A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Código estabelecimento:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Código estabelecimento:"— Transcrição da apresentação:

1 Código estabelecimento:
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DE ESTABELECIMENTO Nome do estabelecimento: EB 2,3/S Caminha Nome do agrupamento: Agrupamento de Escolas Coura e Minho Código GEPE: Código estabelecimento: 345714 Distrito: Viana do Castelo Concelho: Caminha Morada: Praça Carolina Santiago Vilarelho Vilarelho Telefone: Fax:

2 Programa da semana 3, 4, 5, 6 e 7 de Março– Decoração da Escola com capas de livros escolhidos pelos alunos e mensagens apelativas à sua leitura 3, 4, 5, 6 e 7 de Março – Leituras/debates nas aulas 3, 4, 5, 6 e 7 de Março – Exposição de trabalhos de alunos 3, 4, 5, 6 e 7 de Março – Concurso literário 3, 4, 5, 6 e 7 de Março – Acção de sensibilização à frequência da Biblioteca Escolar e à leitura em todas as turmas do 3 º Ciclo 3, 4, 5 e 6 de Março – “Hora do Conto”, na Biblioteca Municipal 6 e 7 de Março – Participação de Encarregados de Educação e de familiares dos alunos em sessões de leitura na sala de aula

3 Materiais de divulgação
Entrada da Escola

4 Materiais de divulgação

5 Outros materiais

6 Actividades realizadas
Actividade: Hora do Conto Participantes: Alunos dos 5º e 6º anos Local: Biblioteca Municipal de Caminha Dias: 3, 4, 5 e 6 de Março Breve descrição: Os alunos assistiram e participaram na leitura dramatizada da obra “O Segredo do Rio” de Miguel Sousa Tavares

7 Fotografias legendadas
Hora do Conto na Biblioteca Municipal

8 Actividades realizadas
Actividade: Projecção de um powerpoint Participantes: Alunos do 5º ano Local: Polivalente da Escola Dias: 3, 4, 5, 6 e 7 de Março Breve descrição: Os alunos produziram um powerpoint, com ilustrações da sua autoria, a partir da leitura da obra “A Menina do Mar” de Sophia de Mello Breyner Andresen

9 Fotografias legendadas
Powerpoint dos alunos do 5 º ano

10 Actividades realizadas
Actividade: Concurso Literário Participantes: Alunos dos 5º e 6º anos Local: Polivalente da Escola Dias: 3, 4, 5, 6 e 7 de Março Breve descrição: No polivalente da Escola, projectou-se diariamente um powerpoint com perguntas sobre a obra “A Menina do Mar”.

11 Actividades realizadas
Actividade: Decoração da Escola com capas de livros escolhidos pelos alunos e mensagens apelativas à sua leitura Participantes: Turmas do 2 º ciclo Local: Escola Dias: 3, 4, 5, 6 e 7 de Março Breve descrição: Os alunos aumentaram e pintaram capas de livros a que acrescentaram frases apelativas à sua leitura. Aquelas foram depois utilizadas para decorar a Escola.

12 Actividades realizadas
Actividade: Sessões de leitura na sala de aula Participantes: Alunos dos 5º e 6º anos Convidados: Familiares dos alunos dos 5º e 6º anos Local: Salas de aula Dias: 6 e 7 de Março Breve descrição: Os familiares dos alunos, em colaboração com os professores, escolheram excertos de obras que apresentaram às turmas. 12

13 Actividades realizadas
Acção de sensibilização à frequência da Biblioteca Escolar e à leitura em todas as turmas do 3 º Ciclo Actividade: Acção de sensibilização à frequência da Biblioteca Escolar e à leitura em todas as turmas do 3 º Ciclo Participantes: Alunos do 3º Ciclo Local: Salas de aula Dias: 3, 4, 5, 6 e 7 de Março Breve descrição: A Biblioteca Escolar reforçou o número de obras de literatura juvenil que foram apresentadas, e lidas pelos próprios alunos, em todas as turmas do 3º Ciclo

14 Trabalhos dos alunos Se o fundo do mar queres desvendar, a Menina do Mar te poderá ajudar. Põe-te a andar: vai à biblioteca e lê este livro que vais adorar. Lê este livro que te irá encantar e os teus medos expulsar. Descobre o segredo, lendo este livro!

