A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Ora, tudo isso lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos.” (1 Coríntios 10:11)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Ora, tudo isso lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos.” (1 Coríntios 10:11)"— Transcrição da apresentação:

1

2 “Ora, tudo isso lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos.” (1 Coríntios 10:11)

3 Comparando as coisas simples do Tabernáculo com as celestiais, aprendemos as verdades que nos levam ao crescimento espiritual. Comparando as coisas simples do Tabernáculo com as celestiais, aprendemos as verdades que nos levam ao crescimento espiritual.

4 Êxodo 26.1-14 1 - E o tabernáculo farás de dez cortinas de linho fino torcido, e pano azul, e púrpura, e carmesim; com querubins as farás de obra esmerada. 2 - O comprimento de uma cortina será de vinte e oito côvados, e a largura de uma cortina, de quatro côvados; todas estas cortinas serão de uma medida. 3 - Cinco cortinas se enlaçarão uma à outra; e as outras cinco cortinas se enlaçarão uma com a outra. 4 - E farás laçadas de pano azul na ponta de uma cortina, na extremidade, na juntura; assim também farás na ponta da extremidade da outra cortina, na segunda juntura. 5 - Cinquenta laçadas farás numa cortina e outras cinquenta laçadas farás na extremidade da cortina que está na segunda juntura; as laçadas estarão travadas uma com a outra. Êxodo 26.1-14

5 6 - Farás também cinquenta colchetes de ouro e ajuntarás com estes colchetes as cortinas, uma com a outra, e será um tabernáculo. 7 - Farás também cortinas de pelos de cabras por tenda sobre o tabernáculo; de onze cortinas a farás. 8 - O comprimento de uma cortina será de trinta côvados, e a largura da mesma cortina, de quatro côvados; estas onze cortinas serão de uma medida. 9 - E ajuntarás cinco destas cortinas por si e as outras seis cortinas também por si: e dobrarás a sexta cortina diante da tenda. 10 - E farás cinquenta laçadas na borda de uma cortina, na extremidade, na juntura, e outras cinquenta laçadas na borda da outra cortina, na segunda juntura.

6 Êxodo 26.1-14 11 - Farás também cinquenta colchetes de cobre e meterás os colchetes nas laçadas; e, assim, ajuntarás a tenda para que seja uma. 12 - E o resto que sobejar das cortinas da tenda, a metade da cortina que sobejar, penderá sobre as costas do tabernáculo. 13 - E um côvado de um lado e outro côvado de outro, que sobejará no comprimento das cortinas da tenda, penderá de sobejo aos lados do tabernáculo de um e de outro lado, para cobri-lo. 14 - Farás também à tenda uma coberta de peles de carneiro tintas de vermelho e outra coberta de peles de texugo em cima.

7 Objetivo Geral Mostrar que as cores das cortinas do Tabernáculo aponta para a obra completa da salvação. Objetivo Geral Mostrar que as cores das cortinas do Tabernáculo aponta para a obra completa da salvação. ❶ Classificar a coberta e as cortinas do Tabernáculo; ❷ Descrever a simbologia das cortinas do Tabernáculo; ❸ Expor o significado simbólico das cores das cortinas do Tabernáculo.

8 As cores das cortinas do Tabernáculo apontam para a nossa salvação.

9 As cortinas do Tabernáculo têm muito a dizer-nos acerca da maravilhosa obra redentora de Cristo. Pelas suas estruturas, simbologia e cores, veremos como esse utensílio importante do Tabernáculo se fez figura e estímulo para adentrarmos à presença de Deus de maneira confiante e ousada.

10 Nesta Lição vamos falar de : Coberta Exterior Coberta Exterior Cortinas Internas Cortinas Internas Cortinado do Pátio Cortinado do Pátio

11 I – As Cobertas e as Cortinas do Tabernáculo Embora complexa em detalhes e específica em materiais e cores, tinha que apresentar um leitura fácil de montagem e desmontagem, As Cobertas e Cortinas do Tabernáculo estavam assim classificadas: ❶Coberta Exterior ❶Coberta Exterior ❷ Cortinas Internas ❷ Cortinas Internas

12 1 – A Coberta Exterior A coberta era feita de peles de animais marinhos (texugos ou golfinhos). A visão não expressa beleza exterior ou algo que chamasse a atenção. Mas que já apontava para Cristo

13 As cortinas externas não tinham acabamento primoroso, o aspecto era simples e tosco, contrastando com a beleza do cortinado interior. Por isso, tanto as cortinas de fora quanto as de dentro, usadas no Tabernáculo, revelam tipologicamente, a figura de Jesus Cristo quando se fez homem, cumprindo assim a profecia de Isaías 53.2, que nos diz que o Messias "foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não possuía beleza e nem formosura".

14 2 – As Cortinas Internas Debaixo da Coberta Exterior havia : Cortina de Peles de Carneiros tingidas de vermelho Cortina de Peles de Carneiros tingidas de vermelho Cortina de Peles de Cabras brancas sem tingir Cortina de Peles de Cabras brancas sem tingir Cortina de linho Branco e fino com Bordados das figuras de querubins Cortina de linho Branco e fino com Bordados das figuras de querubins

15 2 – As Cortinas Internas Debaixo da Coberta Exterior havia : ❶ A coberta tingida de vermelho aponta para Cristo e seu sacrifício na cruz, pois o vermelho é o símbolo do sangue de Cristo para a remissão do pecado; ❷ As cortinas feitas de peles de cabras brancas, sem serem tingidas, revela uma ideia de pureza e justiça do nosso Salvador (2 Co 5.21; Fp 3.9); 3). ❸ Cortina de linho branco com bordados de figuras de querubins, revela a natureza dos seres angelicais que servem junto ao Trono de Deus.

