A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise de Demandas Regionais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise de Demandas Regionais"— Transcrição da apresentação:

1 Análise de Demandas Regionais
Slide - III ANÁLISE AMBIENTAL

2 ANÁLISE AMBIENTAL “Se conhecemos o inimigo (Ambiente Externo) e a nós mesmos (Ambiente Interno), não precisamos temer o resultado de uma centena de combates. Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota. Se não nos conhecemos nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as batalhas”

3 Ambiente Macroambiental
ANÁLISE AMBIENTAL AMBIENTE EXTERNO Ambiente Macroambiental Ambiente Setorial AMBIENTE INTERNO Empresa

4 ANÁLISE AMBIENTAL AMBIENTE EXTERNO AMBIENTE INTERNO
Ambiente externo à empresa e que não é afetado pela ação isolada de uma organização. Ambiente em que a empresa não controla. AMBIENTE INTERNO É o ambiente interno à empresa e que por isso é construído a partir das deliberações da organização. Ambiente controlado pela empresa.

5 ANÁLISE AMBIENTAL MACROAMBIENTE SETOR DE ATUAÇÃO AMBIENTE INTERNO

6 MACROAMBIENTE

7 MACROAMBIENTE É o ambiente mais amplo e genérico no qual todas as organizações estão envolvidas direta ou indiretamente e que “exerce influência de maneira similar sobre a maioria das organizações”.

8 Indicadores Macroambientais
MACROAMBIENTE Indicadores Macroambientais Demográfico Econômico Sócio-Cultural Político-legal Tecnológico Recursos Naturais

9 INDICADORES MACROAMBIENTAIS
Demográficos Tamanho, densidade e distribuição populacional Taxa de crescimento e envelhecimento da população Estrutura familiar e residencial Nível de Escolaridade Composição étnica e religiosa da População Econômicos Distribuição de Renda Recursos financeiros específicos (Onde, Quanto, Como?) Poder aquisitivo dos beneficiários Nível de emprego Taxas de juros, câmbio e inflação

10 INDICADORES MACROAMBIENTAIS
Sócio-Cultural Hábitos das pessoas em relação a atitudes e suposições Crenças e aspirações pessoais Estrutura educacional Preocupação com a saúde e preparo físico Político-Legal Legislação federal, estadual e municipal Políticas governamentais Incentivos fiscais (benefícios da Legislação tributária, comercial ou trabalhista). Legislação especifica (ONGs, OSCIP, trabalho voluntário).

11 INDICADORES MACROAMBIENTAIS
Tecnológico Velocidade das mudanças tecnológicas Proteção de marcas e patentes Incentivos governamentais ao desenvolvimento tecnológico Nível de Pesquisa e desenvolvimento do País Recursos Naturais Questões de sustentabilidade Nível de desenvolvimento ecológico Índices de poluição Índices de conscientização sobre questões ecológicas

12 AMBIENTE SETORIAL

13 AMBIENTE SETORIAL É o setor especifico de atuação da organização;
É o ambiente mais próximo e imediato da organização e é onde ela obtém seus recursos e coloca seus produtos e/ou serviços; Formado por fornecedores, clientes, concorrentes, entrantes;

14 Indicadores Setoriais
AMBIENTE SETORIAL Indicadores Setoriais Dimensão de Grupos Estratégicos; Diferentes estágios Competitivos; Estabilidade e Escala; Composição de Forças Competitivas.

15 Estágios Competitivos
AMBIENTE SETORIAIS Grupos Estratégicos Empresas do setor que possuem estratégias semelhantes; Graus de Rivalidade: - Mesmo Mercado Alvo - Mesma dimensão estratégica Estágios Competitivos Definidos pelos avanços tecnológicos que ocorrem no setor; Estágios Evolutivos: - Emergência - Transição - Maturidade - Declínio

16 Estabilidade Ambiental
AMBIENTE SETORIAIS Estabilidade Ambiental Probabilidade de mudanças no setor: Características das inovações Capacidade de previsão das mudanças; Natureza das mudanças. Forças Competitivas Concorrentes do mercado; Fornecedores; Compradores (clientes); Produtos substitutos; Novos entrantes

17 DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO EXTERNO
Diagnóstico do Ambiente Externo MACRO AMBIENTE OPORTUNIDADES DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO EXTERNO AMEAÇAS SETOR DE NEGÓCIOS

18 AMBIENTE INTERNO

19 AMBIENTE INTERNO Ambiente na qual a empresa tem total controle;
Considera os recursos, capacidades e competências da organização; A partir das decisões internas a organização estabelecerá sua eficiencia e eficácia em dar respostas ao meio externo, garantindo um melhor posicionamento competitivo em seu setor. A Vantagem competitiva é gerada pela combinação singular dos recursos da empresa, que permitirão a mesma atingir seus objetivos organizacionais

20 AMBIENTE INTERNO Diagnóstico Ambiente Interno
Análise das funções principais que qualquer organização possui: Gestão de Pessoas; Marketing; Finanças; - Outros (Logística, TI, P&D, Produção)

21 Componentes da Análise Interna

22 DIAGNÓSTICO DO AMBIENTE INTERNO
Pontos Fortes São fatos ou condições internas capazes de auxiliar o desempenho da organização no cumprimento de seus objetivos Pontos Fracos São fatos ou condições internas capazes de dificultar o desempenho da organização no cumprimento de seus objetivos

23 RESULTADO DIAGNÓSTICO AMBIENTAL


Carregar ppt "Análise de Demandas Regionais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google