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O ESTUDO DE MERCADO EM ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

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Apresentação em tema: "O ESTUDO DE MERCADO EM ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS"— Transcrição da apresentação:

1 O ESTUDO DE MERCADO EM ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

2 O ESTUDO DE MERCADO DEVE OFERECER RESPOSTAS À 3 QUESTÕES FUNDAMENTAIS :
1-) QUANTO PODERÁ VENDER ? 2-) A QUE PREÇOS PODERÁ VENDER ? 3-) QUE PROBLEMAS A COMERCIALIZAÇÃO ENFRENTARÁ ?

3 RESPONDER A ESSAS PERGUNTAS, PASSA NECESSARIAMENTE PELAS SEGUINTES OBSERVAÇÕES:
A-) ASPÉCTOS QUANTITAVOS : SÃO DIRETAMENTE LIGADOS AO DIMENSIONAMENTO DA PROCURA ATUAL E À PROJEÇÃO DO CRESCIMENTO FUTURO. B-) ASPÉCTOS QUALITATIVOS : SÃO RELATIVOS AOS PRINCIPAIS FATORES QUE INFLUENCIAM OU DETERMINAM ESSA PROCURA : PREÇOS RENDA GOSTOS DOS CONSUMIDORES INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS MODIFICAÇÕES NA POLITICA FISCAL, CAMBIAL, FLUTUAÇÕES DO COMERCIO EXTERNO, ETC.

4 AS ETAPAS DO ESTUDO DE MERCADO
    1-) COLETA DE ANTECEDENTES, ESTATÍSTICOS OU NÃO, COM O OBJETIVO DE:    IDENTIFICAR O PRODUTO   DELIMITAÇÃO DA ÁREA DE MERCADO   DIMENSIONAMENTO DA PROCURA E OFERTA ATUAL 2-) OBSERVAR : PROJEÇÃO DE TENDENCIAS   DEFINIR PROCURA E OFERTA POTENCIAL DEFINIR MERCADO EXISTENTE E PARA O PROJETO

5 IMPORTANTES ELEMENTOS A CONSIDERAR
ESTATÍSTICOS OU QUANTITATIVOS : PROCURA NACIONAL , IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO, COMEX CONSUMO APARENTE E EFETIVO PREÇOS : PRODUTOR – ATACADISTA – RETALHISTA – PREÇOS CIF E FOB PRODUTO , RENDA NACIONAL E RENDA PESSOAL POPULAÇÃO : FAIXAS ETÁRIAS, NÍVEL CULTURAL , ETC.

6 QUALITATIVOS USOS E ESPECIFICAÇÕES : CARACTERISTICAS DOS CONSUMIDORES
USOS E ESPECIFICAÇÕES :    CARACTERISTICAS TÉCNICAS, VIDA ÚTIL EXIGENCIAS NORMATIVAS E LEGAIS REQUISITOS DE COMEX ATITUDES DOS CONSUMIDORES CARACTERISTICAS DOS CONSUMIDORES BENS DE CONSUMO FINAL, DURÁVEIS E NÃO DURÁVEIS . BENS INTERMÉDIOS BENS DE CAPITAL SERVIÇOS DIVERSOS SERVIÇOS PÚBLICOS

7 FAIXAS ETÁRIAS – POR SEXO – SEGMENTO SOCIAL – ETC.
MERCADO ÁREA DO MERCADO:   ÁREA GEOGRÁFICA FAIXAS ETÁRIAS – POR SEXO – SEGMENTO SOCIAL – ETC.    BENS E SERVIÇOS COMPETITIVOS COMPETIÇÃO DO MERCADO FONTES DE ABASTECIMENTO CAPACIDADE INSTALADA CARACTERISITICAS DA PRODUÇÃO FORMAÇÃO DO PREÇO E MARGENS DE LUCRO

8 CONDIÇÕES DE POLITICA ECONOMICA
   TARIFAS IMPOSTOS E SUBSIDIOS DISPONIBILIDADE DE CRÉDITO INCENTIVOS FISCAIS

9 ESTUDO DE MERCADO: PRIMEIRO PASSO
IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO DETERMINAÇÃO DE SEUS USOS E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS, MATERIAS PRIMAS, FORMA DE APRESENTAÇÃO, ATITUDES DOS CONSUMIDORES.

