Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouNina Romeu Alterado mais de 10 anos atrás
1
Capítulo 7 México: um país latino-americano integrante do Nafta
Gabarito 2ª etapa Capítulo 7 México: um país latino-americano integrante do Nafta
2
Capítulo 7 Leitura complementar
01. Os Estados Unidos utilizam as maquiladoras para melhorarem sua competitividade internacional com os privilégios que lhes foram oferecidos por diversos governos mexicanos. Dentre os privilégios: pagam menos impostos que as empresas mexicanas, utilizam uma força de trabalho muito barata e possuem regulamentações ambientais que nunca são cumpridas
3
Capítulo 7 Leitura complementar
02. As indústrias "contaminam" a vida dos trabalhadores porque diminuem a qualidade de vida desses operários por meio de exaustivas horas de serviço e de péssimas condições de sobrevivência. Contaminam também a terra e os animais por não cumprirem os regulamentos ambientais, prejudicando a vida que existe próxima a elas.
4
Capítulo 7 Testando seus conhecimentos
01. a) O Império Asteca se formou a partir de alianças entre líderes de diversas tribos que habitavam na região, a fim de se fortalecerem e enfrentarem ataques inimigos. b) O consumo de milho, pimenta e chocolate, o idioma náhuatl, ainda falado por grande parte dos mexicanos, a utilização de elementos da mitologia asteca na arte e a exploração turística de sítios históricos da cultura asteca. 02. a) Aos Estados Unidos.
5
Capítulo 7 Testando seus conhecimentos
02. b) Ao interesse de empresas norte-americanas na exploração dos recursos minerais mexicanos, principalmente o petróleo. 03. a) A região norte do México apresenta baixa densidade demográfica. b) A região norte do México é domínio dos climas semi árido e desértico, o que dificulta o desenvolvimento da atividade agrícola.
6
Capítulo 7 Testando seus conhecimentos
05. A Revolução Mexicana foi uma revolta articulada por pequenos agricultores, sob a liderança de Emiliano Zapata, que tinha como principal objetivo a implementação de uma reforma agrária. Institucionalizada pela Constituição mexicana de 1917, essa reforma reorganizou o espaço rural, de modo que atualmente uma significativa parcela das terras produtivas é ocupada pela agricultura familiar. No entanto, há carência de políticas de investimento no setor, no sentido de incrementar a produtividade desses pequenos agricultores.
7
Capítulo 7 Testando seus conhecimentos
06.
8
Capítulo 7 Atividades propostas
01. A principal vantagem é a geração de milhões de empregos, principalmente para as camadas mais pobres da população. No entanto, as maquiladoras pagam baixos salários e são acusadas de irregularidades, como o uso de mão de obra infantil.
9
Capítulo 7 Atividades propostas
02. Nos anos 1980, por conta da retração dos preços do petróleo, importante item da pauta de exportações mexicanas, a economia do país entrou em crise, acarretando o endividamento do México, que passou a ter nos Estados Unidos seu principal credor. Os norte-americanos passaram, assim, a ter forte influência sobre os rumos da economia e da política mexicana, articulando a implementação de um conjunto de reformas neoliberais, cuja característica mais evidente foi o processo de privatização de estatais. A aproximação se intensificou na década de 1990 com a entrada do México no NAFTA e o aumento expressivo das maquiladoras.
10
Capítulo 7 Atividades propostas
03. a) Riscos de morte, problemas como falta de alimentação e de lugar para dormir, riscos de ser sequestrado. b) O governo norte-americano tem aumentado a fiscalização na sua fronteira, instalando inclusive sensores embaixo do solo. c) A queda na economia dos Estados Unidos e o aumento da dificuldade em transpassar a fronteira.
11
Capítulo 7 Atividades propostas
04. A entrada do México no NAFTA tem gerado um desenvolvimento na economia e um crescimento urbano, porém tem gerado uma dependência mexicana em relação à economia dos EUA.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.