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Certificação Energética de Edifícios

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Apresentação em tema: "Certificação Energética de Edifícios"— Transcrição da apresentação:

1 Certificação Energética de Edifícios
Sessão técnica ANPQ 13/11/2018

2 1 - Novas P&R 2 - Qualidade do SCE 3 - Debate Valorização do SCE
ÍNDICE Valorização do SCE Qualidade SCE Apoio aos PQ 1 - Novas P&R 2 - Qualidade do SCE 3 - Debate ATINGÍVEL TEMPORAL

3 Linhas de suporte ao SCE Acompanhamento da atividade dos técnicos SCE
TIPO TOTAL MÉDIA MENSAL MÉDIA DIÁRIA TELEFONEMAS 2.574 286 13 TAREFAS PORTAL 3.667 611 29 S 1353 150 7 Respostas a s Atendimento telefónico Até setembro de 2018 TIPO FORMAÇÃO COMPLEMENTAR Formação complementar para reforço de competências (subsidiada pelo SCE_ 300 h) GUIAS E FAQ Elaboração de Guias e de FAQ (uniformização de procedimentos) Formação Guias e FAQ

4 Linhas de suporte ao SCE Acompanhamento da atividade dos técnicos SCE
Respostas a s Atendimento telefónico FAQ – Perguntas frequentes do SCE

5 Linhas de suporte ao SCE Acompanhamento da atividade dos técnicos SCE
A. Âmbito de aplicação do SCE B. Objeto/semelhança C. Certificados sce (validade, tipo, etc..) D. Portal SCE E. Controlo prévio (procedimentos camarários) F. Obrigações de proprietários G. Obrigações dos agentes imobiliário H. Obrigações de outras entidades I. Classe energética em anúncios de edifícios J. CE emitidos com base em legislação anterior K. Comportamento térmico L. Sistemas técnicos M. Ventilação e qualidade do ar interior N. Instalação, condução e manutenção de sistemas técnicos O. Energias renováveis P. Metodologias e ferramentas de cálculo Q. Regras de simplificação R. Técnicos do SCE S. Valores de registo no SCE FAQ – Perguntas frequentes do SCE Edições: 1ª versão – maio 2015 2ª versão – maio 2017 3ª versão – outubro 2018 Total de 203 FAQ na 3ª versão: 69 sem alterações 71 atualizações 3 anuladas 60 novas FAQ

6 Linhas de suporte ao SCE Acompanhamento da atividade dos técnicos SCE
TEMAS CLARIFICAÇÂO DE ASSUNTOS … A – Âmbito de aplicação Como abordar o edifício no âmbito de um processo de certificação: Afetação, contexto e sistemas de climatização são os vetores que influenciam a abordagem a ter. E – Controlo Prévio As intervenções e as grandes intervenções em processos de licenciamento K – Comportamento térmico Clarificação de espaços úteis e não úteis L - Sistemas técnicos Contributo renovável de bombas de calor. Obrigatoriedade da etiquetagem energética de alguns sistema técnicos e o seu impacto na certificação energética dos edifícios. Controlo, regulação e monitorização de sistemas técnicos. M – Ventilação e QAI Procedimentos no cálculo de RPH e de caudais mínimos O – Energias renováveis Cumprimento de requisitos . Contabilização da energia produzida por sistemas de “autoconsumo”.

7 Linhas de suporte ao SCE Acompanhamento da atividade dos técnicos SCE
FAQ – Perguntas frequentes do SCE Mapa de atualização

8 1 - Novas P&R 2 - Qualidade do SCE 3 - Debate Valorização do SCE
ÍNDICE Valorização do SCE Qualidade SCE Apoio aos PQ 1 - Novas P&R 2 - Qualidade do SCE 3 - Debate ATINGÍVEL TEMPORAL

9 Verificação de qualidade do SCE
4 principais objetivos Garantir a qualidade na informação produzida no SCE 1 Valorizar o certificado SCE no mercado 2 Promover a credibilidade do SCE 3 Harmonização de procedimentos dos técnicos do SCE 4

10 Verificação de qualidade do SCE
Resultados 2 Comunicados 8 Sessões de esclarecimento 202 Processos 250 Visitas 676 Processos VQ no Portal Todos os CE´s 33 Inquéritos

11 Nível 1 – Visita PQ ao imóvel
QUALIDADE SCE Nível 1 – Visita PQ ao imóvel Visita Perito Qualificado ao imóvel Promover a qualidade do SCE na fase inicial do processo Salvaguardar a receção da documentação necessária ao processo de certificação Garantir o correto preenchimento da Declaração do Processo de Certificação Evidenciar a presença do PQ na visita ao imóvel Avaliação da declaração do processo de certificação - O preenchimento das declarações ainda tem potencial de melhoria.