16 A coberta e as cortinas do Tabernáculo estavam classificadas em “coberta exterior” e “cortinas internas”.

17 II – O Cortinado do Pátio do Tabernáculo Uma Cerca de 44 metros de comprimento.22 de largura; por 2,25 de altura.

18 1 – A Simbologia descritiva das Cortinas do Tabernáculo. As dimensões do Pátio, envolto por cortinas e varais ao redor do Tabernáculo, foram fornecidas com precisão, tinha 44 metros de cumprimento e 22 metros de largura. As cortinas do pátio eram do mesmo material da quarta cobertura. A cortina do átrio simbolizava salvação; A cortina da Tenda tipificava ministração; A cortina interna, o véu, representava a mediação.

19 2 – O Significado de Separação O Tabernáculo estava separado das tribos por um cortinado de linho branco, de 2,25 de altura. Isso fala da separação entre Deus e o pecador (Isaías 59.2). As dimensões dessas cortinas, tinham, por objetivo tornar todo aquele ambiente, entre a cerca e o Tabernáculo, delimitado e fora da visão dos pecadores. Pátio

20 Essa restrição nos ensina que é necessária a justiça perfeita de Deus para ter acesso a Ele (Romanos 10.3). Para adentrar ao Pátio, o hebreu deveria levar a sua oferta pelo pecado. Assim, as cortinas faziam a separação entre o santo e o profano.

21 II – O Cortinado do Pátio do Tabernáculo 2 – O Significado de Separação É importante enfatizar que os dois véus, o primeiro do Pátio para o Lugar Santo; e o segundo, do Lugar Santo para o Lugar Santíssimo; somado o pano de linho branco, que constitui a cerca do Pátio traz, claramente, o ensino bíblico da separação, que precisa haver entre o que está consagrado e o que desrespeita os preceitos religiosos. Pureza de Deus Mundo de impurezas A imagem do cortinado de linho torcido simboliza a pureza de Deus num mundo de impurezas.

22 II – O Cortinado do Pátio do Tabernáculo 3 – O Significado de Santidade Santidade é a separação absoluta do pecado e dedicação exclusiva a Deus. Paulo, escrevendo aos crentes de Tessalônica, revela que a vontade Deus é que todo crente viva em santidade, separado dos pecados atuais e do pecado original (1 Tessalonicenses 4.3). Os pecados atuais são os que cometemos voluntariamente, ao passo que o pecado original é o que herdamos do primeiro Adão. Por isso, as cortinas da cerca do Pátio e do Tabernáculo, bem como tudo dentro dele, revelam santidade.

23 II – O Cortinado do Pátio do Tabernáculo Ter a consciência da santidade bíblica significa ter a disposição para viver na contramão do mundo (João, 17:14). “Dei-lhes a tua Palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como Eu não sou do mundo”

24 A simbologia das cortinas do pátio traz o ensino bíblico da separação entre o santo e o profano.

25 PÚRPURA ESCARLATE AZUL BRANCO III – As Cores das Cortinas do Tabernáculo

26 1 – O Significado Especial das Cores. As cores tinham significados especiais para a vida espiritual da nação. israelita e também são muito significantes para a Igreja de Cristo. Por meio delas, o povo de Israel perceberia o símbolo da manifestação da glória de Deus nos sacrifícios que fossem apresentados.

27 É uma cor que remete ao céu e indica a origem celestial de Cristo e sua divindade. 2 – A Cor Azul Celeste (Êx 27.16).

28 3 – A Cor Púrpura (Êx 27.16). A púrpura (roxo) é uma cor que remete à ideia de realeza e que aponta para o futuro. A tonalidade púrpura expressava a majestade de Cristo, fala de realeza, seu simbolismo remete ao que Cristo é agora no céu, lugar onde assumiu a divindade depois de sua ascensão (Efésios 1.20, 21)

29 4 – A Cor Escarlate (Carmesim) (Êx 27.16). O Escarlate é uma cor de sangue, vermelho vivo. Se, por um lado, a cor projeta o vitupério do Calvário e o triunfo da obra salvífica de Cristo (sangue remidor). por outro, ela aponta para a glória vindoura do reinado do “Rei dos reis e Senhor dos senhores” Segundo os estudiosos, para a feitura do tom escarlate, ou carmesim, os hebreus usavam um inseto fêmea, ainda na fase de larva, encontrados em árvores. O inseto era moído até se transformar em pó e depois misturado em outro composto líquido para colorir tecidos e fios

30 Isaías 53.10 - “Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão”.

31 5 – A Cor Branca do Linho Torcido. A cor Branca fala da santidade de Cristo. O branco simboliza pureza e santidade. No plano da obra redentora de Cristo, o destino final das almas é o céu, mas para chegar no céu é necessário mortificar os desejos da carte e viver em santidade (Salmos 15; Gálatas 5.16-23).

32 As múltiplas cores das cortinas do Tabernáculo apontam para a obra completa da salvação.

33 A Igreja de Cristo não se fecha dentro de uma cerca como se fosse um casulo que esconde seu bichinho, mas está sempre pronta para receber todo pecador arrependido que confessa Jesus Cristo como o seu Cordeiro expiatório. O propósito de ser cristão não é tão-somente ser salvo do inferno e ir para o céu. (Implica em assumir o caráter de Cristo, como filho de Deus e permanecer fiel em todas as circunstâncias.)

34 Lição 7 – O Lugar Santo

35


Carregar ppt "“Ora, tudo isso lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos.” (1 Coríntios 10:11)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google