A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INSTRUMENTOS PARA COLETA DE DADOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INSTRUMENTOS PARA COLETA DE DADOS"— Transcrição da apresentação:

1 INSTRUMENTOS PARA COLETA DE DADOS
Profª Msc. Karina Miranda Machado Borges Cunha

2

3 OBSERVAÇÃO Pode ser utilizada como procedimento científico desde que:
Sirva a um objetivo formulado de pesquisa; Seja sistematicamente planejada; Seja sistematicamente registrada e ligada a proposições mais gerais; Seja submetida a verificação e controles de validade e precisão.

4 Vantagens da observação:
Possibilita meios diretos e satisfatórios para uma ampla variedade de fenômenos; Exige menos do pesquisador do que outras técnicas; Permite a coleta de dados sobre um conjunto de atitudes comportamentais típicas; Permite a evidência de dados não constantes do roteiro de entrevistas ou de questionários.

5 Limitações da observação
O observado tende a criar impressões favoráveis e desfavoráveis no observador; A ocorrência espontânea não pode ser prevista, o que impede, muitas vezes, o observador de presenciar o fato; Fatores imprevistos podem interferir na tarefa do pesquisador; A duração dos acontecimentos é variável.

6 Tipos de observação Sistemática Assistemática Participante
Não-participante Individual Em equipe Trabalho de campo (efetuada na vida real)

7 Instrumentos de Observação
Check-list de observação Caderno de anotação / diário de campo

8

9 ENTREVISTA Possibilita a obtenção de dados referentes aos mais diversos aspectos da vida social; É uma técnica muito eficiente para a obtenção de dados em profundidade acerca do comportamento humano

10 Limitações da Entrevista
Falta de motivação do entrevistado para responder as perguntas que lhes são feitas; A inadequada compreensão do significado das perguntas; O fornecimento de respostas falsas, determinadas por razões conscientes ou inconscientes; A inabilidade do entrevistado para responder adequadamente, em decorrência de insuficiência vocabular ou de problemas psicológicos.

11 A influência exercida pelo aspecto pessoal do entrevistador sobre o entrevistado;
A influência das opiniões pessoais do entrevistador sobre a resposta do entrevistado; Os custos com o treinamento de pessoal e a aplicação das entrevistas.

12 QUESTIONÁRIO

13 QUESTIONÁRIO Uma série de perguntas que devem ser respondidas por escrito, sem a presença do pesquisador.

14 Vantagens do Questionário
Possibilita atingir grande número de pessoas; Garante o anonimato das pessoas; Implica menores gastos.

15 DOCUMENTAÇÃO INDIRETA
Toda pesquisa implica o levantamento de dados de variadas fontes, quaisquer que sejam os métodos ou técnicas empregados. É a fase da pesquisa realizada com intuito de recolher informações prévias sobre o campo de interesse. O levantamento de dados é feito de duas maneiras: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica

16 PESQUISA DOCUMENTAL A análise documental pode se constituir numa técnica valiosa de abordagem de dados qualitativos, seja complementando as informações obtidas por outras técnicas, seja desvelando aspectos novos de um tema ou problema. São considerados documentos, regulamentos, normas, pareceres, cartas, memorandos, diários pessoais, autobiografias, jornais, revistas, discursos, roteiros de programas de rádio e televisão, estatísticas, arquivos escolares.

17 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
Abrange toda bibliografia já tornada pública em relação ao tema de estudos, desde publicações avulsas, boletins, jornais, revistas, livros, pesquisa, monografias, teses, material cartográfico, até meios de comunicação.

18 SUGESTÕES DE LEITURA LUDKE, M. e ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. MARCONI, M. de A. e LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2006. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 21 ed. São Paulo: Cortez, 2000.


Carregar ppt "INSTRUMENTOS PARA COLETA DE DADOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google