A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tratamentos silviculturais - Desbaste

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tratamentos silviculturais - Desbaste"— Transcrição da apresentação:

1 Tratamentos silviculturais - Desbaste

2 Desbaste São cortes culturais intermediários executados nos povoamentos imaturos para favorecer o crescimento das árvores que permanecerão no povoamento por mais tempo. É a prática silvicultural destinada a reduzir o número de plantas em um povoamento, visando que a população remanescente possa ter o máximo aproveitamento por água luz e nutrientes. Desbaste é a redução do número de árvores que crescem num determinado povoamento, de modo a condicionar a competição e, dar às árvores restantes mais espaço, luz e nutrientes para o seu bom desenvolvimento. Esta operação é efetuada após o fechamento do dossel do povoamento (GTZ, 1986).

3 Objetivos Eliminar árvores com defeitos;
Favorecer o crescimento das árvores remanescentes; Oferecer maior espaço para o desenvolvimento da copa e raízes; Favorecer o crescimento diametral; Aumentar a entrada de luz; Servem como antecipações de receitas antes do corte final.

4 Árvores codominantes; Árvores subdominantes; Árvores dominadas;
Segundo Forestry Commission”distinguem-se 5 grupos de árvores: Árvores dominantes; Árvores codominantes; Árvores subdominantes; Árvores dominadas; Árvores mortas ou que estão a morrer.

5 Tipos de desbastes Os desbastes podem ser classificados em: desbaste pelo baixo, desbaste pelo alto, desbaste seletivo e sistemático (Loureiro, 1991).

6 DESBASTE SELETIVO POR BAIXO
Exemplo: desbaste por baixo em plantio original de 3m x 2m, ou 1667 árvores/ha.

7 Floresta de Eucalipto desbastada

8 Distância das copas após desbaste

9

10 DESBASTE SELETIVO PELO ALTO
Povoamento sem tratamento Desbaste alto leve

11

12 DESBASTES SISTEMÁTICOS
Eliminam-se linhas inteiras de árvores em cada ocasião; Podem ser programados de diferentes formas; por exemplo: Corte de uma a cada duas linhas em uma única ocasião; Corte da 13ª linha no primeiro, da 5ª e 9ª linhas no segundo e da 3ª, 7ª e 11ª no terceiro; Corte da 6ª linha no primeiro desbaste e da 3ª linha no segundo, como na figura ao lado; etc.

13 eliminar as árvores com defeitos;
VANTAGENS DO DESBASTE eliminar as árvores com defeitos; proteger as árvores com bom crescimento com boa forma de fuste; do ponto de vista de melhoramento genético; corte das árvores de crescimento muito lento; facilita o acesso para a realização de atividades de manejo.

14 aumenta a vulnerabilidade das árvores do povoamento restante;
DESVANTAGENS DO DESBASTE aumenta a vulnerabilidade das árvores do povoamento restante; pode aumentar o investimento no povoamento; pode causar danos físicos às árvores do povoamento restante; pode aumentar o risco de incêndios.

15 Como controlar a intensidade do desbaste?
CONTROLE DE DESBASTE Como controlar a intensidade do desbaste? - Com base no número de árvores; Com base na área basal; Com base no volume. CONTROLE ÁREA BASAL A partir de uma área basal fixa a ser deixada após o desbaste; em função da área basal existente na ocasião do desbaste.

16 Desbaste– (7 fileiras). Exemplo: um desbaste de 50% da área basal em um talhão;

17 EFEITO DOS DESBASTES NA PRODUÇÃO DE MADEIRA
Os desbastes sempre reduzem a produção total de madeira, pois a área ocupada pelas copas é reduzida com a operação, diminuindo o crescimento por unidade de área florestal; A produção de madeira grossa é aumentada, pois as árvores remanescentes crescem com maior vigor após o desbaste.

18 CÁLCULO DE DESBASTE Método mexicano - usa a fórmula de juros compostos aplicada ao crescimento; Método Inglês; - corte de 30% do volume previsto de crescimento até o próximo desbaste Deichman - método para Araucária (fórmula própria); Limites de área basal máxima e mínima desejados por hectare por idade (baseado em experimentos ou dados locais); Cálculo pelo índice de espaçamento relativo - baseado no espaço existente em relação às árvores dominantes; etc.

19 Cálculo da taxa de crescimento
Fórmula: T = [(D - d) / ((D + d) /2)]*100 Assim: D = diâmetro atual d= diâmetro anterior

20 2 a 3% de crescimento n diâmetro anterior (m) (ano 4) diâmetro atual
(%) 1 0,08 0,10 22,22 2 0,09 0,11 3 0,07 4 0,12 2 a 3% de crescimento

21 Calcule as taxas de crescimento para cada ano;
diâmetro (m) (ano 4) (ano 5) (ano 6) (ano 7) Diâmetro (ano 8) (ano 9) 1 0,08 0,10 0,12 0,15 0,16 0,165 2 0,09 0,11 0,13 0,162 3 0,07 0,17 0,178 4 0,14 0,145 Calcule as taxas de crescimento para cada ano; Defina o momento ideal para ocorrer o 1º desbaste; Determine o diâmetro médio dos indivíduos por ano; Calcule a área Basal de cada indivíduo; Calcule a área basal média dos indivíduos no momento do 1º desbaste; Qual a área basal/ha existente em um povoamento não desbastado aos 7 anos com plantio inicial 2 x 2m.


Carregar ppt "Tratamentos silviculturais - Desbaste"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google