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Fundamentos de Marketing

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Apresentação em tema: "Fundamentos de Marketing"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos de Marketing
UMC Pós Graduação Jan 2013

2 Apresentação Antonio Salgado Peres Neto
Administrador (FEA/UFRJ e Université de Lausanne, Suiça) Especialista em Marketing (FGV) Sócio Diretor da ASPN Soluções Vice-Presidente da AMPRO – Associação de Marketing Promocional de jan/2000 a jan/2012 Diretor de Divisão do SINDIPROM, Sindicato da Empresas de Promoções, Feira, Congressos...

3 O Módulo Primeira Parte – O que é Marketing? Definição
Escopo de Marketing Quem faz o Marketing? O novo executivo de Marketing As novas realidades do Marketing Conceitos Centrais de Marketing Tipos de Demanda Os 4 P`s do Marketing Tarefas da Administração de Marketing

4 O Módulo Segunda Parte – Informação em Marketing SIM Análise
Componentes do Sistema de Informações Avaliação de Necessidades de Informação Análise Consumidor Comportamento Processo de decisão de compra Pesquisa Sistema Processo Avaliação

5 O Módulo Terceira Parte – Planejamento de Marketing
Orientação da Empresa Marketing e Valor para o Cliente Planejamento Corporativo Planejamento Estratégico da BU Análise SWOT

6 O Módulo Quarta Parte – Elaborando a Estratégia de Marketing
Segmentando o mercado Orientando a estratégia Definindo Produto Preço Praça (distribuição) Promoção (comunicação) O Plano de Marketing Quinta Parte – Discutindo Cases

7 AVALIAÇÃO Montagem e apresentação de um case Em GRUPO

8 O Que é Marketing?

9 Definição “É um processo social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, da oferta e da livre troca de produtos de valor entre si.” Philip Kotler e Kevin Keller

10 Definição “É a atividade, o conjunto de conhecimentos e os processos de criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade como um todo.” AMA – American Marketing Association

11 Definição “É suprir necessidades gerando lucro.”
Philip Kotler e Kevin Keller “Proporcionar um padrão de vida melhor.” Um profissional da área, conforme citado por Philip Kotler e Kevin Keller

12 Definição “O objetivo do Marketing é tornar supérfluo o esforço de venda. É conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou o serviço possa se adequar a ele e se vender sozinho. De maneira ideal, o Marketing deveria resultar em um cliente disposto a comprar. A única coisa necessária, então, seria tornar o produto disponível.” Peter Drucker – Management: Tasks, Responsabilities, Practices

13 Definição “O Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos destinados a criar, comunicar e entregar valor para os clientes e administrar as relações com eles de forma que beneficie a organização e seus stakeholders.” Philip Kotler e Kevin Keller

14 “A orientação ao cliente está no centro do conceito de marketing.”
Definição “A orientação ao cliente está no centro do conceito de marketing.” John E. G. Bateson

15 MARKETING E SEXO Busca de satisfação Motivo de união
Abordagem imediatista X longo prazo Potencializadoras de relacionamento

16 MARKETING E SEXO Motivam e estimulam Provocam envolvimento
Exigem participação ativa São causa e/ou efeito de compromisso

17 MARKETING E SEXO Estimulam aprofundamento Buscam a melhoria contínua
Necessitam preparação para alcançar resultados A falta da inovação gera oportunidades para a concorrência

18 CONCLUSÃO Atuar bem é OBRIGAÇÃO

19 Gestão da troca de diferentes “tipos” de produtos:
Escopo do Marketing Gestão da troca de diferentes “tipos” de produtos: Bens Lugares Serviços Propriedades Eventos Organizações Experiências Informações Pessoas Idéias

20 Quem faz o Marketing? Profissionais de Marketing e Clientes Potencias
“Profissional de Marketing é alguém que busca uma resposta (atenção, compra, voto, doação etc.) de outra parte, denominada Cliente Potencial (prospect).” “Busca influenciar o nível, a oportunidade e a composição da demanda para atender aos objetivos da organização.” Philip Kotler e Kevin Keller

21 O Novo Executivo de Marketing
Características de um profissional de Marketing Ouvir e falar somente o necessário Definir e priorizar objetivos Ampliar horizontes e buscar novas experiências que lhe permitam evoluir Planejar, organizar e delegar (princípio de empowerment) Identificar as necessidades, desejos e expectativas dos consumidores buscando atendê-los Ter autoconfiança e autocontrole Trabalhar em equipe (princípio de team work) Estar sempre atento as mudanças (princípio de flexibilidade) Ser criativo e buscar acordos alternativos (ganha versus ganha)

22 Quem faz o Marketing? “O Marketing é importante de mais para ser deixado a cargo apenas do Departamento de Marketing.” David Packard “Vencerão a Revolução de Valor as empresas em que todo funcionário, independente da natureza de sua função, entender que está praticando marketing.” Robert B. Tucker


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