A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação em EAD apoiada por Ambientes Colaborativos de Aprendizagem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação em EAD apoiada por Ambientes Colaborativos de Aprendizagem"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação em EAD apoiada por Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
Programa de Capacitação para a Qualidade Ana Lúcia Quental Victorino Cristina Haguenauer LATEC/UFRJ

2 Ensino – Pesquisa – Extensão;
LATEC / UFRJ NTIC aplicadas à educação e à gestão do conhecimento; Ensino – Pesquisa – Extensão; Transdisciplinaridade.

3

4 Contexto Capacitação de profissionais em serviço;
Educação apoiada por Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Investigação sobre o potencial de uso das diferentes ferramentas na avaliação da aprendizagem.

5 Objetivos centrais/transversais
Mudança de cultura, conscientização; Integração de equipes; Maximização da eficiência: potencial natural de multiplicação; cultura de colaboração; Valorização do profissional; Crescimento pessoal; Currículo oculto.

6 Desenho Instrucional Definições público alvo; conteúdo;
(tipo, profundidade e extensão) recursos tecnológicos; (produção, emissão e recepção); equipes;

7 Desenho Instrucional Projetos material didático; implementação;
avaliação.

8 Estratégias componentes periféricos e dinâmicos de conteúdo;
banco de dados cumulativo; valorização das contribuições individuais e do grupo; formação de comunidades (aprendizagem, conhecimento, e prática);

9 Estratégias Impressos; CD ROM; Web (Ambiente Colaborativo);
Biblioteca Virtual; Portal; Presencial.

10

11 Ambiente Colaborativo de Aprendizagem
= espaço de construção social do conhecimento interação; inserção e troca de informações; valorização da participação individual e do grupo.

12 Interação trabalho em equipe; relação interpessoal;
troca de experiências.

13 Construção de significações e resignificações do conteúdo
Contato com o conteúdo processo interno de construção de significações; Contato com pontos de vista e interpretações individuais diferentes processo de ressignificação do conteúdo.

14 Vetores de comunicação
interação com os profissionais da equipe de suporte (tutor pedagógico, tutor de conteúdo, suporte técnico e coordenação)

15 Vetores de Comunicação:
Interação Vetores de Comunicação: A = Aluno TC = Tutor de conteúdo TP = Tutor Pedagógico

16 Avaliação em EAD recursos necessários x infraestrutura; conteúdo
(profundidade e extensão x objetivos instrucionais); adequação das mídias ao tema; integração e complementariedade das mídias; logística de implementação; eficiência da equipe de tutoria.

17 Avaliação em EAD material didático projeto gráfico; qualidade;
linguagem; atividades propostas x desenvolvimento de competências; grau de interatividade (material didático, com a equipe, entre os alunos);

18 Avaliação do aluno aspectos cognitivos; aspectos comportamentais;
aspectos subjetivos; componentes qualitativos e quantitativos.

19 Avaliação aspectos relevantes
características intrínsecas escala; público heterogêneo; corte vertical X corte horizontal; auto formação x autonomia.

20 Avaliação aspectos relevantes
cultura x ferramental; aproveitamento x habilitação - certificação; ganhos incrementais; imediato x médio prazo;

21 Estratégia x Avaliação
auto-instrucional; biblioteca de conteúdos multimídia x comunidade de aprendizagem; tutoria

22 Considerações finais avaliação como projeto;
avaliação sistemática e processual. medição; eficiência e eficácia; subjetividade da avaliação.

23 Conclusões evolução - ganhos
foco na educação = crescimento pessoal e profissional; modelo estático X integração e colaboração; portal de informação - comunidade virtual (conhecimento, aprendizagem e prática); importância das oficinas; papel central da tutoria.

24


Carregar ppt "Avaliação em EAD apoiada por Ambientes Colaborativos de Aprendizagem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google