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Interdependências e Ganhos de Comércio

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Apresentação em tema: "Interdependências e Ganhos de Comércio"— Transcrição da apresentação:

1 Interdependências e Ganhos de Comércio

2 Interdependência e Comércio
Considere o seu dia típico: Você foi acordado por um despertador feito na Coréia do Sul Tomou suco de laranja de Santo Antonio de Jesus Sua roupa foi feita na China Você viu o “Bom Dia Brasil” de Brasília em uma TV feita em Taiwan Você veio para a Faculdade em um carro montado na Argentina com componentes de pelo menos 6 outros países

3 Interdependência e Comércio
Lembre-se!!! A economia estuda como a sociedade produz e distribui seus bens e serviços de forma que os desejos e necessidades da sociedade sejam satisfeitos

4 Como Satisfazemos Nossas Necessidade e Desejos?
Podemos ser economicamente independentes Podemos nos especializar e comercializar com outros, tornando-nos interdependentes

5 Interdependência e Comércio
Indivíduos e países se especializam e trocam produtos como forma de evitar a escassez

6 Interdependência e Comércio
Mas se a observação anterior é correta, então temos duas perguntas: Porque a interdependência é a norma? O que determina a produção e o comércio?

7 Interdependência e Comércio
Porque a interdependência é a norma? A interdependência ocorre porque os indivíduos estão em melhor situação quando se especializam e comercializam

8 Interdependência e Comércio
O que determina a produção e o comércio? Os diferentes custos de oportunidade de produção

9 Interdependência e Comércio
Imagine: Dois produtos (batata e carne) Dois indivíduos (agricultor e fazendeiro) O que cada um deve produzir? Porque eles devem comercializar?

10 Oportunidade de Produção
Horas Necessárias para produzir 1 kg Quant.Produzida em 40 horas Carne Batata Agricultor 20 hr/kg 10 hr/kg 2 kg 4 kg Fazendeiro 1 hr/kg 8 hr/kg 40 kg 5 kg

11 Sendo Economicamente Independente
O agricultor e o fazendeiro produzem uma quantidade limitada de batata e carne Cada um consome o que produz Não há tradeoff A fronteira de possibilidade de produção é também a fronteira de possibilidade de consumo

12 Fronteira de Possibilidade de Produção
Carne (kg) Fronteira de possibilidade de produção do agricultor 2 A 1 2 4 Batatas (kg)

13 Fronteira de Possibilidade de Produção
Carne (kg) 40 (b) Fronteira de possibilidade de produção do fazendeiro B 20 2.5 5 Batata (kg)

14 Interdependência e Comércio
Se o fazendeiro e o agricultor se especializarem em produzir aquilo que são “experts” e comercializar esses produtos entre eles, eles estarão em melhor situação do que se não comercializassem O agricultor deve produzir batatas O fazendeiro deve produzir carne

15 Interdependência e Comércio
Resultado Sem Comércio O que Produzem é o Que Consomem Agricultor 1 kg Carne (A) 2 kg Batatas Fazendeiro 20 kg Carne (B) 2.5 kg Batatas

16 Oportunidade de Produção
O Resultado com Comércio Produção Comércio Consumo Agricultor 0 kg Carne 4 kg Batata Recebe 3 kg Carne por 1 kg Batata 3 kg Carne (A*) 3 kg Batata Fazendeiro 24 kg Carne 2 kg Batata Dá 3 kg Carne por 1 kg Batata 21 kg Carne (B*)

17 Fronteira de Possibilidade de Produção
Como o comércio aumentou o consumo do agricultor Carne (kg) A* 3 consumo com comércio 2 A consumo sem comércio 1 2 3 4 Batatas (kg)

18 Fronteira de Possibilidade de Produção
(b) Como o comércio aumentou o consumo do fazendeiro Carne (kg) 40 B* consumo com comércio 21 20 B consumo sem comércio 2.5 5 3 Batata (kg)

19 Ganhos do Comércio Resultado Com Comércio Aumento do Consumo
Agricultor 2 kg Carne (A – A*) 1 kg Batatas Fazendeiro 1 kg Carne (B* - B) 0.5 kg Batatas

20 Princípio da Vantagem Comparativa
O que determina quem deve produzir o quê? E quanto cada produto deve ser comercializado pelo outro? Diferenças nos custos de produção: Quem produz o quê a menor custo? Existem duas maneiras de medir...

