obra intensiva e barata, utilizada com regularidade Produção em lotes e em quantidade regular conforme cada lote. Razoável previsibilidade do resultados. Certeza quanto à seqüência das operações Produção contínua Processamento contínuo por meio de máquinas especializadas e padronizadas, dispostas linearmente. Padronização e automação. Tecnologia intensiva. Pessoal especializado. Produção contínua e em grande quantidade. Forte previsibilidade dos resultados. Certeza absoluta quanto à seqüência das operações

16 Padronização e automação
Tecnologia de produção Previsibilidade Níveis hierárquicos Padronização e automação Áreas predominantes Produção unitária Baixa previsibilidade dos resultados Poucos níveis hierárquicos Pouca padronização e automação Engenharia (Pesquisa & Desenvolvimento) Produção em massa Média previsibilidade dos resultados Médio número de níveis hierárquicos Média padronização e automação Produção (Operações) Produção contínua Elevada previsibilidade dos resultados Muitos níveis hierárquicos Muita padronização e automação Marketing (Vendas)

17 Principais características
Tecnologia Principais características Elos em sequência Interdependência serial entre as diferentes tarefas Ênfase no produto Tecnologia fixa e estável Repetitividade do processo produtivo, que é cíclico Abordagem típica da Administração Científica Mediadora Diferentes tarefas padronizadas são distribuídas extensivamente em diferentes locais Ênfase em clientes separados, mas interdependentes, que são mediados pela empresa Tecnologia fixa e estável, produto abstrato Repetitividade do processo produtivo, padronizado sujeito a normas e procedimentos Abordagem típica da Teoria da Burocracia Intensiva Diferentes tarefas são convergidas e focalizadas sobre o cliente tomado individualmente Ênfase no cliente Tecnologia flexível Processo produtivo envolve variedade e heterogeneidade de técnicas determinadas pela retroação fornecida pelo próprio objeto (cliente) Abordagem típica da Teoria da Contingência Tipologia de Thompson

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20 Dimensões-chave da tecnologia
Características dos sistemas organizacionais Fechado/mecanístico Aberto/orgânico Natureza das tarefas Repetitivas, rotineiras, rigidamente estabelecidas Variáveis, não rotineiras, maleáveis Entrada dos processos de transformação Homogênea Heterogênea Saída dos processos de transformação Estandardizada, padronizada Não estandardizada, variável, não padronizada Conhecimento Especializada (base limitada) Generalizada (base ampla) Métodos Programados, algoritmos Não programados, heurísticos Propensão à mudança Estabilidade e permanência Dinamismo e mudança

21 Práticas Burocracia Adhocracia Planejamento Detalhada e abrangente Situado a longo prazo Envolve políticas, procedimentos, regras e regulamentos Genérico e amplo Situado a curto prazo Envolve apenas situações rotineiras e previsíveis Organização Apenas a organização formal Especialização e responsabilidades específicas Departamentalização funcional Centralização da autoridade Algumas vezes, informal Responsabilidades vagamente definidas Departamentalização por produto e por cliente Descentralização da autoridade Direção Diretiva e autoritária Supervisão fechada Autoridade estrita e impessoal Centrada na tarefa Participativa e democrática Supervisão genérica e ampla Centrada na pessoa e na tarefa Controle Controles compreensivos Para assegurar cumprimento dos procedimentos Acentua e reforça as regras Controles genéricos Orientados para resultados Acentua e reforça o autocontrole Características Formal, especializado e centrado nas regras Informal, baseado em equipes temporárias

22 Facebook.com/profflaviotoledo Instragram.com/profflaviotoledo
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