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Marketing Promocional

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Apresentação em tema: "Marketing Promocional"— Transcrição da apresentação:

1 Marketing Promocional
Wagner Bastos ftp://ftp-acd.puc-campinas.edu.br/pub/professores/clc/wagner.bastos

2 Quando utilizar uma promoção?

3 Lançamento de Produto • Tornar o produto conhecido
• Promover experimentação • Trabalhar o público formador de opinião • Incentivo ao trade

4 Aumento de Vendas Produtos sazonais
Descoberta de novos nichos ou oportunidades Entrada de novo concorrente Queima de estoque Lançamento de novo modelo Baixo giro

5 Reforço de conceito ou marca
Apoio a campanhas publicitárias institucionais

6 Outras Situações Qualquer outra situação em que seja necessário “colocar o produto na mão do consumidor”.

7 Ciclo de Vida do Produto
Promoções no Ciclo de Vida do Produto

8 Promoção / merchandising
a. Introdução Situação Esforços de Marketing Promoção / merchandising • Desconhecido • Sem Imagem • Pouca Venda • Distribuição Limitada • Sem lucro • Altos investimentos • Comunicação Integrada • Torná-lo conhecido • Ampliar Vendas • Provocar aceitação • Ampliar distribuição • Criar imagem, posicionar • Demonstração • Experimentação • Destaque no PDV • Preços Promocionais • Estimular vendedor • Convencer distribuidor

9 Promoção / merchandising
b. Crescimento Situação Esforços de Marketing Promoção / merchandising • Pouco conhecido • Imagem crescente • Vendas aumentadas • Distribuição ampliada • Início de lucro • Altos investimentos • Surgimento de concorrentes • Sedimentar imagem • Complementar conhecimento • Totalizar vendas • Ocupar mercado • Atingir participação • Combater concorrentes • Completar distribuição • Propaganda/promoção • Demonstração • Experimentação • Ações com benefícios adicionais • Destaque no PDV • Embalagens Promocionais • Conquistar novos distribuidores

10 Promoção / merchandising
c. Maturidade Situação Esforços de Marketing Promoção / merchandising • Imagem sedimentada • Totalmente conhecido • Vendas estabilizadas • Distribuição completa • Concorrentes agressivos • Mercado ocupado • Novas tecnologias • Riscos de envelhecimento • Manter participação • Revitalizar imagem • Novos usos/aplicações • Combater concorrentes • Novos canais de PDV • Manter margem lucro • Novos mercados/públicos •Modificar e ampliar produtos • Concursos/sorteios • Experimentação • Estimular novas formas de consumo, receitas etc • Estoque • Programas de Incentivo • Ações c/ benefícios adicionais • Exposição promocional no PDV • Conquistar novos distribuidores

11 Promoção / merchandising
d. declínio Situação Esforços de Marketing Promoção / merchandising • Vendas em queda forte • Queda de imagem • Produto obsoleto • Preparar substituição • Desovar estoque • Fazer caixa • Reduzir preço • Bonificar distribuidor • Desconto em quantidade • (Leve 3 pague 2)

12 Cuidado ! • Evite utilizar promoções para resolver problemas que outras ferramentas devem solucionar • Cuidado para não hiper abastecer a despensa de seus clientes • Utilize a promoção no momento mais oportuno, quando realmente ela for a melhor opção para resolver o problema


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