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PublicouEmanuelly Topete Alterado mais de 10 anos atrás
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Bruno de Oliveira Figueiredo Bacharel em Administração pela UFRRJ, mestre em Educação pelo PPGEduc/UFRRJ e membro do GTPS.
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Comportamento de Consumo O que é o comportamento do consumidor? O consumidor é toda entidade compradora potencial que tem uma necessidade ou desejo a satisfazer (S AMARA ; M ORSCH, p. 2). Pensamentos, sentimentos e ações dos consumidores e as influências sobre eles que determinam mudanças. Área do comportamento de consumo Estudo sobre o comportamento das pessoas Processo de compra Como, quando e porque.
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Compreensão dos diversos fatores que influenciam as pessoas em suas decisões de compra Necessidades físicas básicas (alimentação, vestuário, habitação e segurança) Necessidades sociais (afeto e pertencimento) Necessidades individuais (conhecimento e auto- realização) Desejos (individualização, cultura)
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Processo de Compra do Consumidor
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Reconhecendo Necessidades Motivação: impulso interior para atender a necessidades Necessidades utilitárias: relacionadas a funções básicas e benefícios materiais. Necessidades hedônicas: relacionadas ao desejo de prazer e autoexpressão.
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Buscando Informações Fontes internas; Fontes de grupos; Fontes de marketing; Fontes públicas; Fontes de experimentação. Conjunto considerado: conjunto de marcas que os consumidores identificam e levam em consideração para compra.
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Avaliando Alternativas Atitude: avaliação geral de um objeto, comportamento ou conceito
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Decidindo a Compra O que; Onde; Quando comprar; Como pagar.
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Avaliando a Compra Dissonância cognitiva: dúvidas após a decisão quanto a ter escolhido ou não a alternativa correta. Valor e relações com os clientes. O consumidor pondera os benefícios recebidos pela compra em relação aos custos envolvidos.
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Tipos de Tomada de Decisão Decisões rotineiras: envolvem poucas atividades de pesquisa e compra. Decisões limitada: envolve um nível moderado de atividade de pesquisa e compra. Decisões extensiva: envolve considerável atividade de pesquisa e de compra. Vendedores bem informados sobre uma série de marcas, que possam ajudar os clientes em sua busca.
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Tipologia do Consumidor Consumidor pessoal (serviços e bens adquiridos para uso final dos indivíduos) Consumidor organizacional Iniciador: ideia de compra do produto ou serviço Influenciador: ponto de vista e conselho como referência para a decisão Decisor Comprador Usuário
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Variáveis que Influenciam Comportamento do Consumidor Figura 1.5 Variáveis que influenciam o comportamento do consumidor.
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Influências Sociais Cultura: complexo de valores e comportamentos aprendidos que são compartilhados por uma sociedade e destinam-se a aumentar sua probabilidade de sobrevivência. Valores básicos: valores difundidos e duradouros dentro de uma cultura. Subcultura: segmento dentro de uma cultura que compartilha valores e padrões de comportamento distintos da cultura geral. Classe social: hierarquia de status nacional pela qual indivíduos e grupos são classificados em termos de valor e prestígio, com base em sua riqueza, habilidade e poder.
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Influências Sociais Grupos de referência: pessoas que influenciam os pensamentos, sentimentos e comportamentos de um consumidor. Tipos de grupos de referência Primários Secundários Associados ou de participação Grupos de aspiração Grupos dissociativos Influência de grupos de referência
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Influências Sociais Família Tomada de decisões familiar Ciclo de vida da família: conjunto de estágios pelos quais as famílias passam e que influenciam suas necessidades e a capacidade de satisfazê-las. Solteiro (pessoas jovens e solteiras morando longe dos pais); Casais recém-casados sem filhos; Jovens casais cujo filho mais novo tem menos de seis anos; Jovens casais cujo filho mais novo tem mais de seis anos; Casais maduros com filhos dependentes; Casais maduros ainda no mercado de trabalho, mas com filhos vivendo independentemente; Sobrevivente do casal ainda no mercado de trabalho; e Sobrevivente do casal aposentado.
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Influências de Marketing Produto; Preço; Praça (canais de distribuição); Promoção (comunicação de marketing).
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Influências Situacionais Ambiente físico; Ambiente social; Tempo; Tarefa; Condições momentâneas.
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Referências Bibliográficas CHURCHILL Jr., Gilbert A.; PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2010.
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