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ARTE GREGA Profª Kryshia Freitas
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ARQUITETURA
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ORDEM DÓRICA - PARTENÓN
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ORDEM JÔNICA – ATENEA NIKÉ
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ORDEM CORÍNTIA – TEMPLO DE ZEUS
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TEATRO GREGO - EPIDAURO
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PINTURA GREGA ÂNFORA, EXÉQUIAS, FIGURAS NEGRAS, 530 A.C, MUSEUS GREGORIANO, VATICANO.
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ÂNFORA DE FIGURAS VERMELHAS, 530 A.C, MUSEU DO VATICANO.
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DIANA E ACTEÃO, 470 A.C, MUSEUS DE BOSTON.
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LEKITOS, 450 A.C, MUSEU NACIONAL, ATENAS.
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ESCULTURA GREGA – PERÍODO ARCAICO
No Período Arcaico, séculos VIII-VI a.C., os gregos começaram a esculpir, em mármores, grandes figuras de homens. Primeiramente, aparecem esculturas simétricas, em rigorosa posição frontal, braços e pernas colados ao corpo, com o peso do corpo igualmente distribuído sobre as duas pernas ou um dos pés ligeiramente avançado, uma postura estática e, sobretudo por uma expressão facial conhecida como o sorriso grego. Essa expressão, na verdade, era fruto de um domínio restrito na exploração das feições humanas, que fazia com que o escultor arcasse as sobrancelhas, repuxasse os lábios, mas não fizesse com que as maxilas acompanhassem o sorriso. Esse tipo de estátua é chamado Kouros, palavra grega que significa homem jovem, simboliza o deus da juventude e da plenitude. A versão feminina é chamada de Koré, representam jovens virgens, graciosas e encantadoras, com longas túnicas pregueadas, que eram pintadas de cores vivas, luminosas e cintilantes.
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Cleobis e Bitón, 580 A.C
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ESCULTURA GREGA – PERÍODO CLÁSSICO
No Período Clássico, século V a.C., passou- se a procurar movimento nas estátuas, há maior uso do bronze, mais resistente do que o mármore, podendo fixar o movimento sem se quebrar. Surge o nu feminino, pois no período arcaico, as figuras de mulher eram esculpidas sempre vestidas. As principais características desse período são o realismo idealizado, o naturalismo, o equilíbrio e a serenidade.
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DORÍFORO, POLICLETO. O DISCÓBOLO, MÍRON, 450 A.C
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ESCULTURA GREGA – PERÍODO HELENÍSTICO
Período Helenístico, século IV-I a.C., podemos observar o crescente naturalismo: os seres humanos não eram representados apenas de acordo com a idade e a personalidade, mas também segundo as emoções e o estado de espírito de um momento. O desafio e a grande conquista da escultura do período helenístico foi a representação não de uma figura apenas, mas de grupos de figuras que mantivessem a sugestão de mobilidade e fossem bonitos de todos os ângulos que pudessem ser observados. Além disso, aparece o pathos muito pronunciado, a composição desequilibrada para valorizar o dramatismo, a expressão da dor física através do rosto e na tensão muscular e o abandono do realismo idealista e da serenidade.
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Lacoonte e seus filhos, Polidoro.
Vitória de Samotrácia
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