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Trajetórias Escolares Desigualdades e Diversidades

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Apresentação em tema: "Trajetórias Escolares Desigualdades e Diversidades"— Transcrição da apresentação:

1 Trajetórias Escolares Desigualdades e Diversidades
Coordenação Geral de Acompanhamento da Inclusão Escolar Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação Iniciativa Trajetórias Escolares Desigualdades e Diversidades Brasília, 20 de maio de 2019.

2 ...um rápido panorama sobre o atraso escolar e a desigualdade na educação...

3 Percentual de jovens de 19 anos de idade com ensino médio completo,
por segmentos específicos, 2017 Fonte: Pnad Contínua. IBGE, 2017.

4 Programa Bolsa Família Programa de transferência de renda condicionado
Aproximadamente 14 milhões de famílias, das quais 11,6 milhões na situação de extrema pobreza (renda per capita abaixo de R$ 89,00). Aproximadamente 22% da população do país é beneficiado pelo PBF. O benefício médio é de R$ 188,00. A transferência de renda promove o alívio imediato da pobreza. As condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social.

5 85% 75% A condicionalidade da educação do PBF:
exigência da frequência escolar mínima 85% Os beneficiários de 06 a 15 anos de idade precisam cumprir a frequência escolar mínima de 85%; 75% Os beneficiários de 16 e 17 anos de idade precisam cumprir a frequência escolar mínima de 75%. Importante para apoiar a garantia do acesso e da permanência dos estudantes em situação de pobreza e em vulnerabilidade social na escola.

6 usuários cadastrados no Sistema Presença escolas com estudantes PBF
Acompanhamento da frequência escolar de estudantes em situação de pobreza/PBF: grandes números 16,1 milhões de estudantes Mais de 56 mil usuários cadastrados no Sistema Presença 133 mil escolas com estudantes PBF Fonte: Sistema Presença, 2018.

7 16,1 milhões de estudantes beneficiários(as) do PBF (16 a 17 anos)
Matrículas dos beneficiários do PBF, na faixa etária de 6 a 17 e Censo Escolar 67,81% 73,47% 16,1 milhões de estudantes beneficiários(as) do PBF (16 a 17 anos) Média nacional: 47,26% 32,34% 35,27% 23,96% Fonte: Censo Escolar e Sistema Presença/MEC, 2018.

8 + de 56 mil usuários no Sistema Presença (frequência escolar PBF)
Rede dos profissionais da educação do PBF: estados, municípios e DF + de 56 mil usuários no Sistema Presença (frequência escolar PBF) 4.265 Dirigentes Municipais de Educação; 5.570 Coordenadores Municipais do PBF Educação; 27 Coordenadores Estaduais do PBF Educação; 9.532 Coordenadores Auxiliares Estaduais e Municipais; Operadores Escolares. Acompanhamento é realizado ao longo de cinco períodos do ano (fevereiro/março, abril/maio, junho/julho, agosto/setembro e outubro/novembro).

9 (Secadi/MEC)

10 TRAJETÓRIAS ESCOLARES
Contribuir com a reflexão e enfrentamento dos principais fatores (repetência, abandono e evasão) que têm dificultado o acesso, a permanência e a conclusão dos estudos na idade adequada de crianças e adolescentes em situação de pobreza e em vulnerabilidade social, através do foco e apoio nos casos mais sensíveis do acompanhamento da frequência escolar. A Iniciativa surge da constatação de que a maioria das crianças e adolescentes, entre 6 a 17 anos, que está fora da escola ou em risco de exclusão escolar envolve a população mais pobre do País.

11 Iniciativa Trajetórias Escolares:
foco e apoio para enfrentar a repetência, o abandono e a evasão escolar Indicadores de alerta e risco social – os casos mais sensíveis do acompanhamento da frequência escolar

12 Iniciativa Trajetórias Escolares
Principais fatores Acompanhamento das Trajetórias Escolares Enfrentamento Repetência Reflexão Abandono Evasão Escolar Interface com políticas, projetos e ações Articulação de redes intersetoriais e formação continuada Discussão

13 A implementação da Iniciativa se organiza a partir dos dados e da mobilização das redes estadual e municipal do acompanhamento da frequência escolar dos estudantes em situação de pobreza/PBF.