10 ESTUDO DE MERCADO: SEGUNDO PASSO
   DELIMITAÇÃO DA ÁREA DE MERCADO   População consumidora, em termos geográficos, faixas etárias, sexo, grupos, níveis de renda, etc. EXEMPLO: MERCADO SIDERURGICO = NACIONAL BISCOITOS E MASSAS = REGIONAL LENTES ÓTICAS = RSTRITA A UMA POPULAÇÃO DE DEFICIENTES VISUAIS. MAMADEIRAS = POPULAÇÃO INFANTIL MERCADO DE AUTOMÓVEIS DE LUXO = POPULAÇÃO DE ALTA RENDA.

11 ESTUDO DE MERCADO: TERCEIRO PASSO
DIMENSIONAMENTO DA PROCURA ATUAL DIMENSIOANMENTO DO POTENCIAL DO PRODUTO E SEU CONFRONTO COM A ESTIMATIVA DA OFERTA EXISTENTE E PREVISTA PARA O FUTURO.

12 NATUREZA DO BEM OU SERVIÇO
BENS DE CONSUMO FINAL: DEFINIR O CONSUMO APARENTE EM UMA DETERMINADA ÁREA GEOGRÁFICA: CA = P + M – X P = PRODUÇÃO INTERNA M = IMPORTAÇÕES X = EXPORTAÇÕES

13 MERCADO ÁREA PARA A QUAL CONVERGEM A OFERTA E A PROCURA, COM O FIM DE ESTABELECER UM PREÇO ÚNICO. HÁ O MERCADO COMPETITIVO, QUE PODE SER DEFINIDO COMO UM CERTO NÚMERO MDE COMPRADORES E VENDEDORES, EM ESTREITO CONTATO, COMPRAM E VENDEM ENTRE SI. ESTUDAR O MERCADO SIGNIFICA DETERMINAR A QUANTIDADE DE BENS E SERVIÇOS PROVINIENTES DE UMA NOVA UNIDADE PRODUTORA QUE, EM CERTA ÁREA GEOGRÁFICA E SOB CONDIÇÕES DE VENDA (PREÇOS E PRAZOS), A COMUNIDADE PODERÁ COMPRAR. PONTO DE PARTIDA PARA A ELABORAÇÃO DA MAIORIA DOS PROJETOS DE INVESTIMENTOS. HÁ UM MERCADO PARA PROJETOS DE IMPLANTAÇÃO HÁ UM MERCADO PARA PROJETOS DE EXPANSÃO EXISTEM ESTUDOS PARA SUBSIDIAR PROJETOS PARA ATENDER UMA PROCURA INSATISFEITA, OU SATISFEITA.

14 CONDIÇOES ATUAIS DE MERCADO PODEM ALTERAR-SE :
CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO CRESCIMENTO DA RENDA PER CAPTA ALTERAÇÕES NOS PREÇOS RELATIVOS DOS BENS SUBSTITUTOS OU COMPETIVOS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS.

15 O PROCESSO DE COMERCIALIZAÇÃO
É A MOVIMENTAÇÃO DOS BENS E SERVIÇOS ENTRE PRODUTORES E CONSUMIDORES . PERFIL: PAÍSES DESENVOLVIDOS = PROCURA É SATISFEITA ELEVADO NÍVEL DE EFICIENCIA OPERACIONAL. LIMITADA REDUÇÃO DE CUSTOS LUTA NO CAMPO DOS PROCESSOS DE COMERCIALIZAÇÃO.

16 PROCURA E OFERTA = FUNÇÃO PROCURA: relação entre
Preços e quantidades procuradas. FUNÇÃO OFERTA : relação entre Preços e quantidades ofertadas  PROCURA E RENDA = ELASTICIDADE PREÇO :procura de Um bem aumenta como resposta a uma Baixa de preços. ELASTICIDADE RENDA : procura de Um bem aumenta, como resposta a um Aumento da renda.


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