21 Princípio da Vantagem Comparativa
Medindo diferenças nos custos de produção: Horas necessárias para produzir uma unidade de um produto (carne ou batata) Custo de Oportunidade: quantidade de um produto sacrificado para produzir outro produto

22 Vantagem Absoluta Descreve a produtividade de uma pessoa, firma ou país em relação à outra: A um produtor que consegue produzir um produto utilizando-se de uma quantidade menor de insumos, diz-se que ele tem vantagem absoluta na produção daquele produto

23 Vantagem Comparativa Compara produtores levando-se em conta o seu custo de oportunidade: O produtor que tem a menor oportunidade de custo, diz-se tem vantagem comparativa na produção de um produto qualquer

24 Interdependência e Comércio
Quem tem vantagem comparativa? O agricultor ou o fazendeiro? Quem tem vantagem absoluta?

25 Vantagem Absoluta O fazendeiro precisa de apenas 8 horas para produzir 1 kg de batata, enquanto o agricultor precisa de 10 horas O fazendeiro precisa de apenas 1 hora para produzir 1 kg de carne, enquanto o agricultor precisa de 20 horas O fazendeiro tem a vantagem absoluta na produção de carne e batata!!!

26 Oportunidade de Produção
Horas Necessárias para produzir 1 kg Quant.Produzida em 40 horas Carne Batata Agricultor 20 hr/kg 10 hr/kg 2 kg 4 kg Fazendeiro 1 hr/kg 8 hr/kg 40 kg 5 kg

27 Custo de Oportunidade Custo de Oportunidade de 1 kg de:
Carne (em termos de batata) Batata (em termos de carne) Agricultor 2 Fazendeiro 1/8 8

28 Vantagem Comparativa O custo de oportunidade do fazendeiro para produzir 1 kg de batata é 8 kg de carne, quando a do agricultor é de apenas ½ kg de carne O custo de oportunidade do fazendeiro para produzir 1 kg de carne é apenas 1/8 kg de batata, quando a do agricultor é de 2 kg de batata

29 Vantagem Comparativa O fazendeiro tem a vantagem comparativa na produção de carne, mas o agricultor tem a vantagem comparativa na produção de batata

30 Princípio da Vantagem Comparativa
Vantagem comparativa e diferenças de custo de oportunidade são a base para a produção especializada e o comércio Quando parceiros potenciais tem custos de oportunidade diferentes, eles podem se beneficiar com o comércio

31 Princípio da Vantagem Comparativa
O comércio pode beneficiar todos em uma sociedade porque permite aos indivíduos especializar-se em atividades onde possuem vantagem comparativa

32 Adam Smith e Comércio Em seu livro, publicado em 1776, An Inquiry into the Nature and Causes of the Wealth of Nations, Adam Smith fez uma análise detalhada do comércio e da interdependência econômica, e que economistas ainda a utilizam hoje em dia

33 David Ricardo e Comércio
No seu livro, publicado em 1816, Principles of Political Economy and Taxation, David Ricardo desenvolveu o princípio da vantagem comparativa como a conhecemos hoje

34 Vantagem Comparativa Michael Jordan deve cortar a sua grama ou fazer um comercial? Custo de oportunidade Vantagem absoluta Ganhos de comércio ? ?

35 Vantagem Comparativa Deve o Brasil comercializar com outros países?
Importação Exportação Custo de oportunidade

36 Comércio: Brasil e Japão
Comida Japão 4 4 Carros

37 Comércio: Brasil e Japão
Comida Brasil 4 Carros 2

38 Interdependência Quem deve produzir o quê?
Interdependência e comércio são desejáveis pois permite a todos obter uma maior quantidade e variedade de produtos => Princípio da Vantagem Comparativa

39 Custo de Oportunidade Brasil: 2 unidades de comida devem ser dispensadas para produzir 1 carro, mas só ½ carro deve ser dispensado para produzir 1 unidade de comida Japão: 1 unidades de comida deve ser dispensada para produzir 1 carro e 1 carro deve ser dispensado para produzir 1 unidade de comida O Brasil deve produzir comida (tem vantagem comparativa), e o Japão deve produzir carros (tem vantagem comparativa)

40 Comércio Ambos ganham, se não fosse assim não haveria comércio

41 Lei da Vantagem Comparativa
O comércio mutuamente vantajoso é sempre possível desde que os países tenham preços e custos relativos diferentes entre si

42 Resumo Interdependência e comércio permitem aos indivíduos usufruir de uma maior quantidade e variedade de bens

43 Resumo O indivíduo que produz um bem ou serviço com a menor quantidade de insumos tem vantagem absoluta na produção desse bem ou serviço O indivíduo com o menor custo de oportunidade tem vantagem comparativa

44 Resumo Os ganhos obtidos através do comércio são baseados na vantagem comparativa, e não na vantagem absoluta Vantagem comparativa aplica-se tanto a países quanto a indivíduos e firmas


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