14 Dimensão de Acompanhamento das Trajetórias Escolares
- Indicadores de alerta e risco - 1 Propensão ao Abandono 2 Abandono Escolar 3 Sem Vínculo Escolar 4 Violação e Risco Social Amostra a partir da sistematização e categorização dos motivos de baixa frequência escolar PBF. 24 motivos e 87 submotivos = indicadores de vulnerabilidade socioeducacional

15 Tratamento de doença e atenção à saúde do aluno;
Além do acompanhamento da frequência escolar mínima, são identificados no Sistema Presença os motivos de baixa frequência ALTERAR A COR DO FUNDO 24 motivos (e 87 submotivos) na listagem de baixa frequência escolar – exemplos: Tratamento de doença e atenção à saúde do aluno; Preconceito/Discriminação no ambiente escolar/bullying; Gravidez; Situação de rua; Negligência dos pais ou responsáveis;

16 24 motivos (e 87 submotivos) na listagem de baixa frequência escolar – exemplos:
Trabalho infantil; Violência/Agressividade no ambiente escolar; Trabalho do Jovem; Exploração/Abuso Sexual; Desinteresse/Desmotivação pelos estudos; Abandono Escolar/ Desistência; Envolvimento com drogas/atos infracionais;

17 Indicadores de alerta e risco
1 Propensão ao Abandono 2 Abandono Escolar 3 Sem Vínculo Escolar 4 Violação e Risco Social 1 – Propensão ao Abandono: situação em que o estudante beneficiário PBF apresenta baixa frequência em períodos consecutivos, indicando afastamento do contexto escolar.

18 Indicadores de alerta e risco
1 Propensão ao Abandono 2 Abandono Escolar 3 Sem Vínculo Escolar 4 Violação e Risco Social 2 – Abandono Escolar: desistência do estudante beneficiário PBF com matrícula regular no ano letivo antes de seu término.

19 Indicadores de alerta e risco
1 Propensão ao Abandono 2 Abandono Escolar 3 Sem Vínculo Escolar 4 Violação e Risco Social 3 – Sem Vínculo Escolar: Situação em que crianças ou adolescentes, de 6 a 17 anos, beneficiários do PBF, são identificadas(os) pelos sistemas de ensino na situação sem matrícula nas instituições escolares

20 Indicadores de alerta e risco
1 Propensão ao Abandono 2 Abandono Escolar 3 Sem Vínculo Escolar 4 Violação e Risco Social 4 – Violação de Direitos: baixa frequência em decorrência de situações de violência, abuso sexual, discriminação e risco social, sinalizando circunstâncias mais graves e que demandam ação imediata do poder público com vistas ao seu enfrentamento e superação

21 Indicadores de Alerta e Risco -
Acompanhamento das Trajetórias Escolares

22 ___________ Motivo 63 Exploração/abuso sexual Apoio às gestões locais:
Articulação de Redes Intersetoriais ___________ Motivo 63 Exploração/abuso sexual

23 ___________ Motivo 65 Abandono escolar Apoio às gestões locais:
Articulação de Redes Intersetoriais ___________ Motivo 65 Abandono escolar

24 Interface com políticas, programas e ações
Apoio às gestões locais: Interface com políticas, programas e ações

25 A Formação Tem por objetivo subsidiar processos de
formação continuada individuais ou coletivas.

26 Formação com diferentes possibilidades
Presencial À distância Estudo Individualizado (autoformação) Estudo de Coletivos na escola Processo de formação institucional (cursos oferecidos pela escola ou Secretarias de Educação) Especialização Aperfeiçoamento Extensão

27 Os materiais pedagógicos
Subsidiar e orientar ações de formação.

28 Os materiais pedagógicos
Para profissionais da educação que atuam em contextos escolares. Módulos teóricos práticos visando a reflexão e ações de enfrentamento aos problemas relativos às Trajetórias Escolares de crianças e adolescentes participantes do PBF.

29 Organização do trabalho pedagógico
Temática 1: Organização do trabalho pedagógico na perspectiva das trajetórias escolares. Autor: Paulo Felipe Lopes de Carvalho

30 Violação de direitos e risco social. Temática 2:
Autoras: Maria Cecília Luz, Soraya Franzoni Conde e Maria Sylvia Cardoso Carneiro

31 Saúde e atenção integral. Temática 3:
Autora: Marta Azevedo Klumb Oliveira

32 Escola, família e comunidade. Temática 4:
Autor: Paulo Felipe Lopes de Carvalho

33 Os Módulos

34 Organização do trabalho pedagógico na perspectiva das trajetórias escolares
Módulos da temática:

35 Violação de direitos e risco social
Módulos da temática: Trajetórias de crianças e adolescentes com deficiência e dificuldade de acesso à educação escolar Violências nas trajetórias escolares

36 Saúde e atenção integral
Módulos da temática: Prevenção ao uso de drogas em território educativo Atenção integral à saúde de crianças e de adolescentes em situação de pobreza

37 Escola, família e comunidade
Módulos da temática: Família, escola e situações de vulnerabilidade social

38 Plataforma Trajetórias Escolares

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41 Dados globais de estudantes do PBF na Escola Estadual Walock Frike de Lira

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45 Coordenadora Geral de Acompanhamento da Inclusão Escolar
Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (SEMESP/CGAIE) (61)


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