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UNIVERSIDADE GREGÓRIO SEMEDO CADEIRA: GESTÃO INTEGRADA DA COMUNICAÇAO

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Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE GREGÓRIO SEMEDO CADEIRA: GESTÃO INTEGRADA DA COMUNICAÇAO"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE GREGÓRIO SEMEDO CADEIRA: GESTÃO INTEGRADA DA COMUNICAÇAO
Prof: Osmerivaldo Ramos Simão

2 Prof: Osmerivaldo Ramos Simão
1. Definição de CIM (COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING) É o desenvolvimento da comunicação estratégica organizacional junto ao mercado, promovendo, posicionando e divulgando produtos, serviços, marcas, benefícios e soluções. Tem como base um sistema de gestão integrado (composto de comunicação) : propaganda, publicidade, assessoria de imprensa, promoção de vendas, patrocínios, venda pessoal, internet, marketing directo, eventos culturais e relações públicas. Busca atingir, com a utilização de todos os elementos deste composto, uma comunicação eficaz por parte do emissor junto ao seu consumidor-alvo. Prof: Osmerivaldo Ramos Simão

3 Prof: Osmerivaldo Ramos Simão
1.1-Desafios Entre as milhares de marcas nas prateleiras das lojas, qual é a probabilidade de um consumidor ver um determinado produto e comprá-lo? Observando uma lista telefónica, qual prestador de serviço escolher? Os consumidores estão sem tempo, têm o dinheiro contado e um excesso de informações diárias, impossibilitando a compreensão e absorção/retenção integral das mensagens, veiculadas maciçamente pelos veículos de comunicação. O resultado disso, na maioria das vezes, é a compra feita com base unicamente em preço. Nota: Uma marca pode possuir um alto valor agregado, ser de alta qualidade e relativamente valorizada, e, mesmo assim, não conseguir atingir seus objectivos de vendas e lucro se os clientes em potencial não a conhecerem ou não tiverem uma percepção favorável a seu respeito. Prof: Osmerivaldo Ramos Simão

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Assim: - A comunicação eficaz é fundamental para a criação da consciência da marca, visando estabelecer uma imagem positiva, baseada em sua identidade corporativa; - A comunicação integrada de marketing é imprescindível, também, para o sucesso dos planos de marketing no segmento business-to-business; Em geral, a qualidade não difere muito de um fornecedor para o outro e os preços costumam ser muito semelhantes. A possibilidade de diferenciação entre os concorrentes com frequência resume-se à capacidade de compreender desejos e necessidades, comunicar e trocar informações e se adaptar com eficácia às mudanças, sugerindo inovações e gerando conveniência. Tudo isto pode ser feito por meio do atendimento diferenciado na venda pessoal. Prof: Osmerivaldo Ramos Simão

5 Prof: Osmerivaldo Ramos Simão
2- O Desenvolvimento da CIM O desenvolvimento da comunicação estratégica organizacional junto ao mercado, promovendo, posicionando e divulgando produtos, serviços, marcas, benefícios e soluções, tem como base um sistema de gestão integrado, utilizando como ferramenta o composto de comunicação. Para praticar a CIM é preciso definir primeiro os objectivos de marketing e de comunicação a serem atingidos para os produtos e marcas em questão e os investimentos a serem realizados. Prof: Osmerivaldo Ramos Simão

6 Prof: Osmerivaldo Ramos Simão
Em seguida devemos: Seleccionar uma ou mais ferramentas adequadas: publicidade, promoção de vendas, relações publicas e merchandasing) e ajusta-las entre si; Escolher uma ou mais medias adequadas aos objectivos traçados: Tv. aberta, Tv. paga, rádio, cinema, jornal, revista, outdoor, telefone e internet e ajusta-las entre si; Eleger um ou mais pontos de contacto e eventos adequados aos objectivos traçados (entretenimento, moda, desporto, salões e feiras) e ajusta-las entre si, Uniformizar o conteúdo das mensagens de comunicação, a serem utilizadas nas mensagens nas ferramentas medias, pontos de contacto e eventos escolhidos; ou seja, é preciso obedecer uma única linguagem visual e verbal, pois dessa forma fica garantida a compreensão da mensagem divulgada aos públicos-alvo. Nota: Ao proceder conforme descrito estaremos aplicando o conceito de comunicação integrada de marketing e com isto obteremos integração, interacção, sinergia e efectividade na comunicação. Tal condição aumenta a chance de sucesso das estratégias de produtos, marcas e negócios adoptadas pelas empresas e a optimização dos investimentos realizados. Prof: Osmerivaldo Ramos Simão

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3- GESTÃO E OPERACIONALIZAÇÃO DA CIM Como praticar a gestão e operacionalização da comunicação integrada de marketing, essa pratica que muitas vezes é tida como despesa por parte dos anunciantes, e não como investimento? Para tanto, é preciso entender que as marcas nos mais variados mercados têm as suas medias características, ou seja, há marca cuja media básica não é a Tv. e sim revista. Se a media básica for revista, precisamos identificar qual será a sua media complementar? Se sim, qual é a media que se integra à revista no sentido de optimizar a verba? Poderá ser o rádio….outdoor…ou internet. Prof: Osmerivaldo Ramos Simão

8 Prof: Osmerivaldo Ramos Simão
Como exemplo, podemos considerar um produto de alta tecnologia, um bem industrial (uma maquina), que poderá ter como media básica o correio e como complementar uma revista técnica (usando um anuncio), dirigida a um público-alvo especifico e pequeno (engenheiros); tudo isso por causa da especificação técnica do produto. É preciso ter esse pensamento estratégico de como integrar as media e seus veículos de comunicação de forma adequada. Nem sempre deve-se utilizar todas as medias. Deve-se sim utilizar as medias certas que se complementem (que se integrem) para um bom retorno da comunicação e de rentabilidade sobre os investimentos das verbas de comunicação de marketing. Prof: Osmerivaldo Ramos Simão

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4- Determinação dos objectivos da comunicação A comunicação integrada de marketing tem como objectivo macro lembrar, persuadir e informar, sempre integrando de forma harmónica a mensagem desejada junto ao público-alvo, chamando sua atenção, gerando interesse, desejo e, por consequência, uma possível compra. Após identificar o mercado-alvo e suas premissas, o comunicador de marketing define sobre a resposta desejada com base no público e no plano global de marketing. A organização pode estar procurando uma resposta focada na maior atenção, conscientização e conhecimento da marca, que são aspectos cognitivos; pode estar buscando despertar o interesse, o desejo e a preferência pela solução gerada, que são premissas afectivas; ou então a compra ou experimentação, que constitui o estágio comportamental. Prof: Osmerivaldo Ramos Simão


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