A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ouvir as Pessoas (Org. por Sérgio Biagi Gregório)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ouvir as Pessoas (Org. por Sérgio Biagi Gregório)"— Transcrição da apresentação:

1 Ouvir as Pessoas (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO DE EXPOSITOR ESPÍRITA Ouvir as Pessoas (Org. por Sérgio Biagi Gregório) 20/04/2005 Curso de Expositor Espírita

2 Curso de Expositor Espírita
OUVIR AS PESSOAS Introdução Somos bons ouvintes? Quando alguém nos dirige a palavra, predispomo-nos a ouvi-lo? Por que algumas pessoas, quando ouvem, parecem estar no mundo da lua? Há alguma técnica para melhorar a audição? Questões Embora não seja o caso, gostaria de lembrar da figura de Alan Kardec 20/04/2005 Curso de Expositor Espírita

3 Curso de Expositor Espírita
OUVIR AS PESSOAS Introdução Ouvir 42% Falar 25% Ler 15% Escrever 18% Total 100% Tempo dedicado à Resultado da pesquisa de Donald E. Laird entre as alunas do Stephens College. Publicado pelo Journal of Communication. 20/04/2005 Curso de Expositor Espírita

4 Curso de Expositor Espírita
OUVIR AS PESSOAS Introdução Pode-se afirmar, sem praticamente qualquer restrição, que as pessoas em geral não sabem ouvir. T E S E As pessoas têm ouvidos e escutam muito bem. Estão longe, porém, de adquirir as habilidades que as tornem ouvintes eficazes. O problema da eficácia 20/04/2005 Curso de Expositor Espírita

5 Curso de Expositor Espírita
OUVIR AS PESSOAS Falha no Ensino Leitura Concentramos nossa atenção na leitura, considerando-a o recurso mais importante para o aprendizado e praticamente esquecemos a arte de ouvir. As habilidades de leitura nem sempre nos fazem bons ouvintes, porque a audição corresponde a uma dimensão mais apurada do conhecimento e respeito ao próximo. Audição 20/04/2005 Curso de Expositor Espírita

6 Curso de Expositor Espírita
OUVIR AS PESSOAS Causa do Problema Velocidade da Fala 125 Palavras por Minuto Velocidade do pensamento 500 Vezes superior Símbolo ==> palavras, escritas, desenhos etc. Comportamentos ==> gestos, contato visual, linguagem corporal etc. Em muitos casos, os esforços de comunicação são intercâmbios tanto simbólicos como comportamentais. A chave é o entendimento desses símbolos e comportamentos. Há distinção entre a transmissão da comunicação e a compreensão do significado dessa informação. Ouvimos e ainda temos um tempo para pensar. 20/04/2005 Curso de Expositor Espírita

7 Regras para a Boa Recepção
OUVIR AS PESSOAS Regras para a Boa Recepção Que ensinam a usar com eficácia o tempo excedente de pensamento, enquanto ouvem. QUATRO processos 1. O ouvinte pensa à frente do interlocutor; 2. O ouvinte pondera os sinais evidentes de quem fala para apoiar as afirmações que faz; 3. Periodicamente, o ouvinte revê e resume mentalmente os pontos do discurso; 4. Durante o discurso, o ouvinte “ouve nas entrelinhas”. 20/04/2005 Curso de Expositor Espírita

8 Curso de Expositor Espírita
OUVIR AS PESSOAS Filtros Emocionais Desativamos a nossa atenção ao que não queremos ouvir. T E S E 1. Suspender a avaliação Os julgamentos e as decisões devem ser reservados para quando o interlocutor terminar; 2. Procure provas negativas Ou seja, procuremos provas de que estamos errados e o interlocutor certo. Indicadores Úteis 20/04/2005 Curso de Expositor Espírita

9 Curso de Expositor Espírita
OUVIR AS PESSOAS Relações Humanas As pessoas precisam sentir-se livres para falar com seus superiores e saber que serão recebidos com compreensão e simpatia. Superior Inferior Teste da fofoca, ou da comunicação de cima para baixo. 20/04/2005 Curso de Expositor Espírita

10 Curso de Expositor Espírita
OUVIR AS PESSOAS Nas Conferências Antes de mais nada, você tem que aprender a ouvir em uma Conferência. Quando os participantes ouvem bem, sua conferência tem mais probabilidade de permanecer centrada no problema em questão e menos probabilidade de se desviar para tangentes irrelevantes. 20/04/2005 Curso de Expositor Espírita

11 Curso de Expositor Espírita
OUVIR AS PESSOAS Fórmula (S-I-O-A) S ---> Sintoniza I ---> Informa O ---> Ouve A ---> Avalia Numa conferência ou palestra, devemos: 1) sintonizar-nos com o título. 2) Enquanto o orador estiver falando, anotar questões. 3) O expositor deve falar conosco e não para nós. 4) Avaliemos o que foi dito (os prós e os contras) 20/04/2005 Curso de Expositor Espírita

12 Curso de Expositor Espírita
OUVIR AS PESSOAS Lembrete "Através da História, inumeráveis vezes, ouvir tem sido a única maneira de aprender". (Ralph Nichols e Leonard Stevens) OUVIR É RENUNCIAR É a mais alta forma de altruísmo, em tudo quanto essa palavra signifique de amor e atenção ao próximo. Talvez por essa razão, a maioria das pessoas ouve tão mal, ou simplesmente não ouve. 20/04/2005 Curso de Expositor Espírita

13 Curso de Expositor Espírita
OUVIR AS PESSOAS Conclusão Tomemos consciência de nossa forma de ouvir. Não admitamos que os nossos ouvidos estacionem nas coisas negativas. Vejamos sempre o lado bom do acontecimento. 20/04/2005 Curso de Expositor Espírita

14 Curso de Expositor Espírita
FONTES DE CONSULTA NICHOLS, Ralph G. e STEVENS, Leonard A. Ouvir as Pessoas. In HARVARD BUSINESS REVIEW. Comunicação nas Empresas. Tradução de Marylene Pinto Maciel. Rio de Janeiro: Campus, 2001. O'MEARA, P., SHIRLEY, D. e WALSHE, R. D. Como Estudar Melhor. Lisboa, Editorial Presença, 1988. PENTEADO, J. R. W. A Técnica da Comunicação Humana. São Paulo, Pioneira, 1964. 20/04/2005 Curso de Expositor Espírita


Carregar ppt "Ouvir as Pessoas (Org. por Sérgio Biagi Gregório)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google