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PROMOÇÃO DE VENDAS. O marketing contemporâneo exige mais do que desenvolver um bom produto a um preço atraente e torná-lo acessível. Toda empresa tem.

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1 PROMOÇÃO DE VENDAS

2 O marketing contemporâneo exige mais do que desenvolver um bom produto a um preço atraente e torná-lo acessível. Toda empresa tem inevitavelmente de assumir o papel de comunicadora e promotora. Fornecer informações é a meta do elemento do composto de marketing tradicional conhecido como promoção.

3 COMPOSTO PROMOCIONAL A promoção, sob qualquer forma, tem como objetivo exercer influência. Mais especificamente, a promoção é o elemento, no mix de marketing de uma empresa, que serve para informar, persuadir e lembrar o mercado de um produto e/ou serviço da organização que o vende, tendo em vista influenciar os sentimentos, crenças ou comportamento do público.

4 MÉTODOS PROMOCIONAIS Existem cinco formas de promoção: venda pessoal, propaganda, promoção de vendas, relações públicas e publicidade. Cada uma delas possui características distintas que determinam em que situação serão mais efetivas:

5 Venda pessoal é a apresentação direta de um produto a um cliente potencial feita por um representante da organização que está vendendo. A venda pessoal ocorre pessoalmente ou pelo telefone e pode ser dirigida a um intermediário ou ao consumidor final.

6 Propaganda é a comunicação impessoal paga pelo patrocinador e na qual esse patrocinador é claramente identificado. As formas mais comuns de propaganda são encontradas nos meios de radiodifusão (TV e rádio) e na imprensa (jornais e revistas). Entretanto, há muitos outros veículos de propaganda, da mala- direta ao outdoor e, mais recente, a Internet.

7 Promoção de vendas é a atividade de estimular a demanda projetada para complementar a propaganda e facilitar a venda pessoal. É paga pelo patrocinador e, freqüentemente, envolve um incentivo temporário para encorajar a venda ou aquisição. Uma vasta gama de atividade estão incluídas na promoção de vendas, como patrocínio de eventos, concursos, shows comerciais, displays em lojas, reduções de preços, amostras, prêmios, descontos, cupons, etc. Ex: Skol no carnaval (eventos) Arena Itaipava

8 Relações públicas compreende uma ampla variedade de esforços de promoção visando a formação de atitudes e opiniões de modo geral favoráveis diante de uma organização e de seus produtos. Ao contrário da maior parte da propaganda e da promoção de vendas e da venda pessoal, as relações públicas não incluem uma mensagem específica de venda. Ex: Itau (BikePE), Nivea (Shows)

9 Publicidade é a forma especial de relações públicas que envolve as novidades de uma organização ou de seus produtos. As organizações buscam uma boa publicidade e freqüentemente fornecem o material para ela, sob a forma de comunicados à imprensa,entrevistas coletivas e fotografias. Ex: Aeso (Coquetel Molotov) http://www.joaoalberto.com/ 2017/10/09/festival-coquetel- molotov-anuncia- programacao-do-palco-aeso/

10 Marketing direto: utilização de correio, telefone, e-mail ou Internet para se comunicar diretamente com clientes específicos e potenciais ou lhes solicitar uma resposta direta.

11 A PROMOÇÃO E O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Comunicação é a transmissão verbal ou não-verbal de informações entre alguém que deseja expressar uma idéia e uma outra pessoa que receberá ou deverá receber essa idéia

12 A PROMOÇÃO E O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO A informação que a fonte transmissora deseja comunicar deve, antes de mais nada, ser codificada em um formato transmissível. Em marketing, isso significa traduzir uma idéia em palavras, figuras ou uma combinação das duas.

13 A PROMOÇÃO E O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Uma vez que a idéia tenha sido transmitida por meio de algum canal de comunicação, os símbolos devem se decodificados pelos receptores, ou seja, devem receber um significado. A mensagem recebida pode ser a que se pretendia enviar ou algo diferente, possivelmente menos desejável dependendo da estrutura de referência do receptor.

14 A PROMOÇÃO E O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Quando a mensagem é transmitida com sucesso, ocorre alguma mudança no conhecimento, crença ou sentimentos do receptor. Como resultado, o receptor formula uma resposta. Essa resposta pode ser não-verbal, verbal ou comportamental.

15 A PROMOÇÃO E O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO A resposta serve como feedback, indicando a quem enviou a mensagem se ela foi recebida e como foi percebida pelo receptor. Pelo feedback, o informante pode conhecer os resultados da comunicação. Então, uma nova mensagem pode ser formulada, e o processo se reinicia.

16 A PROMOÇÃO E O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Todos os estágios desse processo podem ser afetados pelo ruído – ou seja, qualquer fator externo que interfira no sucesso da comunicação.

17 Figura 1. Processo de Comunicação


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