Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouÍsis Peixoto Alterado mais de 5 anos atrás
2
IDEIAS ESSENCIAIS O consumo de energia é um indicador utilizado com frequência para mostrar o estádio de desenvolvimento de um país ou região. A distribuição do consumo de energia demonstra as assimetrias regionais ao nível demográfico e de desenvolvimento, que caracterizam o território nacional.
3
EVOLUÇÃO DO CONSUMO A NÍVEL GLOBAL
O aumento do consumo de energia data da Revolução Industrial, acentuado na segunda metade do século XX, sobretudo a partir de 1971, prevendo-se que este aumento se possa acentuar nas próximas décadas. As causas do crescente consumo têm estado associadas: ao desenvolvimento dos transportes; à expansão industrial;
4
EVOLUÇÃO DO CONSUMO A NÍVEL GLOBAL
As causas do crescente consumo têm estado associadas: à modernização da agricultura; à crescente urbanização; à melhoria do nível de vida, sobretudo nos países desenvolvidos; ao crescimento demográfico.
5
EVOLUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA PRIMÁRIA
(Portugal, 2000 – 2011)
6
EVOLUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA PRIMÁRIA
(Portugal, 2000 – 2011) Portugal, apesar de tardiamente, também tem registado um aumento do consumo de energia, sobretudo a partir da década de Contudo, a partir de, sensivelmente, 2005, tem-se assistido, no geral a um decréscimo do seu consumo. Tal ciclo de crescimento deveu-se: ao crescimento económico; à melhoria do nível de vida da população, sobretudo a partir da década de 1980. ao crescimento dos setores produtivos (transportes, indústria, comércio e serviços, agricultura);
7
EVOLUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA PRIMÁRIA
(Portugal, por fonte de energia 2000 – 2011) O petrólio O petróleo mantém um papel essencial na estrutura de abastecimento, representando 49,1% do consumo total de energia primária em 2010, contra 48,7% em 2009.
8
EVOLUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA PRIMÁRIA
(Portugal, por fonte de energia 2000 – 2011) O gás natural O gás natural contribuiu no último decénio, para diversificar a estrutura da oferta de energia e reduzir a dependência externa em relação ao petróleo. Manifestou uma evolução positiva no mix energético, representando em 2010, 19,7% do total do consumo em energia primária.
9
EVOLUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA PRIMÁRIA
(Portugal, por fonte de energia 2000 – 2011) O carvão O consumo de carvão representou, em 2010, 7,2% do total de consumo de energia primária. Prevê-se uma redução progressiva do peso do carvão na produção de eletricidade.
10
EVOLUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA PRIMÁRIA
(Portugal, por fonte de energia 2000 – 2011) Da análise do gráfico, concluímos ainda que... Em 2010, o contributo das energias renováveis no consumo total de energia primária foi de 22,8% contra 20% em 2009, assistindo-se ao crescimento da potência instalada em fontes de energia renováveis nos últimos anos para produção de eletricidade.
11
Energia elétrica produzida a partir de FER
(Portugal, 2010) No que toca à produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis, em 2010, a energia hidroelétrica originou mais de metade da produção. Destaque também para a biomassa, que já ultrapassa os 30% e a energia eólica que passa dos 10%. Ambas estão em crescimento.
12
Consumo de energia final, por setor
(Portugal, 2010) Os setores da indústria e transportes são os maiores consumidores de energia final, apesar do decréscimo registado entre 2009 e 2010. No setor doméstico, assistiu-se a um aumento do consumo de energia.
13
A SITUAÇÃO PORTUGUESA... A distribuição do consumo de energia demonstra as assimetrias regionais ao nível demográfico e de desenvolvimento, que caracterizam o território nacional.
14
A SITUAÇÃO PORTUGUESA... Desta forma, e uma vez que Portugal ainda é muito deficitário na produção de energia elétrica e que, por sua vez, a produção de energia ainda está muito dependente dos combustíveis fósseis, as áreas que têm registado o maior consumo de energia elétrica são as que possuem maior concentração de: População Serviços Indústrias Transportes
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.