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Campos Conceituais: A Teoria de Vergnaud Diana Mary Moura Nogueira.

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1 Campos Conceituais: A Teoria de Vergnaud Diana Mary Moura Nogueira

2 Gérad Vergnaud  Trabalha como diretor emérito de estudos do Centro Nacional de Pesquisas Científicas (CNRS, na sigla em francês).  Formado em Psicologia.  Fez a tese de doutorado com Jean Piaget. O título era A Resposta Instrumental como Resolução de Problemas.  Sua descoberta mais importante é a chamada Teoria dos Campos Conceituais, que ajuda a entender como as crianças constroem os conhecimentos matemáticos.

3 Gérard Vergnaud

4 Motivação  A escola não favorece o aprendizado das disciplinas, porque há sempre a cobrança do aspecto formal.  A maioria das crianças não gosta destes formalismos.  A teoria de Vergnaud nasce das observações feitas observando as crianças e os professores em sala de aulas.

5 A teoria dos Campos Conceituais  é uma teoria neopiagetiana que pretende oferecer um referencial [...] ao estudo do desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem de competências complexas [...] levando em conta os próprios conteúdos do conhecimento e a analise conceitual de seu domínio. (MOREIRA, p.8, 2007)

6 A teoria dos Campos Conceituais  A sua teoria tem como base as teorias do desenvolvimento de Piaget e Vygotsky.  Não tem a ambição de ser uma teoria didática, mas de fornecer um quadro teórico para analisar a formação e o funcionamento dos conhecimentos.  A principal finalidade desta teoria é oferecer um referencial teórico que permita compreender as filiações e rupturas entre conhecimentos.  É através de situações e problemas para resolver que um conceito adquire sentido para o aprendiz.

7 Vergnaud define campo conceitual como  “um conjunto informal e heterogêneo de problemas, situações, conceitos, relações, estruturas, conteúdos e operações de pensamento, conectados uns aos outros e, provavelmente, entrelaçados durante o processo de aquisição”. (MOREIRA, 2002)

8 Justificativas para a teoria  um conceito não se forma dentro de um só tipo de situação  uma situação não se analisa com um só conceito  a construção e apropriação de todas as propriedades de um conceito ou todos os aspectos de uma situação é um processo longo

9 Teoria dos campos conceituais  Vergnaud afirma que o processo de desenvolvimento cognitivo, por ser fortemente dependente das situações a serem enfrentadas pelo sujeito, tem como cerne a construção de conceitos, ou seja, a conceitualização.  Conceitualização  âmago do desenvolvimento cognitivo

10 Conceito em Vergnaud O conceito é tido como formado por três conjuntos:  1ª) conjunto das situações (S) que dão sentido ao conceito.  2ª) os invariantes (I) sobre os quais repousa a operacionalidade dos conceitos  3ª) as representações simbólicas (R) que podem ser utilizadas para indicar e representar os invariantes e, portanto, representar as situações e procedimentos para lidar com elas. É identificado como o significante do conceito.

11 Esquemas  Frente a uma determinada situação, o sujeito age segundo as representações que dela faz, sendo que o que faz ligação entre as representações e a sua conduta é o esquema.

12 Esquemas VERGNAUD identifica 4 ingredientes de um esquema, que são:  Metas (objetivos) e antecipações, pois um esquema está orientado sempre à resolução de uma determinada classe de situações.  Regras de ação do tipo "se... então" que são os elementos que geram os esquemas, o que dirige a seqüência de ações do sujeito;

13 Esquemas  Invariantes operatórios (teoremas-em-ação e conceitos- em-ação) que dirigem o reconhecimento, por parte do indivíduo, dos elementos pertinentes à situação e, portanto, guiam a construção dos modelos mentais;  Possibilidades de inferência (ou raciocínios) que permitem determinar as regras e antecipações a partir das informações e dos invariantes operatórios de que dispõe o sujeito.

14 Esquemas Quando uma criança utiliza um esquema ineficaz para uma certa situação, a experiência o conduz a mudar de esquema ou a modificar o esquema. Segundo Piaget são os esquemas que estão no centro do processo de adaptação das estruturas cognitivas: assimilação e acomodação. Exemplo : O esquema da enumeração Se uma criança quer contar o número de pessoas em uma sala (objetos em uma mesa) ela realizará :  uma coordenação dos movimentos dos olhos e dos gestos do dedo e da mão com relação à posição dos objetos ;  um enunciado coordenado da seqüência numérica ;  uma cardinalização do conjunto contado com repetição ou com entonação mais forte do último número pronunciado.

15 exemplo

16 Referências:  CARVALHO JR, Gabriel D. de; AGUIAR JR, Orlando G. A. OS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD COMO FERRAMENTA PARA O PLANEJAMENTO DIDÁTICO. Belo Horizonte: Faculdade de Educação, UFMG. (Tese, Doutorado). 2001  MOREIRA, ANTONIO M. A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD, O ENSINO DE CIÊNCIAS E A PESQUISA NESTA ÁREA. INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS – V7(1), P. 7-29, 2002  GROSSI, GABRIEL PILAR. ENTREVISTA A GÉRARD VERGNAUD. REVISTA NOVA ESCOLA.


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