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Marketing Internacional Prof. Silton Marcell Romboli

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Apresentação em tema: "Marketing Internacional Prof. Silton Marcell Romboli"— Transcrição da apresentação:

1 Marketing Internacional Prof. Silton Marcell Romboli silton.romboli@trevisan.com.br

2 2 BIBLIOGRAFIA KOTLER, P. Administração de Marketing. 10.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.KOTLER, P. Administração de Marketing. 10.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000. KEEGAN, W. J. Princípios de marketing global. São Paulo: Saraiva, 2001.KEEGAN, W. J. Princípios de marketing global. São Paulo: Saraiva, 2001. KOTABE, M.; HELSEN K. Administração de marketing global. São Paulo: Atlas, 2000.KOTABE, M.; HELSEN K. Administração de marketing global. São Paulo: Atlas, 2000. CHURCHILL, G. A.; PETER, P. Marketing criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva, 2000.CHURCHILL, G. A.; PETER, P. Marketing criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva, 2000.

3 3 Marketing Marketing é uma técnica que tem por objetivo aprimorar o processo de troca e melhorar o desempenho da organização em termos de resultado, através da satisfação das necessidades e desejos das pessoas envolvidas nesse processo.

4 4 Conceitos Centrais de Marketing TrocaTroca ResultadoResultado SatisfaçãoSatisfação NecessidadesNecessidades DesejosDesejos ValorValor

5 5 Orientações da Empresa para o Mercado Orientação de ProduçãoOrientação de Produção Orientação de ProdutoOrientação de Produto Orientação de VendasOrientação de Vendas Orientação de MarketingOrientação de Marketing Orientação de Marketing SocietalOrientação de Marketing Societal

6 6 Orientação de Produção A orientação para a produção sustenta que os consumidores dão preferência a produtos fáceis de encontrar e de baixo custo.

7 7 Orientação de Produto A orientação de produto sustenta que os consumidores dão preferência a produtos que ofereçam qualidade e desempenho superiores ou que tenham características inovadoras.

8 8 Orientação de Vendas A orientação para vendas parte da princípio que os consumidores e as empresas por vontade própria normalmente não compram os produtos da organização em quantidade suficiente. A organização deve, portanto, empreender um esforço agressivo de vendas e promoção.

9 9 Orientação de Marketing A orientação para marketing sustenta que a chave para alcançar as metas organizacionais está no fato de a empresa ser mais efetiva que a concorrência na criação, entrega e comunicação de valor para o cliente de seus mercados –alvo selecionados.

10 10 Orientação de Marketing Societal A orientação para marketing societal sustenta que a tarefa da organização é determinar as necessidades e desejos dos mercados-alvo e fornecer a satisfação mais eficaz e eficientemente do que a concorrência, de uma maneira que preserve ou melhore o bem estar do consumidor e da sociedade.

11 11 MARKETING INTEGRADO Todos os departamentos da empresa trabalhando em conjunto para atender aos interesses dos clientes.

12 12 O COMPOSTO DE MARKETING São as variáveis controláveis que a empresa reúne para satisfazer o consumidor-alvo. McCarthy, 1997

13 13 O COMPOSTO DE MARKETING Os 4Ps do Composto de Marketing PREÇO PROMOÇÃO PRAÇA CONSUMIDORES ALVO PRODUTO

14 14 Novos Temas de Marketing Marketing de RelacionamentoMarketing de Relacionamento Valor do cliente ao longo do tempoValor do cliente ao longo do tempo IndividualizaçãoIndividualização Banco de dados de clientesBanco de dados de clientes

15 15 Novos Temas de Marketing Comunicação integrada de MarketingComunicação integrada de Marketing Participação nos clientesParticipação nos clientes Todo funcionário é um profissional de marketingTodo funcionário é um profissional de marketing Tomada de decisões baseadas em modelosTomada de decisões baseadas em modelos

16 16 Comportamento do Consumidor Características do consumidor ProdutoPreçoPraçaPromoçãoEconômicoTecnológicoPolíticoCultural Processo de decisão de compra Escolha do produto Escolha da marca Momento da compra Quantidade da compra Reações do Consumidor Caixa preta do consumidor ESTÍMULO DE MARKETING E OUTROS

17 17 Fatores que influenciam o Comportamento do Consumidor Fatores Culturais Fatores Sociais Fatores Pessoais Fatores Psicológicos Comportamento do Consumidor

18 18 Fatores Culturais CULTURA é o conjunto de valores e comportamentos aprendidos que são compartilhados por uma sociedade e destina-se a aumentar sua probabilidade de sobrevivência. Cultura é aprendidaCultura é aprendida Cultura é dinâmicaCultura é dinâmica

19 19 Fatores Culturais SUBCULTURA são indivíduos que partilham com os demais membros da sociedade alguns padrões da cultura geral e partilham entre si alguns padrões específicos.

20 20 Fatores Culturais CLASSE SOCIAL são divisões relativamente homogêneas e duradouras da sociedade.

21 21 Fatores Sociais GRUPOS DE REFERÊNCIA são aqueles que exercem alguma influencia direta (face a face) ou indireta sobre atitudes ou o comportamento dessa pessoa. Grupos primários Grupos primários Grupos secundários Grupos secundários Grupos de aspiração Grupos de aspiração Grupos dissociativos Grupos dissociativos

22 22 Fatores Pessoais IdadeIdade Estágio no ciclo de vidaEstágio no ciclo de vida OcupaçãoOcupação Situação econômicaSituação econômica Estilo de vidaEstilo de vida

23 23 Fatores Psicológicos Percepção é o processo por meio do qual uma pessoa seleciona, organiza, e interpreta as informações recebidas para criar uma imagem significativa do mundo.

24 24 Fatores Psicológicos Atitudes são as avaliações, sentimentos e tendências de ação duradouras, favoráveis ou não, a algum objeto ou idéia.

25 25 Fatores Psicológicos Motivação é descrita como a força motriz interna do indivíduo que o impele a agir.

26 26 Fatores Psicológicos A TEORIA FREUDIANA ID – um armazém de impulsos primitivos e impetuosos.ID – um armazém de impulsos primitivos e impetuosos. SUPEREGO – a expressão interna do indivíduo acerca da moral e dos códigos éticos de conduta.SUPEREGO – a expressão interna do indivíduo acerca da moral e dos códigos éticos de conduta. EGO – o controle consciente do indivíduo.EGO – o controle consciente do indivíduo.

27 27 Fatores Psicológicos A TEORIA FREUDIANA O apelo ao id ativa defesas do superego e será rejeitado como imoral e anti-social. O superego tende a impedir o comportamento, em vez de produzi-lo. freqüentemente, o problema de marketing é aplacá-lo. Os apelos ao ego são racionais e instrumentais e não arrebatadores.

28 28 Hierarquia das Necessidades de Maslow Necessidades fisiológicas (fome, sede) Necessidades de segurança (defesa, proteção ) Necessidades sociais (reconhecimento, amor) Necessidades de estima (auto-estima, reconhecimento, status) Necessidades de auto-realização (desenvolvimento pessoal e realização)

29 29 Papéis do Consumidor IniciadorIniciador InfluenciadorInfluenciador DecisorDecisor CompradorComprador UsuárioUsuário

30 30 O Processo de Tomada de Decisão RECONHECIMENTODOPROBLEMABUSCA DE DEINFORMAÇÕESAVALIAÇÃODEALTERNATIVASDECISÃODECOMPRA COMPORTAMENTOPÓS-COMPRA


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