Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
VIII Fórum Institucional de Ensino
“Permanência e êxito: desafios e perspectivas para a educação profissional tecnológica do IFCE” Guaramiranga - CE PRÓ-REITORIA DE ENSINO
2
PPE: Experiência Exitosa – Campus Juazeiro do Norte
Projeto “Superar”: Acompanhamento sociopedagógico a estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio (integral) retidos em até 10 componentes curriculares
3
Justificativa A necessidade de realizar um acompanhamento sistemático dos estudantes retidos nos curso Técnicos Integrados em Edificações e Eletrotécnica. Acredita-se de que o educando possui um rico potencial que deve ser considerado, valorizado e desenvolvido. Estruturar espaços que favoreçam a superação das dificuldades dos (as) estudantes (as) gerando condições para um maior e melhor aprendizado.
4
Impacto da ação na contribuição para redução da evasão e retenção
Elevação da aprovação dos estudantes acompanhados: 72% conseguiram aprovação em todas as disciplinas; Melhoria da autoestima dos estudantes; Redução da evasão no campus.
5
Planejamento da ação - Articulação das equipes de Assistência Estudantil e Coordenação Técnico-Pedagógica; - Apresentação da ideia inicial às coordenações e DIREN; - Elaboração do Projeto; - Elaboração dos instrumentais para diagnóstico e acompanhamento dos discentes;
6
Execução da ação PROJETO SUPERAR Acompanhamento individual
Encontros de formação Articulação com as famílias PROJETO SUPERAR Acompanhamento via rede social [c1]7 Encaminhamentos para monitorias e apoios Parcerias com os professores e técnicos
7
Execução da ação Período da ação: Agosto a Novembro de 2017 1. Levantamento, no sistema acadêmico, dos alunos retidos nos cursos Técnico em Edificações e Eletrotécnica Integrados ao Ensino Médio; 2.Identificação dos fatores que contribuem para a reprovação por meio da aplicação de um instrumento de diagnostico;
8
Execução da ação 3. Acompanhamento sistemático e individual dos estudantes para: a) Identificação das disciplinas/conteúdos em que apresentam mais dificuldade; b) Ampliação do conhecimento da realidade sócio-familiar do estudante; c) Orientação na construção do plano de estudo do aluno; d) Acompanhamento do rendimento escolar.
9
Execução da ação 4. Realização de reuniões sistemáticas com o grupo de alunos para: a) Leitura e discussão de textos (incentivo à leitura); b) Estímulo ao estudo em grupo; c) Oficinas sobre técnicas de estudo. 5. Articulação com docentes, técnicos e monitores para realização de oficinas, aulas de reforço, entre outros;
10
Execução da ação 6. Articulação com familiares por meio de contato telefônico e visitas domiciliares; 7. Acompanhamento permanente entre representante da CAE/CTP e estudantes, via rede social intitulado "Superação" (comunicação, integração, motivação, elevação da autoestima).
11
Resultados alcançados
Quantitativos: Estudantes acompanhados Aprovados retidos Abandono 11 08 01 02 Qualitativos: Os estudantes acompanhados passaram a apresentar maior comprometimento com as atividades acadêmicas: Assiduidade, participação nas atividades das monitorias, maior autonomia em expor suas dúvidas relacionadas às disciplinas.
12
Melhorias a serem feitas para a qualidade dos resultados
Maior número de profissionais que tenham disponibilidade de tempo para desenvolver e incrementar as ações do projeto. Trocar experiências com outros campi que desenvolvam ações semelhantes.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.