A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO DE PROJETOS - 3 Escola de Engenharia de Lorena

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO DE PROJETOS - 3 Escola de Engenharia de Lorena"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DE PROJETOS - 3 Escola de Engenharia de Lorena
(Depto. Engenharia Química) Prof. Dr. Francisco Chaves FC

2 Meta e Método Evento (Plano) + Resposta (Atitude) = Resultado (Sucesso) Estratégia e Tática (Conceitos do universo militar) Estratégia (Stratego – grego): comando das tropas – coordenar ações Tática (Tact – latin): manusear, organizar, medidas, práticas A estratégia comanda ações; E a tática revela-se como as ações em si. A tática trabalha a serviço da estratégia A estratégia é composta por ações táticas

3 Características da Estratégia:
Meta e Método Características da Estratégia: Conhecimento do mercado oponente; Condições externas do meio; Conhecimento interno – recursos. “…Num jogo de tenis…” : Estratégia: o que fazer, quando não há o que fazer (escolha/decisão) Tática: o que fazer, quando há o que fazer (qualidade da execução) “Perca com classe Mas vença com ousadia”.

4 Plano de Projeto – Orientado pelo Escopo
Escopo (intenção, propósito, âmbito, alvo) Plano de Ação Plano de Monitoramento e Avaliação (PMA) Plano de Projeto = (Escopo) + (Plano de Ação) + (PMA)

5 Escopo Elementos do Escopo Definição da situação geradora do projeto
(problema, melhoria, desafio, oportunidade) Justificativa do projeto (o porque) (diagnóstico da situação inicial – baseline) Objetivos, geral e específicos, do projeto (razão de ser, e o para que) Resultados esperados com a realização do projeto (relação direta com os objetivos) Abrangência do projeto (caracterização da extensão, área de atuação, e partes interessadas – stakeholders)

6 Escopo O Escopo é um componente do Plano de Projeto que responde às questões: De que se trata o projeto? Qual situação que deu origem ao projeto? Por que vale a pena investir recursos no projeto? O que acontece se não fizer o projeto? Quais as finalidades? Que resultados/benefícios esperados? Quais os beneficiados com o projeto? Que volume de recursos (estimados) será investido?

7 Plano de Ação Apresenta, de forma estruturada, os procedimentos e recursos que serão mobilizados para a execução do escopo. Elementos do Plano de Ação Desdobramento de atividades e tarefas (detalhamento de ações em pacotes) Estimativa dos prazos (determinação de tempos para as tarefas) Estimativa de custos e recursos (recursos, mateiral e humano, requeridos para as tarefas) Rede de tarefas – “mapa do projeto” (sequência das tarefas – identificação das tarefas críticas) Cronograma – linha de tempo do projeto (com posição de início e fim das tarefas, responsáveis, etc)

8 Plano de Ação O Plano de Ação é um documento que deve responder às seguintes questões: Como será realizado este projeto? Que ações e tarefas serão realizadas? Quanto tempo será necessário para cada ação ou tarefa? Quais pessoas serão responsáveis por sua execução? Quanto custará cada etapa do projeto? Quanto custará o projeto total?

9 Plano de Monitoramento e Avaliação (PMA)
Procedimentos para o acompanhamento e a avaliação sistemática da execução do projeto e resultados alcançados. “Controle” “Monitoramento” Elementos do Plano de Monitoramento e Avaliação (PMA) Matriz de resultados e produtos (quadro resumo com resultados e produtos) Planilha de procedimentos de monitoramento (com indicadores e instrumentos de coleta de dados) Análise de risco (efeitos de hipóteses condicionantes do projeto)

10 Plano de Monitoramento e Avaliação (PMA)
É um documento que deve responder às questões do tipo: De que maneira será verificado se o projeto está sendo executado conforme planejado? Que observações são feitas para avaliar seus resultados? Como serão obtidos os dados sobre o andamento e os resultados do projeto? Que indicadores de resultados são usados? Que medidas preventivas serão adotadas paa assegurar o sucesso do projeto? Obs: Há uma relação direta entre o PMA e o Escopo do Projeto – os objetivos e resultados esperados servem de bse para definir os indicadores, instrumentos de coleta de dados, etc.

11 Plano de Monitoramento e Avaliação (PMA)
Estrutura do Plano de Projeto em Função ao Tipo de Projeto Componente da Estrutura Elementos Estruturais Tipo de Projeto Pesquisa Intervenção Desenvolvimento Ensino Trabalho 1 Escopo Situação Geradora •••• Justificativa ••• •• Objetivo Geral Objetivo Específico Resultados Esperados Abrangência 2 Plano de Ação Ação, Tarefa Custos Estimados Prazos Recursos (M/H) Cronograma 3 Plano de Monitoramento e Avaliação (PMA) Produto/Resultado Indiccdor Desempenho Instrumento Coleta Dados Análise de Risco •••• - Muito Importante (Essencial/Indispensável) ••• - Importante •• - Desejável • - Dispensável (opcional)

12 Referência Bibliográfica
MOURA, D. G.; BARBOSA, E. F. Trabalhando com projetos – planejamento e gestão de projetos educacionais. Ed. Vozes – 2006. Elaborado por: Francisco José Moreira Chaves, Prof. Dr.


Carregar ppt "GESTÃO DE PROJETOS - 3 Escola de Engenharia de Lorena"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google