A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Propriedades Coligativas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Propriedades Coligativas"— Transcrição da apresentação:

1 Propriedades Coligativas
Autor: Roberto Mafra

2 Pressão Máxima de Vapor
Obs. Cada líquido tem uma pressão máxima de vapor que varia com a temperatura Evaporação condensação Quando Velocidade de evaporação se iguala a velocidade de condensação H2O() H2O(g) O vapor exerce sobre o líquido a maior pressão possível (pressão máxima de vapor).

3 Medindo a pressão máxima de vapor (PMV) de um líquido puro
barômetro Evaporação condensação Obs. um aumento da temperatura provoca um aumento na (PMV) PMV(mmHg) temperatura(°C) Mais volátil Líquidos mais voláteis possuem maior pressão de vapor numa mesma temperatura

4 PMV(mmHg) temperatura(°C) Éter etílico acetona álcool água

5 Temperatura de ebulição normal
Um líquido entra em ebulição na temperatura que sua pressão de vapor atinge a pressão atmosférica ambiente. Pressão de 760mmHg (1atm) Se Pi < Patm  não há ebulição Se Pi ≥ Patm  há ebulição Pi Quanto menor for a pressão sobre um líquido menor será sua temperatura de ebulição

6 Éter etílico acetona álcool água Patm (mmHg) Nível do mar 760
temperatura(°C) Éter etílico acetona álcool água Nível do mar 760 Monte Everest 245 71 100

7 Diagrama de fases É um gráfico que indica a fase de agregação (sólido, líquido ou gasoso) de uma substância em diferentes condições de temperatura e pressão. Patm (mmHg) temperatura(°C) água Éter etílico Ponto triplo líquido 760 sólido 4,58 gasoso 0,01 100

8 Propriedades coligativas
São propriedades que dependem apenas da quantidade de soluto dissolvido e não de sua natureza

9 Tonoscopia ou Tonometria
É o estudo da diminuição da pressão máxima de vapor de um solvente, provocada pela adição de um soluto não volátil. O soluto dissolvido dificulta o escape das moléculas do solvente para o estado gasoso, devido ao fato dele soluto, não ser volátil. Quanto maior a quantidade (n° de mols) de partículas do soluto dissolvido na solução, ou seja, a concentração, maior será o abaixamento da pressão máxima de vapor.

10 Dissolução Glicose: C6H12O6 (s) → C6H12O6 (aq) 1mol/L NaC:
(1mol/L) → (1mol/L) NaC: NaC (s) → Na+ (aq) C- (aq) 2mol/L (1mol/L) → (1mol/L) + (1mol/L) H2SO4: H2SO4 (s) → 2H+ (aq) + SO4-2 (aq) 3mol/L (1mol/L) → (2mol/L) (1mol/L) Δp: H2SO4 > NaC > C6H12O6

11 Graficamente Água pura Glicose (1mol/L) NaC (1mol/L) H2SO4 (1mol/L)
PMV(mmHg) temperatura(°C) Água pura Glicose (1mol/L) NaC (1mol/L) H2SO4 (1mol/L)

12 Ebulioscopia ou Ebuliometria
É o estudo do aumento do ponto de ebulição de um solvente, provocada pela adição de um soluto não volátil. O soluto dissolvido dificulta o escape das moléculas do solvente para o estado gasoso, devido ao fato dele soluto, não ser volátil. Quanto maior a quantidade (n° de mols) de partículas do soluto dissolvido na solução, ou seja, a concentração, maior será o aumento Do ponto de ebulição.

13 Graficamente Água pura 760 NaC (0,5mol/L) NaC (1mol/L)
PV(mmHg) temperatura(°C) Água pura 760 NaC (0,5mol/L) NaC (1mol/L) H2SO4 (1mol/L) 100

14 Crioscopia ou Criometria
É o estudo do abaixamento do ponto de fusão de um solvente, provocada pela adição de um soluto não volátil. O soluto dissolvido dificulta a agregação das moléculas do solvente para o estado sólido. Quanto maior a quantidade (n° de mols) de partículas do soluto dissolvido na solução, ou seja, a concentração, maior será a redução do ponto de fusão.

