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SISTEMA DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Prof.: Verissimo Feres Administração da Produção.

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Apresentação em tema: "SISTEMA DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Prof.: Verissimo Feres Administração da Produção."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Prof.: Verissimo Feres Administração da Produção

2 AS SEÇÕES DESTA UNIDADE Seção 2.1 – Modelo de Transformação “Input – Transformação – Output” Seção 2.2 – Tipos de Operações de Produção Seção 2.3 – Tipos de Sistemas de Produção

3 Esta Unidade apresenta o que é um sistema de produção e operações, quais os tipos de sistemas tanto na indústria quanto em serviços e quais as principais características de cada um deles.

4 MODELO DE TRANSFORMAÇÃO “INPUT – TRANSFORMAÇÃO – OUTPUT” Um sistema de produção pode ser considerado como um processo que: Recebe entradas (INPUTS) e as transforma em saídas (OUTPUTS) com valor inerente.

5 Independente da operação produzir um bem ou um serviço, ela faz isso por meio de um processo de transformação. Por transformação entende-se o uso de recursos para mudar o estado ou condição de algo para produzir os produtos/serviços (outputs). “Assim sendo, qualquer atividade de produção pode ser vista conforme o modelo INPUT – TRANSFORMAÇÃO - OUTPUT.” (Slack et. al., 2008).

6 Recursos Transformados -Materiais -Informações -Consumidores Recursos Transformados -Materiais -Informações -Consumidores Recursos de Transformação: -Instalações -Pessoal -Maquinário Recursos de Transformação: -Instalações -Pessoal -Maquinário PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO Bens e Serviços INPUTOUTPUT

7 Nos sistemas de produção de manufatura as entradas e as saídas são TANGÍVEIS e a transformação é física, e o cliente ou consumidor final normalmente não participa do processo de transformação em si, pois recebe o produto depois de pronto. Já nos sistemas de operações de serviços, as entradas e saídas podem ser INTANGÍVEIS e as transformações podem ser não físicas. O cliente ou consumidor faz parte do processo de transformação, posto que os serviços só ocorrem quando o cliente o solicita. Como exemplo podemos citar o atendimento de um plantão médico em um hospital. TANGÍVEIS Neste sentido quer dizer produtos que podem ser vistos, tocados e quantificados. INTANGÍVEIS Significa bens não físicos, que não podem ser tocados nem estocados.

8 O hospital está sempre pronto para receber os pacientes, mas o serviço em si só inicia quando o paciente chega. Independentemente do tipo de serviço (um atendimento simples, uma cirurgia, exames), o paciente está a todo momento participando do processo de transformação e, em muitos aspectos, está sendo transformado pelo serviço prestado.

9 Aeronave Pilotos e Equipes de Bordo Equipe de Terra Passageiros Movimentações de Passageiros e cargas ao redor do mundo. Passageiros e cargas transportadas. INPUT TRANSFORMAÇÃO OUTPUT LINHAS AÉREAS Modelo de Transformação

10 Policiais Sistema de Computador Informações Públicas Prevenção de Crimes Solução de Crimes Prisão de Criminosos Sociedade Protegida Público com sentimento de Segurança INPUT TRANSFORMAÇÃO OUTPUT POLÍCIA Modelo de Transformação

11 Funcionários Animais Visitantes Ambientes Simulados Exibição de Animais Educação de Visitantes Visitantes entretidos Visitantes informados Espécies não extintas INPUT TRANSFORMAÇÃO OUTPUT ZOOLÓGICOS Modelo de Transformação

12 INPUT TRANSFORMAÇÃO OUTPUT AGORA É COM VOCÊ Modelo de Transformação

13 AGORA É COM VOCÊ Pesquisar Modelo de Transformação sobre as ideias apresentados com histórico no brasil e no mundo. Entregar na Segunda Feira: Introdução Desenvolvimento Conclusão Equipes

14 Os recursos de input podem ser classificados como: RECURSOS DE TRANSFORMAÇÃO (instalações e funcionários) que agem em direção aos RECURSOS TRANSFORMADOS (materiais, informações e clientes) que são, de algum modo, transformados pela produção. O processo de transformação tem relação direta com o tipo de input. Neste sentido, pode ser predominantemente processador de: MATERIAIS – operações de manufatura, armazéns, serviços postais, empresas de transporte rodoviário. INFORMAÇÕES – contadores, bancos, empresas de pesquisa, analistas financeiros, serviço de notícias, etc. CLIENTES/CONSUMIDORES – cabeleireiros, hotéis, transporte rápido de massa, teatro.

15 Geralmente os outputs são um composto de bens e serviços, embora algumas operações sejam produtoras de bens puros ou de serviços puros. Podem ser definidos conforme as características a seguir: TANGIBILIDADE – em geral, os bens físicos são tangíveis e os serviços intangíveis. ESTOCABILIDADE – bens são estocáveis e serviços não estocáveis. TRANSPORTABILIDADE – bens físicos podem ser transportados enquanto serviços não. CONTATO COM O CLIENTE – os consumidores têm baixo nível de contato com as operações que produzem os bens. No caso dos serviços, é o contrário.


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