A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JUROS & FLUXO DE CAIXA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JUROS & FLUXO DE CAIXA."— Transcrição da apresentação:

1 JUROS & FLUXO DE CAIXA

2 JUROS & TAXA DE JUROS DEFINIÇÕES JUROS
Quando se toma emprestado de alguém por determinado tempo algum bem ou dinheiro, é natural que se pague ao fim desse prazo, além do valor emprestado, alguma compensação financeira, o que pode ser um aluguel, no caso de um bem ou os juros, no caso de dinheiro. São definidos como sendo a “remuneração do capital” ou o “aluguel do dinheiro”.

3 CAPITAL, CAPITAL INICIAL OU PRINCIPAL
É o “valor emprestado” que se refere a um instante inicial. MONTANTE É a soma dos juros com o capital em um determinado período. JUROS SIMPLES Ao fim de cada período de capitalização são incorporados os juros calculados sobre o Capital Inicial. JUROS COMPOSTOS Ao fim de cada período de capitalização são incorporados os juros calculados sobre o Montante do período anterior.

4 JUROS & TAXA DE JUROS CONCEITO
O VALOR DO DINHEIRO MUDA AO LONGO DO TEMPO Valores de datas diferentes são grandezas que só podem ser comparadas e somadas algebricamente após serem movimentadas para uma mesma data, com a respectiva aplicação de uma taxa de juros.

5 JUROS & TAXA DE JUROS FÓRMULAS JUROS SIMPLES
Cn = C0 + C0 x i x n = C0 (1 + i x n) JUROS COMPOSTOS

6 TAXAS EQUIVALENTES São aquelas que são fornecidas em tempos diferentes e produzem um mesmo montante ao final de um determinado prazo. Exemplo: Onde n= número de períodos de capitalização da taxa im de período-base “m”; e, m = número de períodos de capitalização da taxa in de período-base “n”.

7 TAXAS EFETIVAS X NOMINAIS
Chamamos taxa nominal, a taxa de juros cuja unidade de referência dos períodos não coincide com o período de capitalização. Ex.: 12% ao semestre com capitalização bimestral. Aplicação: Qual o custo efetivo anual de uma taxa de 36% a.a. com capitalização mensal? Com esse período de capitalização, faz-se necessário dividir por 12 a taxa anual para calcular quanto ela representa em termos mensais (36% / 12 = 3% ao mês).

8 TAXAS EFETIVAS X NOMINAIS
Pode-se obter o custo efetivo anual por meio do cálculo da taxa equivalente: (1 + i)1 = (1,03)12 (1 + i) = 1,425761 i = 1, – 1 i = 0, ou 42,5761% ao ano.

9 FLUXOS DE CAIXA CONCEITOS DIAGRAMAS OU PLANILHAS
Denomina-se fluxo de caixa o conjunto de entradas e saídas de dinheiro (caixa) ao longo do tempo. Podemos ter fluxos de caixa de empresas, de investimentos, de projetos, de operações financeiras, etc. O diagrama de fluxo de caixa é uma ferramenta importante para facilitar a compreensão de elementos da matemática financeira. Usualmente, as transações financeiras são representadas esquematicamente por diagramas, ou por meio de planilhas (tabelas ou quadros).

10 DIAGRAMAS DE FLUXO DE CAIXA

11 EXEMPLO: Considerando que no período zero o Valor Presente (VP) é a soma do transporte de todos os valores dos outros períodos no fluxo de caixa apresentado no diagrama abaixo, considerando um regime de juros compostos de 6% ao mês, VP é igual a:

12 Valor correspondente no período zero
Para que ser possível calcular VP, é necessário fazer os cálculos do transporte de cada um dos valores para o período zero, o que pode ser observado na tabela abaixo. PERÍODO MOVIMENTO Valor correspondente no período zero VP 102,45 1 30 28,30 2 20 17,80 3 10 8,40 4 5 3,96 40 29,89 6 14,10


Carregar ppt "JUROS & FLUXO DE CAIXA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google