15 Exemplificando H2O pura 0°C Glicose 0,5M sacarose 0,5M -0,93°C -0,93°C

16 Osmocopia ou Osmometria
Difusão: é o movimento espontâneo entre partículas de substâncias diferentes dando origem a uma solução. Membrana semipermeável ideal: permite a passagem do solvente e impede a passagem do soluto.(msp) P h Pressão osmótica (): é a pressão exercida sobre a solução para impedir a passagem do solvente puro. msp H2O puro Solução glicose < 1M Solução glicose = 1M

17 P h H2O puro Solução glicose 1M H2O puro Solução glicose < 1M Em temperatura constante, a pressão osmótica é diretamente proporcional a molaridade da solução.

18 ocorre a osmose reversa
Pressão externa (P) Se P < : ocorre a osmose Se P = : não ocorre a osmose Se P > : ocorre a osmose reversa H2O puro Solução glicose 1M Pressão osmótica ()

19 Osmose reversa Ocorre quando a pressão externa exercida na solução é maior que a pressão osmótica. O solvente passa da solução para a água pura, aumentando o volume de solvente puro e diminuindo o volume de solvente na solução. P msp Água do mar H2O puro

20 Questão 1 Sob mesma pressão, comparando-se as temperaturas de ebulição e do congelamento de uma solução aquosa de açúcar com as correspondentes para a água pura, tem-se: a) Valores maiores para as temperaturas referentes à solução. b) Valores menores para as temperaturas referentes à solução. c) Maior temperatura de ebulição e menor temperatura de congelamento para a solução. d) Menor temperatura de ebulição e maior temperatura de congelamento para a solução. e) A mesma temperatura de ebulição e diferentes temperaturas de congelamento para a solução e a água.

21 Questão 2 A adição de 150 g de sacarose a um litro de água pura fará com que: a) sua pressão de vapor diminua. b) passe a conduzir corrente elétrica. c) sua pressão de vapor aumente. d) seu ponto de ebulição diminua. e) seu ponto de congelamento aumente.

22 Questão 3 Por que a adição de certos aditivos na água dos radiadores de carros evita que ocorra o superaquecimento da mesma e também o seu congelamento, quando comparada com a da água pura? a) Porque a água mais o aditivo formam uma solução que apresenta pontos de ebulição e de fusão maiores que os da água pura. b) Porque a solução formada (água + aditivo) apresenta pressão de vapor maior que a água pura, o que causa um aumento no ponto de ebulição e de fusão. c) Porque o aditivo reage com a superfície metálica do radiador, que passa então a absorver energia mais eficientemente, diminuindo, portanto, os pontos de ebulição e de fusão quando comparados com a água pura. d) Porque o aditivo diminui a pressão de vapor da solução formada com relação à água pura, causando um aumento do ponto de ebulição e uma diminuição do ponto de fusão. e) Porque o aditivo diminui a capacidade calorífica da água, causando uma diminuição do ponto de fusão e de ebulição.

23 Questão 4 Qual das soluções e solvente apresentados a seguir apresenta maior ponto de ebulição? a) água pura. b) solução de 0,2 mol/L de glicose. c) solução de 0,2 mol/L de sacarose. d) solução de 0,2 mol/L de NaCl. e) solução de 0,2 mol/L de MgCl2.

24 Questão 5 Considere as seguintes amostras: CaBr2 0,1 mol/L
NaBr 0,2 mol/L K2SO4 0,2 mol/L Sacarose 0,5 mol/L HCl 0,1 mol/L Admitindo que o ácido esteja totalmente ionizado e que os sais estejam totalmente dissociados, qual será a ordem crescente de temperatura de congelamento dessas soluções? a) I < II < III < IV < V. b) II < III < I < V < IV. c) III < IV < II < I < V. d) V < IV < III < II < I. e) III < II < V < IV < I.

25 Questão 6 Se deixarmos um ovo cru imerso em uma solução de vinagre por dois dias, observaremos que a casca do ovo desaparecerá completamente e a membrana semipermeável que envolve a clara e a gema ficará à vista. Além disso, o volume do ovo aumentará, isto é, ele inchará e subirá para a superfície. Qual propriedade coligativa está relacionada com esse fenômeno? a) Tonoscopia. b) Ebulioscopia. c) Crioscopia. d) Osmose.

26 FIM

27 P h H2O puro Solução glicose < 1M


Carregar ppt "Propriedades Coligativas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google