12 Nível 2 - Visitas Acompanhadas
QUALIDADE SCE Nível 2 - Visitas Acompanhadas Visita Conjunta ADENE e PQ ao imóvel Acompanhar o perito na fase de recolha de informação no imóvel Promover o contato pessoal entre o Perito e os técnicos da Verificação de Qualidade Verificar os constrangimentos e os incumprimentos associados à atividade dos Peritos Disponibilizar feedback aos PQ’s - Verificou-se uma melhoria geral dos procedimentos do PQ - Considerado importante pelos PQs, encarado como um apoio da ADENE ao PQ

13 Ano 2017 Nível 2 - Visitas Acompanhadas
QUALIDADE SCE Nível 2 - Visitas Acompanhadas Resultados das visitas acompanhadas - Habitação Ano 2017 13% 45% 33% 25% 25% Apresentação cartão Transmite objectivos Explica declaração Caraterização dos vãos Medidas de melhoria

14 Ano 2018 Nível 2 - Visitas Acompanhadas
QUALIDADE SCE Nível 2 - Visitas Acompanhadas 66% Resultados das visitas acompanhadas - Habitação 61% 58% Ano 2018 63% 54% Apresentação cartão Transmite objectivos Explica declaração Caraterização dos vãos Medidas de melhoria

15 Nível 6 – Ferramenta B.I. Análise automática de dados
QUALIDADE SCE Nível 6 – Ferramenta B.I. Análise automática de dados Identificação automática de não conformidades através do cruzamento em série de dados Maior eficácia no trabalho de verificação - Nível mais explorado nesta fase, focado em: - medidas de melhoria; - sistemas de energia renovável. - indicadores do certificado. - Permite de forma expedita identificar diversas situações não conformes no CE

16 Nível 7 e 8 – Verificação Detalhada
QUALIDADE SCE Nível 7 e 8 – Verificação Detalhada 7 – Verificação detalhada parcial Inclui visita ao local Focada na análise de situações críticas do CE 8 – Verificação detalhada total Replica o trabalho do perito qualificado Avalia todos os elementos do processo - Níveis pouco explorados nesta fase

17 Nível 7 e 8 – Habitação Pontos Positivos Pontos Negativos
QUALIDADE SCE Nível 7 e 8 – Habitação Pontos Positivos Disponibilidade do PQ para as visitas Correta caraterização da envolvente do imóvel Realização das ações de regularização das situações detetadas Pontos Negativos Deficiente ou incorreto preenchimento dos CE’s (indicadores energéticos e respetiva % renovável) Avaliação inadequada das medidas de melhoria Contabilização incorreta de Sistemas de Energia Renovável (sistemas não funcionais e sistemas não regulamentares) Emissão de CE’s com incumprimento dos requisitos regulamentares em edifícios novos (energia renovável e ventilação)

18 Nível 7 e 8 – Comércio e Servicos
QUALIDADE SCE Nível 7 e 8 – Comércio e Servicos Pontos Positivos Disponibilidade do PQ para as visitas Correta caraterização da envolvente do imóvel Interesse dos PQs no desenvolvimento de visita acompanhada para efeitos formativos e de aprendizagem Realização das ações de regularização das situações detetadas Pontos Negativos Deficiente ou incorreto preenchimento dos CE’s (indicadores energéticos e respetiva % renovável) Avaliação inadequada das medidas de melhoria Aplicação incorreta da metodologia de cálculo para a determinação da classe energética Contabilização incorreta de Sistemas de Energia Renovável (sistemas não funcionais e sistemas não regulamentares) Emissão de CE’s com incumprimento dos requisitos regulamentares em edifícios novos (energia renovável, sistemas de gestão técnica e ventilação)

19 Nível 7 e 8 – Habitação, Comércio e Servicos
QUALIDADE SCE Nível 7 e 8 – Habitação, Comércio e Servicos Incumprimento na ventilação

20 Nível 7 e 8 – Habitação, Comércio e Servicos
QUALIDADE SCE Nível 7 e 8 – Habitação, Comércio e Servicos Incumprimento nos sistemas de energia renovável

21 Nível 7 e 8 – Habitação, Comércio e Servicos
QUALIDADE SCE Nível 7 e 8 – Habitação, Comércio e Servicos Incumprimento nos sistemas de gestão técnica central

22 QUALIDADE SCE Nível 9 – Comunicação Comunicação das principais não conformidades e identificação das melhoras práticas Comunicação com a DGEG e outras entidades externas Prevenção das situações de fraude reportando ao ministério público Promoção e cumprimento do SCE por todos os intervenientes (PQ’s, proprietários, notários, agentes imobiliários e outros) Dois comunicados enviados aos PQs e realização de 8 sessões de esclarecimento em Lisboa, Porto e Faro.

23 QUALIDADE SCE Nível 9 – Comunicação

24 1 - Novas P&R 2 - Qualidade do SCE 3 - Debate Valorização do SCE
ÍNDICE Valorização do SCE Qualidade SCE Apoio aos PQ 1 - Novas P&R 2 - Qualidade do SCE 3 - Debate ATINGÍVEL TEMPORAL

25 Debate Incumprimento de requisitos:
QUALIDADE SCE Debate Incumprimento de requisitos: Edifícios novos e grandes intervenções Pequenas intervenções Aspetos a melhorar na verificação de qualidade do SCE


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