15 Trabalhos dos alunos A história da floresta vai-te encantar e uma menina chamada Isabel tu vais adorar. A Menina do Mar vai mergulhar e nos teus sonhos irá acordar. Neste livro irás encontrar a Vassoura Mágica que te vai fazer voar. Se esperto queres ser: lê, lê e… lê.

16 Trabalhos dos alunos Esta história vais descobrir e quando a leres vais rir. Lê este livro que é muito divertido. Se não o fizeres, será esquecido. Se pensas que a fantasia está na Lua, deixa-te levar, voa pela leitura. Futebol e acção não é só na televisão. Lê estes livros! Vais ver que… temos razão.

17 Comentários finais Gostaríamos de assinalar que, por variadas razões, não tem sido possível congregar todas as actividades de promoção da leitura nesta semana. Com efeito, é uma tradição, nesta Escola, realizar a Feira do Livro, que movimenta centenas de obras, na última semana de Novembro, altura em que as famílias parecem ter maior disponibilidade financeira para adquirir livros.

18 Comentários finais Em relação à intervenção de um escritor, tal objectivo não foi concretizado no início de Março, mas teremos a presença do ilustrador Luís Silva (prémio Bissaya Barrreto 2008), no dia 4 de Junho, durante a realização da Semana Cultural desta Escola.

19 Sugestões Considerando algumas dificuldades que temos sentido em promover, e concretizar, o contacto dos nossos alunos com um escritor, especificamente durante a Semana da Leitura, considerando também que essa contrariedade não terá sido vivida apenas pela nossa Escola, sugeríamos que os responsáveis pelo Plano Nacional de Leitura organizassem uma espécie de “Bolsa” de Autores/Escritores que se disponibilizassem a visitar as Escolas que aderissem a esta actividade.

20 Mensagens dos alunos ao PNL
Foi uma semana agitada e divertida: participámos num concurso; vimos o powerpoint com os nossos trabalhos projectado para todos os alunos, no polivalente da Escola; fomos à Biblioteca Municipal ouvir uma história; a irmã mais velha do Lucas esteve na nossa aula de Português e leu o primeiro capítulo do livro A Fada Oriana. Gostámos muito. 5 º B

21 Mensagens dos docentes ao PNL
Na Semana da Leitura 2008, gostaria de destacar a campanha Um Livro para Férias dirigida aos alunos dos 7º, 8º e 9º anos, habitualmente menos receptivos ao livro, como o demonstram todos os estudos e estatísticas sobre a leitura. Depois da Escola ter reforçado o seu fundo documental de literatura juvenil, e de as novidades terem sido apresentadas nas salas de aula com a colaboração dos próprios alunos que leram excertos escolhidos de algumas das obras, o número de requisições de livros de ficção e de aventura disparou, na semana que antecedia as férias escolares da Páscoa. Paulo Torres Bento, Coordenador da Biblioteca Escolar

22 Mensagens dos docentes ao PNL
Ler é um acto maravilhoso, é despertar para um mundo fantástico, abrir-se à fantasia e ao real! Ter a capacidade de ler é poder entrar nesse mundo e elevar a imaginação ao mais alto patamar!.. Quando uma criança ou jovem com NEE não tem essa competência, é-lhe vedada uma parte importante do mundo. Vi, durante a Semana da Leitura, uma cena maravilhosa: um jovem, com muitas dificuldades, um rapaz que lê mal, soletra, diz que não sabe, … a ensinar uma jovem que ele percebeu ter menos capacidades do que ele. As lágrimas quase me caíram de emoção! Não necessitei de nada mais para me animar a continuar o meu trabalho, às vezes difícil, às vezes de uma luta constante, às vezes quase parecendo impossível: capacitar todos para a leitura. Cristina Viana, Coordenadora do Núcleo de Educação Especial

23 Mensagens das famílias ao PNL
Considero que a minha participação, e a participação de outros pais, na Semana da Leitura, foi muito positiva na medida em que nós, pais, pudemos participar mais activamente na vida escolar dos nossos filhos. Por outro lado, esta intervenção também poderá servir de estímulo para os alunos pois podem desta forma ver o interesse dos pais por tudo o que diz respeito à escola, aos seus filhos e à sua educação. Acho que actividades deste género, que envolvem os pais, directa ou indirectamente, deveriam ser mais frequentes pois podem tornar-se boas estratégias para combater a desmotivação evidenciada por alguns alunos. Maria Maciel, Encarregada de Educação de uma aluna do 6 º ano


Carregar ppt "Código estabelecimento:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google