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A vida debaixo dos teus pés

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Apresentação em tema: "A vida debaixo dos teus pés"— Transcrição da apresentação:

1 A vida debaixo dos teus pés
Oficinas Temáticas – 2012 Oficinas da Vida e da Saúde A vida debaixo dos teus pés Julho de 2012 Nome:__________________________________________

2 Universidade Júnior – Oficinas da Vida e da Saúde
1º dia Os invertebrados terrestres são de extrema importância para os ecossistemas terrestres. As funções que desempenham são fundamentais para o solo. Os invertebrados são animais geralmente pequenos, que se escondem durante largos períodos e que na maior parte das vezes só se conseguem observar utilizando técnicas de procura e extração específicas. Universidade Júnior – Oficinas da Vida e da Saúde

3 Universidade Júnior – Oficinas da Vida e da Saúde
No Jardim Botânico… Para capturar invertebrados terrestres vamos utilizar armadilhas do tipo Pitfall traps. Preparação das armadilhas: Abrir um pequeno buraco no solo de forma a que o topo do recipiente de recolha fique nivelado com a superfície; Colocar as garrafas de plástico cortadas (10 cm de altura) → recipiente de recolha; Encher 1/3 do recipiente com álcool a 70% e colocar umas gotas de detergente; Tapar o recipiente com alguns paus e pedras para evitar remoções acidentais e camuflar/disfarçar a área. A armadilha deve permanecer no local durante duas semanas. Recolha dos organismos capturados nas armadilhas: Recolher as armadilhas Passar todo o material acumulado, no recipiente de recolha, por um coador ou crivo Recolher para outro recipiente todos os organismos do coador ou crivo e trazê-las para o Laboratório Universidade Júnior – Oficinas da Vida e da Saúde

4 Universidade Júnior – Oficinas da Vida e da Saúde
No Laboratório… Observa os organismos que estavam na armadilha. Com a ajuda da chave dicotómica e tendo em consideração as características morfológicas mais visíveis (por exemplo, nº de patas, presença ou ausência de asas, corpo mole ou rígido), identifica o grupo a que pertencem esses organismos. Regista o número de animais de cada grupo que identificaste. Universidade Júnior – Oficinas da Vida e da Saúde

5 Universidade Júnior – Oficinas da Vida e da Saúde
No Laboratório… Chave dicotómica: Universidade Júnior – Oficinas da Vida e da Saúde

6 Universidade Júnior – Oficinas da Vida e da Saúde
No Laboratório… Tabela de registo: Grupo Nº de organismos Caracóis e Lesmas Minhocas Moscas Gafanhotos Formigas Carochas Aranhas Centopeias Mil-patas Bichos de conta Universidade Júnior – Oficinas da Vida e da Saúde

7 Universidade Júnior – Oficinas da Vida e da Saúde
No Laboratório… Representa, num gráfico, os resultados obtidos. Universidade Júnior – Oficinas da Vida e da Saúde

8 Universidade Júnior – Oficinas da Vida e da Saúde
No Laboratório… Discute os resultados com os teus colegas e escreve as tuas conclusões: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Universidade Júnior – Oficinas da Vida e da Saúde

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2º dia No solo existem milhões de microrganismos, que têm funções muito importantes e que, juntamente com os invertebrados terrestres, formam uma comunidade viva e muito ativa. A contaminação ambiental está a tornar-se cada vez mais preocupante. Atividades humanas, como a indústria e a extração mineira, são responsáveis por esta situação. Universidade Júnior – Oficinas da Vida e da Saúde

10 Universidade Júnior – Oficinas da Vida e da Saúde
No Jardim Botânico… Para observar os seres microscópicos vamos recolher uma amostra de solo. No Laboratório… Pesa X g de solo para um tubo e adiciona x ml de água. Agita o tubo durante alguns minutos. Deixa o tubo repousar 2 minutos. Retira com um conta-gotas um pouco de líquido do tubo de ensaio e coloca 5 gotas em cada uma das caixas de petri com meio de cultura não-contaminado e meio de cultura contaminado e fecha-as. Faz rodar cada uma das caixas de petri no sentido dos ponteiros do relógio e ao contrario para espalhar o liquido. Coloca as caixas de petri a incubar a 25ºC durante alguns dias. Observa as placas. Consegues identificar alguma diferença entre as caixas de petri com meio contaminado e meio não contaminado? Universidade Júnior – Oficinas da Vida e da Saúde

11 Universidade Júnior – Oficinas da Vida e da Saúde
No Laboratório… Discute os resultados com os teus colegas e escreve as tuas conclusões: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Universidade Júnior – Oficinas da Vida e da Saúde


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